A assessoria de imprensa e as redes sociais

Estudo de caso sobre as mudanças no relacionamento fonte-jornalista e o processo de produção do press release

Autores

  • Francisca Campelo Assessora de comunicação estagiária na Casa da Música
  • Inês Rodrigues Assessora de comunicação estagiária na Caetsu
  • Maria Marmelo Assessora de comunicação estagiária na Central de Informação
  • Marta Rocha Assessora de comunicação estagiária na Mediana
  • Vasco Ribeiro Curso de Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.1077

Palavras-chave:

Assessoria de imprensa, redes sociais, fontes de informação, jornalismo, Facebook

Resumo

Este estudo procura compreender o impacto das redes sociais na prática da assessoria de imprensa, com foco nas mudanças no relacionamento assessor-jornalista e na forma como é elaborado o press release. Através de entrevistas de elite semi-diretivas (n=10), conseguiu-se demonstrar que estamos a atravessar uma fase de adaptação da assessoria de imprensa às potencialidades dos novos media, e que estas são encaradas, pela maior parte dos profissionais entrevistados, como mecanismos facilitadores e potenciadores na promoção de notícias.

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Publicado

2021-10-21

Como Citar

A assessoria de imprensa e as redes sociais: Estudo de caso sobre as mudanças no relacionamento fonte-jornalista e o processo de produção do press release. (2021). Comunicação Pública, 10(19). https://doi.org/10.4000/cp.1077