Flash-Publico – para uma reflexão sobre a metamorfose do publico

Autores

  • Tânia Alves Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.286

Palavras-chave:

públicos, Flash-público, públicos evanescentes, conversação, novos media

Resumo

O termo “flash”, já usado para descrever fenómenos como o “flash-mob”, parece susceptível de traduzir a condição actual de evanescência do público. Se, na concepção clássica, o “público” era um termo que conotava um agrupamento específico com um ritual de encontro e de conversação, hoje, esse conceito alterou-se radicalmente, passando a designar qualquer tipo de colectividade de pessoas não especialmente qualificadas. A reconstrução da esfera dos media num contexto que conjuga o exacerbamento da capitalização do sector da informação e da comunicação, a erosão de um sentido comum de identidade e a perda de uma cosmovisão que motive o sentido associativo dos indivíduos acentuam a tendência para a volatilidade e a efemeridade do público.

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Publicado

2022-02-22

Como Citar

Flash-Publico – para uma reflexão sobre a metamorfose do publico. (2022). Comunicação Pública, 7(11). https://doi.org/10.4000/cp.286