Esteves, João Pissarra (2019). Comunicação política e democracia. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 387 pp. ISBN: 978-989-26-1735-0

Authors

  • Vasco Ribeiro Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CITCEM

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.11246

Abstract

Uns anos antes de Gustave Le Bon ter publicado Psychologie des Foules (1895) e de Gabriel Tarde (1901) ter diferenciado multidão de público nos seus estudos, o político e historiador português Joaquim de Oliveira Martins tinha publicado um curioso artigo no qual já definia público como “poderoso, invencível como a fatalidade; histérico como uma mulher nervosa; ingénuo como uma criança” (Oliveira Martins, 1924 [1886], p. 88) e levantava alguma inquietude na relação entre o cidadão e os media: “Quantas vezes nos terás chamado importuno e maçador, porque tentamos obrigar-te a pensar, pondo-te diante dos olhos os problemas capitais da vida económica da nação, os problemas da tua vida? Queres nervos excitados: as notícias de sensação e escândalos” (Ibid., p. 90). Consegue ainda descrever o cinismo do cidadão face à política, bem como o seu consequente afastamento: “Ralhas rabugento sempre dos políticos, e fabrica-los à tua imagem e semelhança. Se eles te não iludem, se não lisonjeiam as tuas depravações, ou os teus caprichos, apedreja-los. [...] Aborrece-te o trabalho de pensar e refletir; ajustas essa empreitada com os teus representantes que escolhes ao acaso, de olhos fechados” (Ibid., p. 91). Apesar de o “grande anónimo” (Ibid., p. 89) ter sido descrito mais num estilo agastado do “Zé Ninguém” de Wilhelm Reich (1972) do que no da “public opinion” de Walter Lippmann (1922), este pequeno texto de Oliveira Martins conseguiu levantar a velha problematização que sempre inquietou antigos publicistas, eruditos, historiadores, filósofos, sociólogos e os atuais investigadores em ciências sociais que se concentram na tentativa de compreender o extenso trinómio poder-media-público, que tão bem representa os pilares da comunicação política.

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Author Biography

  • Vasco Ribeiro, Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CITCEM

    Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CITCEM
    Via Panorâmica, s/n
    4150-564 Porto

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Published

2021-08-06

How to Cite

Esteves, João Pissarra (2019). Comunicação política e democracia. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 387 pp. ISBN: 978-989-26-1735-0. (2021). Comunicação Pública, 15(29). https://doi.org/10.4000/cp.11246