Relações públicas

políticas ou na política? Um contributo para o estudo das RP no setor da política

Autores

  • Nuno da Silva Jorge Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.1305

Palavras-chave:

relações públicas na política, relações públicas

Resumo

Apesar de a prática das relações públicas na política ser tão antiga quanto a própria política, enquanto campo de estudo é relativamente recente e ainda procura a sua institucionalização. As suas idiossincrasias dão-lhe contornos específicos, convergindo o conhecimento das relações públicas com o da ciência política e o da chamada political communication, mas tal não pode ser confundido com a natureza política inerente à própria atividade de relações públicas. Este artigo tem como objetivo contribuir para o debate em torno da compreensão e do esclarecimento do conceito de relações públicas na política enquanto atividade de comunicação estratégica inerente às organizações da vida política, fazendo a distinção teórica entre o que é a natureza política das relações públicas e aquilo que é a sua prática no setor da política.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nuno da Silva Jorge, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

    Campus de Benfica do IPL
    1549-014 Lisboa
    Portugal

Referências

Arendt, H. (2001 [1958]). A Condição Humana. Lisboa: Relógio d’Água.

Aristóteles. (2005). Retórica. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Aula, P. e Mantere, S. (2008). Strategic Reputation Management: Towards a Company of Good. London: Routledge.

Bennett, W. L. (2007). News: The Politics of Illusion. New York: Pearson Longman.

Bernays, E. L. (2011 [1923]). Crystallizing Public Opinion. New York: Ig Publishing.

Bernays, E. L. (2004 [1928]). Propaganda. New York: Ig Publishing.

Botan, C. H. e Hazleton, V. (2010). Public Relations Theory II. NewYork: Taylor & Francis.

Botan, C. H. e Taylor, M. (2004). Public relations: State of the field. Journal of Communication. 54(4): 645-661. DOI : 10.1111/j.1460-2466.2004.tb02649.x

Chaffee, S. H. (1975). Political Communication: Enduring Issues for Research. Beverly Hills: Sage.

Cícero, Q. (1978 [65a.C.). Handbook for an Election Campaign. Dunwoody Press.

Dearing, J. W. e Rogers, E. M. (1996). Agenda-setting. Thousand Oaks, CA: Sage.

Denton, R. (1997). Series Foreword. In: Johnson-Cartee, K. e Copeland, G. (orgs.). Inside Political Campaigns: Theory and Practice. Westport, CT: Praeger.

Dewey, J. (2012 [1927]). The Public and its Problems: An Essay in Political Inquiry. Penn State: Penn State Press.

Dretzin, R., Goodman, B., Soenens, M. e Rushkoff, D. (2004). Frontline: Persuaders [Documentário Televisivo]. Arlington, VA: Public Broadcasting Service.

Ellul, J. (1973 [1965]). Propaganda: The Formation of Men's Attitudes. New York: Vintage.

Espirito Santo, P. (2008). Estudos de Comunicação Política. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Festinger, L. (1962). A Theory of Cognitive Dissonance (Vol. 2). Stanford University Press.

Gamson, W. e Modigliani, A. (1989). Media discourse and public opinion on nuclear power: A constructionist approach. The American Journal of Sociology (95): 1–37. DOI : 10.1086/229213

Golan, G. (2006). Inter-media agenda setting and global news coverage: Assessing the influence of the New York Times on three network television evening news programs. Journalism Studies, 7(2): 323-333.

Gonçalves, G. (2014). Relações públicas políticas: raízes, desafios e aplicações. Comunicação e Sociedade, 26: 90 – 98. DOI : 10.17231/comsoc.26(2014).2027

Graber, D. A. (1988). Processing the News: How People Tame the Information Tide. University Press of America.

Gruning, J. e Hunt, T. (1984). Managing Public Relations. CL, Holt: Rinehart & Winston.

Hall, R. (1993). A framework linking intangible resources and capabilities to sustainable competitive advantage. Strategic Management Journal, 14(8): 607-18.

Heath, R. L., Waymer, D. e Palenchar, M. J. (2013). Is the universe of democracy, rhetoric, and public relations whole cloth or three separate galaxies? Public Relations Review, 39 (4): 271-279. DOI : 10.1016/j.pubrev.2013.07.017

Hovland, C., Janis, I. e Kelley, H. (1953). Communication and Persuasion; Psychological Studies of Opinion Change. New Haven: Yale University Press.

International Communications Association. (2014). Political Communication. Consultado a 12 de julho de 2014, em http://community.icahdq.org/ohana/groups/details.cfm?id=37.

Ihlen, Ø. e van Ruler, B. (2007). How public relations works: Theoretical roots and public relations perspectives. Public Relations Review, 33(3): 243-248.

Ihlen, Ø., Van Ruler, B., e Fredriksson, M. (2009). Public Relations and Social Theory: Key Figures and Concepts. NewYork: Taylor & Francis.

Jamieson, K. e Cappella, J. (2008). Echo Chamber: Rush Limbaugh and the Conservative Media Establishment. Oxford University Press.

Kaid, L. (1996). Political Communication. In: Stacks, D. & Salwen, M. (org.). An Integrated Approach to Communication Theory and Research. NewYork: Taylor & Francis: 457-472. DOI : 10.4135/9781412953993

Kaid, L. (2004). Handbook of Political Communication Research. London: Routledge. DOI : 10.4324/9781410610584

Kelley, S. (1956). Professional Public Relations and Political Power. Baltimore: Johns Hopkins Press.

Knobloch-Westerwick, S. e Meng, J. (2009). Looking the Other Way Selective Exposure to Attitude- Consistent and Counterattitudinal Political Information. Communication Research, 36(3): 426-448.

L'Etang, J. (1994). Public relations and corporate social responsibility: Some issues arising. Journal of Business Ethics, 13(2): 111-123. DOI : 10.1007/BF00881580

Lasswell, H. (1971 [1927]). Propaganda Technique in World War I. Cambridge: The MIT Press.

Lasswell, H. (1948). The structure and function of communication in society. In: Bryson, L. (org.). The Communication of Ideas. New York: Harper and Row: 37–51.

Lippmann, W. (2007 [1922]). Public Opinion. Minneapolis: Filiquarian Publishing, LLC. DOI : 10.1097/00005053-192301000-00118

Lippmann, W. (1930 [1927]). The Phantom Public. New York: The Macmillan Company. DOI : 10.4324/9781315133812

Martinelli, D. (2011). Political public relations: Remembering its roots and classics. In: Strömbäck, J. e Kiousis, S. (org.). Political Public Relations: Principles and Applications. New York: Taylor & Francis.

McCombs, M. & Shaw, D. (1972). The agenda-setting function of mass media. Public Opinion Quarterly, 36(2): 176-187. DOI : 10.1086/267990

McLuhan, M. (1974 [1964]). Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix.

McNair, B. (2011). An Introduction to Political Communication. New York: Routledge. DOI : 10.4324/9781315750293

Nimmo, D. e Sanders, K. (1981). Handbook of Political Communication. Beverly Hills: Sage Publications.

Papageorgis, D. e McGuire, W. (1961). The generality of immunity to persuasion produced by pre-exposure to weakened counterarguments. The Journal of Abnormal and Social Psychology, 62(3): 475-481. DOI : 10.1037/h0048430

Pasadeos, Y., Berger, B. e Renfro, R. (2010). Public relations as a maturing discipline: An update on research networks. Journal of Public Relations Research, 22(2): 136-158. DOI : 10.1080/10627261003601390

Pfau, M., Kenski, H., Nitz, M. e Sorenson, J. (1990). Efficacy of inoculation strategies in promoting resistance to political attack messages: Application to direct mail. Communications Monographs, 57(1): 25-43.

Poguntke, T. (2006). Political parties and other organizations. In: Katz, R. e Crotty, W. (org.). Handbook of Party Politics. London: Sage: pp. 396-405.

Raupp, J. (2004). The Public Sphere as Central Concept of Public Relations, NewYork: Mouton de Gruyter.

Sebastião, S. (2012). Relações públicas: a comunicação, as organizações e a sociedade. Comunicação Pública, 7(12): 23-42. DOI : 10.4000/cp.112

Sebastião, S. P. (2015). Relações Públicas Políticas. In: Spínola, S. C. e Brandão, N. (coord.). Relações Públicas e Comunicação Organizacional: desafios da globalização, Lisboa: Escolar Editora: pp. 377-409

Sheafer, T. e Weimann, G. (2005). Agenda Building, Agenda Setting, Priming, Individual Voting Intentions, and the Aggregate Results: An Analysis of Four Israeli Elections. Journal of Communication, June: 347-365.

Simões, R. P. (1992). Relações públicas e micropolítica. Revista Brasileira de Comunicação XV(2): 20-30.

Simões, R. P. (1995). Relações Públicas: Função Política. São Paulo: Summus Editorial.

Simões, R. P. e Lima, S. (2008). Relações Públicas e micropolítica: um estudo comparativo de seus processos e programas. Revista FAMECOS: Mídia, Cultura e Tecnologia, 1(7): 98-116.

Smith, C. A. (1990). Political Communication. Orlando, Florida: Harcourt Brace Jovanovich.

Sommerfeldt, E. (2013). The civility of social capital: Public relations in the public sphere, civil society, and democracy. Public Relations Review, 39(4): 280-289. DOI : 10.1016/j.pubrev.2012.12.004

Strömbäck, J. (2013). Political public relations: Old practice, new theory-building. Public Relations Journal, 7(4): 1-17.

Strömbäck, J. e Kiousis, S. (2011). Political Public Relations: Principles and Applications.New York: Taylor & Francis.

Strömbäck, J., Mitrook, M. e Kiousis, S. (2010). Bridging two schools of thought: Applications of public relations theory to political marketing. Journal of Political Marketing, 9(1-2): 73-92. DOI : 10.1080/15377850903472547

Verčič, D., Van Ruler, B., Bütschi, G. e Flodin, B. (2002). On the definition of public relations: A European view”. Public Relations Review, 27(4): 373-387.

Vowe, G. (2008). “Politics, Policy, Polity”, em Kaid, L. (org.). (2008), Encyclopedia of political communication, Thousand Oaks: SAGE Publications, Inc.

White, J. e Mazur, L. (1995). Strategic communications management: making public relations work. Wokingham: Addison Wesley.

Wilcox, D. (2006). The Landscape of Today’s Global Public Relations. Anàlisi, 34: 67-85.

Wilcox, D., Cameron, G. e Xifra, J. (2010). Relaciones públicas: Estrategias y tácticas (10a Edição). Madrid: Pearson Educación.

Zipfel, A. (2008). Public relations, political. In: Kaid, L. e Holtz-Bacha, C. (org.). Encyclopedia of Political Communication: Volume 2. Thousand Oaks: Sage Publications.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Relações públicas: políticas ou na política? Um contributo para o estudo das RP no setor da política. (2021). Comunicação Pública, 11(21). https://doi.org/10.4000/cp.1305