Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica

Autores

  • Leonor Costa Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) - Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.202

Palavras-chave:

publicidade, violência doméstica, factores de sucesso

Resumo

A publicidade constitui uma importante arma na luta contra a violência doméstica. Assim, procurámos identificar factores que possam contribuir para o sucesso da publicidade nesta sua missão social de sensibilização contra esta conduta. A análise incidiu sobre 10 anos de publicidade em Portugal e, através dos indicadores, evolução do número de denúncias e de notícias nos meios de comunicação social, distinguimos as campanhas que tiveram mais sucesso das que tiveram menos. Após a análise extensiva dos 44 anúncios, concluímos, a título de exemplo, que a definição do público-alvo ou a representação realista de sinais de violência nas personagens podem constituir factores de sucesso nas campanhas contra a violência doméstica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Andreasen, A. R. (1997) Challenges for the science and practice of social marketing. In: Goldberg, M. E., Fishbein, M. & Middlestadt, S. E. eds. Social Marketing: Theoretical and practical perspectives (p. 3-19), Mahwah, Lawrence Erlbaum Associates.

Aparici, R., Matilla, A. G., Santiago, M. V. (2000) La imagen, segunda reimpresión, Madrid, UNED.

Balonas, S. (2006) A Publicidade a Favor de Causas Sociais. Evolução, caracterização e variantes do fenómeno em Portugal. Tese de Mestrado, Universidade do Minho.

Bardin L. (1977) Análise de Conteúdo. Lisboa, Edições 70.

Cardoso, L. M. (2003) A Problemática do Narrador. Da Literatura ao Cinema, Lumina - Juiz de Fora, Facom/UFJF, v. 6 n. 1/2, p. 57-72.

Coffman, J. (2002) Public communication campaign evaluation: An environmental scan of challenges, criticisms, practice, and opportunities. Cambridge, MA, Harvard Family Research Project.

Cook, G. (2001) The Discourse of Advertising, 2.ª edição, Londres, Routledge.

Dourado, A. (s.d.) Do comercial ao social: uma abordagem da publicidade cidadã. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Gonçalves, G. M. P. (2005) A publicidade só é má quando promove coisas más. Livro de Actas — 4º SOPCOM, Universidade da Beira Interior, p. 277-286 [Internet] Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/goncalves-gisela-publicidade-so-ma-quando-promove-coisas-mas.pdf [Consult. 4 Fevereiro 2011].

Heller, E. (2009) A Psicologia das Cores, 1.ª ed., Barcelona, Editorial Gustavo Gili.

Hyman, H. H., Sheatsley, P. B. (1947) Some Reasons Why Information Campaigns Fail, Public Opinion Quarterly, vol. 11, p. 412-423.

Kaiser Family Foudation (2001) There's No Excuse for Domestic Violence. Public Service Advertising in a New Media Age.

Kees, J., Burton, S., Tangari, A. H. (2010) The Impact of Regulatory Focus, Temporal Orientation, and Fit on Consumer Responses to Health-Related Advertising. Journal of Advertising, vol. 39, n.º 1, p. 19-34, 16 p.

Kotler, P., Roberto, N., Lee, N., (2002) Social Marketing: improving the quality of life, 2.ª ed., Thousand Oaks, Sage Publications.

Lannon, J. (2008) How public service advertising works. Reino Unido, World Advertising Research Center.

Lipovetsky, G. (2009) A Felicidade Paradoxal ― Ensaio sobre a Sociedade do Hiperconsumo. Lisboa, Edições 70.

Magalhães, F. (2006) A Psicologia do sorriso humano. Porto, Universidade Fernando Pessoa.

Magalhães, F. (2007) A Psicologia das Emoções. O Fascínio do Rosto Humano. Porto, Universidade Fernando Pessoa.

Martín, A. S. (2002) ¡Mírame! Teoría y práctica de los mensages publicitarios. Madrid, Ediciones Eneida SALUD.

McCombs, M., Shaw, D. L. (1973) The Agenda-Setting Function of Mass Media, Public Opinion Quarterly, vol. 37, p. 62-75.

Mendelsohn, H. (1973) Some Reasons Why Information Campaigns Can Succeed, Public Opinion Quarterly, vol. 37, p. 50-61.

Moreno, I. (2003) Narrativa audiovisual publicitaria. Barcelona, Paidós.

Romero, M. V. (2005) Lenguaje Publicitario. Barcelona, Ariel Comunicación.

Saborit, J. (2000) La imagen publicitaria en television. Madrid, Cátedra.

Salmon, C. T., Johnson, L.M. (2001) Communication Campaign Effectiveness: Critical Distinctions. In: Rice, R. E., Atkin, C. K., Public Communications Campaigns, 3.ª ed., Thousand Oaks, Sage Publication.

Schmeling, D. G., Wotring, C. E. (1980) Making Anti-Drug-Abuse Advertising Work, Journal of Advertising Research, vol. 20, n.º 3, p. 33-37, 5 p.

Vecchiato, G., Astolfi, L., Cincotti, F., De Vico F. F., Sorrentino, D. M., Mattia, D., Salinari, S., Bianchi, L., Toppi, J., Aloise, F., Babiloni, F. (2010) Patterns of cortical activity during the observation of Public Service Announcements and commercial advertisings. Nonlinear Biomedical Physics, suplemento 1, vol. 4, p. 1-9.

Veer, E.; Tutty, M., Willemse, J. (2008) It's Time to Quit: Using Advertising to Encourage Smoking Cessation, Journal of Strategic Marketing, vol. 16, n.º 4, p. 315-325, 11 p.

Veríssimo, J. (2008) O Corpo na Publicidade, Lisboa. Edições Colibri/Instituto Politécnico de Lisboa.

Villafañe, J., Mínguez N. (2009), Principios de Teoría General de la Imagen. Madrid, Pirámide.

Walsh, G., Hassan, L. M., Shiu, E., Hastings, G. (2007) Profiling the Target Audience of a Social-Marketing Campaign: A Cluster Analysis Approach. AMA Winter Educators' Conference Proceedings, vol. 18, p. 100-101, 2 p.

Weil, P., Tompakow, R. (2001) O Corpo Fala, a linguagem silenciosa da comunicação não verbal, 53.ª edição, Rio de Janeiro, Editora Vozes.

West, D. C., Sargeant, A. (2004) Taking Risks with Advertising: The Case of the Not-For-Profit Sector. Journal of Marketing Management, vol. 20, n.º 9/10, p. 1027-1045, 19 p.

Wooden, R. (2008) The Advertising Discipline and Social Change. Journal of Advertising Research, p. 10-12.

Outros Documentos

Violência Doméstica 2010 Ocorrências participadas às Forças de Segurança. Direcção-Geral de Administração Interna. [Internet] Disponível em http://www.dgai.mai.gov.pt/​cms/​files/​conteúdos/VD_Relatorio%20Anual_2010_2_5_2011.pdf.

Lei n.º 59/2007. D.R I SÉRIE. 152 (2007-09-04) 6188.

Sítios

http://www.amcv.org.pt

http://www.amnistia-internacional.pt

http://www.apav.pt

http://www.espacot.pt

http://www.ipa.co.uk

http://www.psp.pt

http://www.portaldocidadao.pt

http://www.umarfeminismos.org

http://www.portaldalinguaportuguesa.org

Downloads

Publicado

2011-11-30

Como Citar

Factores de sucesso na publicidade contra a violência doméstica. (2011). Comunicação Pública, 6(Especial 01E). https://doi.org/10.4000/cp.202