Texto e imagem fotográfica no primeiro contra-discurso durante o Estado Novo
«As mulheres do meu país» de Maria Lamas
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.1970Palavras-chave:
Maria Lamas, Contra-discurso, fotografia impressa, propaganda, neo-realismoResumo
Este artigo apresenta, em primeiro lugar, o contexto político e cultural do Estado Novo em que surgiu a obra em fascículos abundantemente ilustrada de Maria Lamas, As Mulheres do meu País (1948), de forma a constituir-se como o primeiro livro a utilizar a fotografia impressa enquanto parte decisiva de um ‘contra-discurso’ perante a propaganda do regime. Na segunda parte, é analisado o percurso documental seguido pela autora através do trabalho feminino no Portugal da época, com ênfase particular nos usos denotativo e conotativo da fotografia impressa na sua relação com o texto.
Downloads
Referências
Ágoas, F.; Pereira L. (2016). Verdade, Ideologia e Violência nas Primeiras Fotografias do Povo em Portugal: o Realismo Científico do «Inquérito à Habitação Rural». In: Ágoas, F.; Neves J. (orgs.), O Espectro da Pobreza. História, Cultura e Política no Século XX. Oeiras: Editora Mundos Sociais: 59-80.
Barthes, R. (1961). Le message photographique. Communications, Paris, (1) 127-138.
Basto, E. A. Lima; Barros, Henrique de. (1943-1947). Inquérito à Habitação Rural, vol. 1-2, Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa. Silva; Ana Moreira da, Baptista, Fernando Oliveira, Caldas, João Lemos de Castro, Radich, Maria Carlos (ed. lit.). (2012), vol. 3, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Cabral, M. V. (2013). A Vanguarda Russa dos anos ’10 e ’20 do Século XX. Notas para uma Pesquisa. In: Acciaiuoli, M. et al. (coord.), Arte & Utopia. Universidade de Évora, ISCTE-UL e FCSH-UNL: 245-256.
Campany, D. (2007). Introduction: When to be Fast? When to Be Slow. In: Campany D, The Cinematic. Cambridge, Massachussets: The MIT Press: 10-17.
Cohen, S. F. (2004). Medium and Message. The Photobook as Propaganda. In: Parr, M.; Badger, G. (eds.) The Photobook – a History. Londres: Phaidon Press: 146-151.
Costa, B. C. C.; Castro, D. (1900). Le Portugal au Point de Vue Agricole. Lisboa: Imprimerie Nationale.
Fernández, H. (2000). Fotografía Pública: Photography in Print 1919-1939. Madrid: Museu Nacional de Arte Reina Sofía.
Hoggart, R. (1957). The Uses of Literacy. Aspects of Working Class Life. Londres: Penguin Books.
Lamas, M. (1948). As Mulheres do meu País, Actuális Lda. [20] f. il.; [Edição fac-similada da Editora Caminho em 2002].
Marques, S. L. (2016). A Fotografia na Estante: Lisboa: «Cidade triste, Cidade alegre» (1956/59/2009). In: Medeiros, M. (cord. e org.) Fotogramas: Ensaios sobre Fotografia. Lisboa: Ed. Sistema Solar (Documenta): 91-104.
Neves, J. (2007/8). O país das mulheres de Marias Lamas. Nova Síntese: textos e contextos do neo-realismo, (2-3): 183-202.
Oliveira, M. de (1931). https://www.youtube.com/watch?v=stAQVDaH6pM [Consult. 30 de Maio de 2017].
Pomar, A. (2012). Adelino Lyon de Castro, um fotógrafo esquecido?. [Internet] Disponível em < http://alexandrepomar.typepad.com/alexandre_pomar/adelino-lyon-de-castro/> [Consult. 30 de Maio de 2017].
Rosas, F. (1994). O Estado Novo (1926-1974). In: Mattoso, J. (Coord. Geral) História de Portugal, 7.º vol.. Lisboa: Editorial Estampa.
Tavares, E. (2009). Batalha de Sombras. Colecção de Fotografia Portuguesa nos anos 50 do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado. Vila Franca de Xira: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Museu do Neo-Realismo.
Sociedade Nacional de Belas Artes. (1956). X Exposição Geral de Artes Plásticas, Lisboa: SNBA.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.