Experiências transmedia e os desafios socio emocionais para a comunicação

a “Academia da leitura do mundo”

Autores

  • Fernanda Bonacho Escola Superior de Comunicação Social

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.11331

Palavras-chave:

comunicação, jornalismo, literacia mediática, leitura do mundo

Resumo

A “Academia da leitura do mundo: o jornalismo, a Comunicação e eu” é um projeto de investigação aplicada que promove uma experiência transmediática para jovens entre os 14 e os 25 anos e que aposta no desenvolvimento de três competências chave: a comunicação, o espírito crítico e a autorregulação. O projeto foi concebido por um grupo multidisciplinar de professores, investigadores e jornalistas e resultou da urgência de questionamento e exigência essenciais para a compreensão das narrativas transmedia atuais. Neste artigo pretende-se apresentar as propostas de trabalho desta Academia da leitura, acolhida por várias instituições académicas Portuguesas especializadas no estudo da comunicação e jornalismo (Faro, Portalegre, Covilhã, Abrantes, Setúbal e Lisboa) e selecionada para integrar a rede das Academias Gulbenkian do Conhecimento 2019. O objetivo da Academia até 2022 é investir numa experiência que permita discutir como poderá o conhecimento, as competências, atitudes e valores ser mobilizados para uma leitura crítica do mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Bonacho, Escola Superior de Comunicação Social

    Fernanda Bonacho holds a PhD in the field of Communication Languages from Nova Lisbon University, with a thesis on communication transliteracies on digital environments. She has done research for Nova Institute of Communication (ICNOVA) and the Institute of Communication and Media of Lisbon (ICML). She has been teaching for more than twenty-five years in the area of language and communication, digital media and journalism. At the moment, she coordinates the media and journalism department at the School of Communication and Media Studies (ESCS).

    Escola Superior de Comunicação Social
    Instituto Politécnico de Lisboa
    Campus de Benfica do IPL
    1549-014 Lisboa

Referências

º Congresso dos jornalistas (2017). Resolução final. Retrieved from http://www.jornalistas.congressodosjornalistas.com/resolucao-final-do-4-o-congresso-dos-jornalistas-portugueses/ (Accessed: 15 October 2020).

AAVV (1982). Declaração de Grünwald – sobre educação para os média. Retrieved from http://bit.ly/2h-ZJOgR (Accessed: 15 October 2020).

AAVV (2011). Declaração de Braga – Sobre literacia dos média. Retrieved fromhttp://bit.ly/2infb3Z (Accessed: 15 October 2020).

Fundação Calouste Gulbenkian (2020). Página web das Academias Gulbenkian do Conhecimento. Retrieved fromhttps://gulbenkian.pt/academias/ (Accessed: 15 October 2020).

Alexandre, J., Barata, M. C, Castro, C., & Colaço, C. (2019). AGC: Manual para a monitorização e avaliação das Academias Gulbenkian do Conhecimento: Orientações iniciais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Bertrand, C.-J. (2002). A deontologia dos media. Coimbra: Minerva Coimbra.

Brites, M. J. (2011). Jornais escolares e a promoção da literacia cívica e mediática. In S. Pereira (Org.).. Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania" 25-26 Março 2011. Braga: Universidade do Minho, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Retrieved fromhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/lmc/article/viewFile/490/462 (Accessed: 15 October 2020).

Brites, M. J. (2015). Jovens e culturas cívicas: Por entre formas de consumo noticioso e de participação. Covilhã: LabCom Books.

Brites, M. J., Jorge, A., Santos, S. C. (Eds.). (2015). Metodologias participativas: Os média e a educação. Covilhã: LabComBooks, UBI. Retrieved fromhttp://bit.ly/2hPpKzR (Accessed: 15 October 2020).

Buckingham, D. (2001). Media education. A global strategy for development. A policy paper for UNESCO Sector of Communication and Information. Retrieved from www.european-mediaculture.org/fileadmin/bibliothek/english/buckingham_media_education/buckingham_media_education.pdf (Accessed: 15 October 2020).

Buckingham, D. (2003). Media education: Literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press.

Carlsson, Ulla (Ed.) (2006). Regulation, Awareness, Empowerment Young People and Harmful Media Content in the Digital Age. UNESCO. Retrieved from http://wayback.archive-it.org/10611/20160803135630/http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001469/146955E.pdf (Accessed: 15 October 2020).

Castells, M. A (2007). A era da informação (3 vol.) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Comissão Europeia (2009). Recomendação da Comissão Europeia sobre literacia mediática no ambiente digital (20 de agosto de 2009). Retrieved from http://bit.ly/2hPvEB4 (Accessed: 15 October 2020).

Conselho Nacional de Educação (2011). Recomendação n.º 6/2011 – Recomendação do Conselho Nacional de Educação sobre Educação para a Literacia Mediática, publicada no Diário da República, 2.ª série — N.º 250 de 30 de dezembro.

Couldry, N., & Hepp, A. (2017). The mediated construction of reality. Cambridge, USA: Polity Press.

Council of Europe (2017). Mapping of media literacy practices and actions in EU-28. Strasbourg: European Audiovisual Observatory.

La Déclaration De Bruxelles (2010). Bruxelles: CSEM. Retrieved from http://www.csem.be/csem/rencontres/declaration_bruxelles (Accessed: 15 October 2020).

Dahlgren, P. (2009). Media and political engagement: Citizens, communication, and democracy. Cambridge: Cambridge University Press.

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) (2019). A desinformação — Contexto europeu e nacional (Contributo da ERC para o debate na Assembleia). (s. l.): ERC.

Freire, P. (1997). Professora sim, tia não: Cartas a quem ousa ensinar? São Paulo: Editora Olho d’água.

Fundação Francisco Manuel dos Santos (2017). Retrato dos jovens Pordata. Retrieved from http://www.pordata.pt/Municipios/Retratos/2016/Retrato+dos+Jovens-47 (Accessed: 15 October 2020).

Furtado, J. A. (2012). Uma cultura da informação para o universo digital. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Grunwald Declaration on Media Education (1982). UNESCO. Retrieved from https://milunesco.unaoc.org/mil-resources/grunwald-declaration-on-media-education/#:~:text=Declaration%20from%20UNESCO%E2%80%99s%201982%20Symposium%20on%20Media%20Education,

justifications%20or%20explanatory%20documents%20relating%20to%20media%20education (Accessed: 15 October 2020)

Hoorens, S. & Lupiánez-Villanueva, F. (ed.). – (2019). Study on media literacy and online empowerment issues raised by algorithm-driven media services, European Commission, SMART 2017/0081. Final Report. Bruxels, European Commission.

INE/ Pordata (2016). Agregados domésticos privados com computador, com ligação à Internet e com ligação à Internet através de banda larga. Retrieved from http://www.pordata.pt/Portugal/Agregados+dom%C3%A9sticos+privados+com+computador++com+liga%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0+Internet+e+com+liga%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0+Internet+atrav%C3%A9s+de+banda+larga+(percentagem)-1158 (Accessed: 15 October 2020).

Jenkins, H. (2009). Confronting the challenges of participatory culture media education for the 21st century. London: The MIT Press.

Jenkins, H., Ito, M., & boyd, d. (2016). Participatory culture in a networked era: A conversation on youth, learning, commerce and politics. Cambridge: Polity Press.

Kapuscinski, R. (2008). Os cínicos não servem para este ofício. Conversas sobre o bom jornalismo. Lisboa: Relógio d’Água.

Kellner, D. & Share, J. (2007). Critical media literacy is not an option. Learning Inquiry 1(1), 59-69. https://doi.org/10.1007/s11519-007-0004-2

Livingstone, S. (2016a) Connected youth and digital futures: A conversation with Sonia Livingstone and Julian Sefton-Green (Part Two). Retrieved from http://henryjenkins.org/blog/2016/06/launching-connected-youth-and-digital-futures-book-series-part-two.html (Accessed: 15 October 2020).

Livingstone, S., & Sefton, J. (2016). The class. Living and learning in the digital age. New York: New York Press

McLuhan, M. (2008). Compreender os meios de comunicação. Extensões do homem. Lisboa: Relógio d’Água.

MILObs - Observatório sobre Média, Informação e Literacia (2018). Retrieved from http://milobs.pt/ (Accessed: 15 October 2020).

OECD (2018). Social and emotional skills well-being, connecteness and success. Paris: OECD Retrieved from http://www.oecd.org/education/school/UPDATED%20Social%20Emotional%20Skills%20-%20Well-being%20connecteness%20and%20(website).pdf (Accessed: 15 October 2020).

Parlamento Europeu e do Conselho sobre as competências chave para a aprendizagem ao longo da vida. Recomendação (2006/962/CE). (18 dezembro 2006). Retrieved from http://eur-lex.europa.eu/legalcontent/PT/TXT/HTML/?uri=CELEX:32006H0962&from=IT (Accessed: 15 October 2020).

Pereira, L. (2013). Literacia digital e políticas tecnológicas para a educação. Santo Tirso: DeFacto Editores.

Pereira, S., Pinto, M., Madureira, E.J., Pombo, T., & Guedes, M. (2014). Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.

Pérez Tornero, J. M. (2007). Comunicação e educação. Na sociedade da informação. Novas linguagens e consciência crítica. Porto: Porto Editora.

Pinto, M. (2002). Informação, conhecimento e cidadania – a educação escolar como espaço de interrogação e de construção de sentido. Paper at International Conference on “Cruzamento de Saberes. Aprendizagens Sustentáveis” (session on Educação e Reflexividade: onde se aprende o quê?), Fundação Calouste Gulbenkian, Lisbon, 27th-28th de November, 2002. Available at: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/2758/1/mpinto_IntervGulb_2002.pdf (Accessed: 15 October 2020).

Pinto, M., Pereira, S., Pereira, L., Dias, T. (2011). Educação para os media em Portugal: Experiências, Actores e Contextos. Lisboa: ERC. Available at: http://www.erc.pt/pt/estudos-e-publicacoes/publicacoes (Accessed: 15 October 2020).

Ponte, C. (2012). Crianças & media. Pesquisa internacional e contexto português do século XIX à actualidade. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

Ponte, C. & Batista, S. (2019). EU Kids Online Portugal. Usos, competências, riscos e mediações da internet reportados por crianças e jovens (9-17 anos). (s. l.): EU Kids Online e NOVA FCSH. Retrieved from http:// fabricadesites.fcsh.unl.pt/eukidsonline/wp-content/uploads/ sites/36/2019/03/RELATO%CC%81RIO-FINAL-EU-KIDS-ONLINE. docx.pdf. (Accessed: 15 October 2020).

Wilson, C., Grizzle, A., Tuazon, R, Akyempong, K., & Cheung, C-K. (2011). Media and Information Literacy (MIL) for Teachers. Paris: UNESCO. Available at: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000192971 (Accessed: 15 October 2020).

Downloads

Publicado

2021-08-06

Edição

Secção

Ensino e Investigação

Como Citar

Experiências transmedia e os desafios socio emocionais para a comunicação: a “Academia da leitura do mundo” . (2021). Comunicação Pública, 15(29). https://doi.org/10.4000/cp.11331