Introdução

Autores

  • Filomena Serra Instituto de História da Arte, IHA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, FCSH, Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.1961

Resumo

A publicação deste número especial temático composto por onze estudos inéditos - intitulado Fotografia e Propaganda no Estado Novo - é a primeira iniciativa editorial do Projecto Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974) e resulta da chamada de trabalhos ocorrida em Janeiro de 2017, através da revista Comunicação Pública, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), com o apoio do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal. 1938. Realiz. António Menezes. 34m.

Badger, G. (2017). Dos Caras de la misma Moeda: Reflexiones sobre el Fotolibro de Protesta y el Fotolibro de Propaganda. In: Shaden, M. e Lezmi, F. et al. Fenómeno Fotolibro. Barcelona: Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona.

Bello, P. di; Wilson, C.; Zamoon, S. (2012). The Photobook: From Talbot to Ruscha and Beyond. London, New York: I. B. Tauris.

Boletim da Mocidade Portuguesa Feminina (1939). Secretariado Nacional da Propaganda. (1), Maio.

Didi-Huberman, G. (2015 [2013]). Falenas, Ensaios sobre a Aparição. Lisboa: KKYM.

Fernández, H. (2014). Fotos & Libros, España 1905-1977. Madrid: Museu Nacional de Arte Reina Sofia, Acción Cultural Española e Editorial RM.

Fernández, H. (2012). El Fotolibro Latino-americano. México: Editorial RM.

Fernández, H. (2000). Fotografía Pública: Photography in Print 1919-1939. Madrid: Museu Nacional de Arte Reina Sofia.

Gageiro, E. (2004). Lisboa no Cais da Memória. Edição do Autor.

Galvão, H. (1944). Outras Terras, Outras Gentes: Viagens em África. Porto: Empresa do Jornal de Notícias.

Garcia, J. L.; Alves, T.; Léonard, Y. (2017). Salazar, o Estado Novo e os Media. Lisboa: Edições 70.

Griffin, R. (2007). Modernism and Fascism. The Sense of a Beginning under Mussolini and Hitler, Basingstoke: Palgrave Macmillan.

Lamas, M. (1948). As Mulheres do meu País. Lisboa: Actuális [fac-símile editado pela Caminho].

Leal, J. C.; Santos, M. P. dos (2016). As «sete cabeças» do modernismo. In: Crespo, Nuno (org.). Arte Crítica Política. Lisboa: Tinta-da-China: 93-111.

Medeiros, M. (2016). Fotogramas – Ensaios sobre Fotografia, Lisboa: Documenta.

Parr, M.; Badger, G., 2010 [2004]. The Photobook. A History. Londres e Nova Iorque: Phaidon Press Ltd.

Portugal colonial. Revista de expansão e propaganda colonial, (1) Março, 1931 a (71/72) Jan.-Fev., 1937.

Sardo, D. [2015]. Modos de Usar. In: Fotografia. Modo de Usar. Lisboa: Documenta: 9-13.

Weiss, P. (1969). Canto do Papão Lusitano – Peça com música em dois actos. Tradução de Mário Gamboa. Paris: Ruedo Ibérico.

Downloads

Publicado

2021-10-11

Edição

Secção

Fotografia e Propaganda no Estado Novo Português

Como Citar

Introdução. (2021). Comunicação Pública, 12(23). https://doi.org/10.4000/cp.1961