Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Instruções para Autores

  1. A revista Comunicação Pública é uma revista académica online, de acesso livre, de periodicidade semestral, criada pela comunidade académica da Escola Superior de Comunicação Social e aberta às contribuições de investigadores que trabalhem nas mesmas áreas de interesse.
  2. Os autores devem estar registados na plataforma ORCID (https://orcid.org) antes de submeter o manuscrito para avaliação.
  3. Os artigos enviados para publicação devem ser obrigatoriamente inéditos e não podem estar em processo de avaliação noutras revistas no momento de submissão ou durante o período de avaliação.
  4. Os artigos podem ser escritos em português, inglês ou espanhol. A norma ortográfica da língua utilizada fica ao critério dos autores. Os textos em língua portuguesa podem ser escritos em Português Europeu ou Português do Brasil, desde que usados de forma consistente. O mesmo se aplica ao inglês e ao espanhol, aceitando-se diferentes variedades desde que usadas de forma consistente.
  5. Os autores indicam, desde a submissão, a autoria completa do manuscrito, uma vez que não são admitidas inclusões posteriores de autoria.
  6. Os autores indicam, desde a submissão, a existência de conflito de interesses.
  7. Aquando da submissão inicial, os autores preenchem todos os metadados requeridos pela plataforma.
  8. Caso se aplique, os autores devem obter permissão para o uso de material protegido por direitos de autor.
  9. Os autores asseguram que foram obtidos o consentimento informado e a autorização para publicação de imagens ou de qualquer outra informação que identifique os participantes em estudos. Os autores devem assegurar-se que nomes verdadeiros ou imagem de rostos nítidas dos participantes constam com o expresso consentimento dos próprios.
  10. Os autores concordam com a declaração de direitos de autor.
  11. Todas as propostas de artigos são submetidas a uma avaliação preliminar de qualidade e relevância por parte da Comissão Editorial e, caso passem essa fase, são enviadas para avaliação externa por, no mínimo, dois revisores independentes, em regime de duplo anonimato de autores e revisores (double-blind review). Compete à Comissão Editorial, em face dos pareceres recolhidos, da avaliação realizada pelos coordenadores do dossiê temático quando for esse o caso, e da sua própria avaliação, aceitar, recusar ou aceitar com alterações as propostas submetidas.
  12. A revista não cobra aos autores taxas de submissão, de revisão ou de publicação dos seus artigos.
  13. A submissão é feita obrigatoriamente através do Modelo pré-formatado para submissão de artigos à Comunicação Pública , disponível em https://journals.ipl.pt/cpublica/about/submissions .

 

Organização da informação

É obrigatório a utilização dos Modelos Pré-formatados e o preenchimento da totalidade das informações pedidas, nomeadamente:

1) título do artigo

2) nome(s) do(s) autor(es); instituição; correio eletrónico; ORCID. Estes dados ficarão disponíveis na versão publicada do artigo, pelo que, ao fornecê-los, consente a sua divulgação. Nos artigos com vários autores, a contribuição individual de cada autor segue os princípios indicados na metodologia Contributor Roles Taxonomy (CRedit); em artigos baseados em dissertações ou teses, o nome do autor/aluno deve constar primeiro, seguindo-se o(s) do(s) orientador(es).

2) nota biográfica até 150 palavras.

4) agradecimentos e financiamentos (opcional), colocando a identificação da entidade de financiamento;

5) título do artigo, resumo e palavras-chave em português e em inglês em maiúsculas.

6) em artigos baseados em dissertações ou teses não publicadas anteriormente, deverá ser inserida uma nota, antes do início do artigo, com essa informação.

7) Os textos em língua portuguesa devem ser coerentes relativamente ao acordo ortográfico escolhido. 

8) não ignorando as diferenças de ortografia que se registam entre os países de língua portuguesa, recomenda-se que se respeitem as particularidades de redação do português nas suas diversas variedades (Brasil, Angola, Moçambique…), assim como as do inglês e do espanhol.

 

Materiais aceites para publicação

Podem ser submetidos à Comunicação Pública

ARTIGOS e ENSAIOS - os textos completos dos artigos, com bibliografias e anexos, não devem exceder os 50.000 caracteres (com espaço). (Modelo pré-formatado para submissão de artigos à Comunicação Pública)

RECENSÕES - os textos completos, com bibliografias e anexos, não devem exceder os 15.000 caracteres (com espaço). (Modelo pré-formatado para submissão de recensões à Comunicação Pública)

DOSSIÊS - conjuntos de pelo menos quatro artigos com unidade temática, especialmente organizados para a revista. Os organizadores deverão começar por submeter uma proposta de dossiê ( Dossier Proposal).

 

Normas de Estilo

A revista Comunicação Pública segue a norma APA 7.

- As citações dentro do texto seguem a ordem (autor-data).

Exemplos:

Segundo Mitchell (2017, p. 189) … ou (Mitchell, 2017, p. 189)

Segundo Mitchell, Smith e Thomson (2017, p. 189) … ou (Mitchell, Coyne e Thomson, 2017, p. 189)

Segundo Clore et al. (2017, p. 189) … Ou (Clore et al., 2017, p, 189)

Segundo vários autores (e.g., Mitchell, 2017; Smith, 2000)

Smith (2000, citado por Mitchell, 2017) ... Or (Smith, 2000, citado por Mitchell, 2017)

- Se a publicação tiver 21 ou mais autores, mencionam-se os nomes dos primeiros dezanove, seguidos por vírgulas e por três pontos, antes do último autor (aqui não se
utiliza o “&”). No total, só deverão ficar visíveis vinte autores

- As citações fazem-se dentro de aspas curvas duplas (“ ”), em texto normal e não em itálico. As citações com 40 ou mais palavras figuram destacadas do corpo do texto, em tabulação 2, letra dois pontos inferior e sem aspas.

- Não se usam expressões como idem, ibidem, apud, op. cit… 

- As referências bibliográficas devem ser inseridas no final do artigo, respeitando a seguinte estrutura formal:

MONOGRAFIAS:

Mitchell, J. A., & Thomson, M. (2017). A guide to citation (3rd Ed.). London Publishings.

ARTIGOS DE PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS:

Mitchell, J. A. (2017). How citation changed the research world. The Mendeley62(9), 70-81.

ARTIGOS DE PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS online:

Mitchell, J. A. (2017). How citation changed the research world. The Mendeley62(9). https://www.mendeley.com/reference-management/reference-manager

OBRAS COM EDITOR LITERÁRIO:

William, S. T. (Ed.) (2015). Referencing: a guide to citation rules. My Publisher.

ARTIGOS OU CAPÍTULOS EM OBRAS COM EDITOR LITERÁRIO:

Troy, B. N. (2015). Harvard citation rules. In S. T. Williams (Ed.), A guide to citation rules (pp. 34-89). NY Publishers.

EBOOK:

Mitchell, J. A., Thomson, M., Coyne, R. P. (2017). A guide to citationE-book library. https://www.mendeley.com/reference-management/reference-manager

DISSERTAÇÕES:

Bonacho, F. (2013). A leitura em ambiente digital: Transliteracias da comunicação. [Tese de Doutoramento não publicada]. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Condições para Submissão

Os autores devem verificar o formato da submissão, seguindo a lista abaixo. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Todas as submissões devem cumprir os seguintes requisitos:

1) os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF

2) é usado o Modelo Pré-Formatado da revista Comunicação Pública

3) a fonte é Times New Roman

4) os títulos estão a negrito, centrados, usam fonte de 16 pontos, espaçamento de 1,5

5) a identificação usa fonte de 11 pontos, o(s) nome(s) do(s) autor(es) a negrito, a instituição e o correio eletrónico entre parenteses, espaçamento simples e parágrafo centrado

6) as biografias usam fonte de 12 pontos, espaçamento de 1,5, parágrafo justificado

7) os resumos usam fonte de 11 pontos, espaçamento de 1,5, parágrafo justificado

8) o corpo do texto está em espaço 1,5, parágrafo justificado; usa fonte de 12 pontos, títulos a 14 pontos e subtítulos a 12 pontos

9) as citações destacadas usam fonte de 10 pontos e iniciam na tabulação 2

10) as notas de rodapé usam fonte de 10 pontos, espaçamento simples

11) a palavra REFERÊNCIAS usa-se em maiúscula, com fonte a 12 pontos; as referências usam fonte de 11 pontos, justificadas, com espaçamento simples

12) quando disponíveis, são fornecidos URLs para as referências

13) usa-se itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL)

14) as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos

15) os gráficos e as tabelas devem estar em formato editável

16) o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista

17) a contribuição é ORIGINAL e INÉDITA e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar à Coordenação Editorial

18) se o texto for baseado numa dissertação ou tese ainda não publicada, o autor deverá ter uma nota na primeira página com essa declaração

Artigos

Section default policy

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.