A literacia publicitária como incentivo para o exercício da cidadania comunicativa em sociedades democráticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.511

Palavras-chave:

cidadania comunicativa, literacia publicitária, educação, comunicação

Resumo

O artigo investiga o uso da literacia publicitária (Malmelin, 2010) como incentivo para exercer a cidadania comunicativa (Mata, 2006) na contemporaneidade, por meio da observação de como Fichas Pedagógicas produzidas pelo projeto OPSlab, da UFMT (Brasil), auxiliam na construção de uma noção da cidadania comunicativa. Explora-se a confluência de campos como comunicação, cidadania e educação através do uso da Revisão Bibliográfica (Lakatos & Marconi, 2003) e da Análise Qualitativa de Dados (Gil, 2002). Afinal, consideram-se as Fichas Pedagógicas viáveis para a prática comunicativa cidadã, principalmente pelo uso da literacia publicitária para fomentar questões de relevância social, como as mediações na representação de minorias na comunicação mercadológica e seus impactos na formação do mundo editado (Baccega, 2005).

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Biografias do Autor

  • Arthur Germano Nolasco Rucks, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

    Graduado em Publicidade e Propaganda [UFMT/MT]. Integrante do projeto de pesquisa e extensão “Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade” [UFMT/MT]

  • Alessandro Mateus Felippe, Universidade Federal do Mato Grosso

    Psicanalista em formação [CETEP/SC], Mestre em Design de Moda [UDESC/SC], Especialista em Inovação [UNINTER/SC], Graduado em Publicidade e Propaganda [UNIPAMPA/RS]. Professor Substituto do Bacharel em Publicidade e Propaganda [UFMT/MT] em 2020/2 e 2021/1. Sócio-fundador da Fio.Propaganda. Integrante do projeto de pesquisa “Laboratório de investigação em Imagem (Lii): o estado da arte de pesquisas contemporâneas” [UFSM/RS]. Suas pesquisas versam sobre análise de tendências, zeitgeist, gestão visual, consumo e estratégias digitais de branding.

  • Cristóvão Domingos Almeida, Universidade Federal do Mato Grosso

    Pós-doutor em Comunicação e Práticas de Consumo [ESPM/SP], Doutor em Comunicação e Informação [UFRGS/RS], Mestre em Educação [UNISINOS/RS] e Graduado em Relações Públicas [PUC/SP]. Professor do PPG em Comunicação [UFMT/MT], do PPG em Estudos de Cultura Contemporânea [UFMT/MT] e do curso de Publicidade e Propaganda [UFMT/MT]. Autor do livro Haitianos no Brasil: comunicação, consumo e trabalho [Paulus, 2017].

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Publicado

2022-12-15

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia

Como Citar

A literacia publicitária como incentivo para o exercício da cidadania comunicativa em sociedades democráticas. (2022). Comunicação Pública, 17(33). https://doi.org/10.34629/cpublica.511