Os contos infantis como objeto da narrativa publicitária

Autores

  • Raquel Moura Pereira Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) - Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.261

Palavras-chave:

publicidade, contos infantis, semiótica da imagem, comportamento do consumidor

Resumo

Com o intuito de vender sonhos e transformar fantasias em realidade, a Publicidade recorre ao mundo de valores perfeitos e finais felizes da narrativa infantil para se projetar nos desejos mais íntimos do seu recetor. Esta associação é possível graças a uma intemporal e universal herança cognitiva presente na mente do consumidor.
De modo a compreender os valores emergentes do processo de adaptação da fantasia infantil à realidade publicitária, reuniu-se, num período de 5 anos, uma amostra de 105 anúncios reproduzidos em imagem fixa.
A investigação permitiu construir um inovador modelo de análise que, entre outros objetivos, revelou que os valores emergentes da dicotomia em questão se pautam pela faceta sedutora da mulher num contexto fantasioso, onde se destaca o seu poder dominador face aos outros intervenientes, ao produto e à decisão de compra.

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Publicado

2011-11-30

Como Citar

Os contos infantis como objeto da narrativa publicitária. (2011). Comunicação Pública, 6(Especial 01E). https://doi.org/10.4000/cp.261