Ten-minute talks

podcasting as a communication studies education tool

Authors

  • Catarina Menezes Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria
  • Maria José Gamboa Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria https://orcid.org/0000-0003-3273-4773
  • Leonel Brites Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria https://orcid.org/0000-0003-1667-3018
  • Marta Oliveira Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria https://orcid.org/0000-0002-5497-8827

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.65

Keywords:

podcast, education, communication, technology

Abstract

The characteristics of the podcast format make it appealing for integration in various areas, namely in educational contexts, either as a complementary support to teaching or as an object of production itself. An interview podcast is presented, as an extracurricular project developed in the context of higher education, with the mission of providing a training space for Communication students. From participant observation and the application of a questionnaire, a global analysis of the project is made, considering the students' perceptions about the development of their technical, professional, communicational, cultural and relational skills. The data shows that this development is positively related to a pedagogical exploration of the podcast, confirming the training potentialities associated with digital technology.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Catarina Menezes, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria

    Doutorada em Letras, Ciências da Comunicação, Especialidade Media e Sociedade, tem uma Pós-graduação em Ciências da Comunicação - Estudo dos Media e Jornalismo. É licenciada em Ciências da Comunicação – Audiovisuais e Media Interativos e em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses/Franceses. É Professora Adjunta do Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.  Integra o Centro de Investigação Estudos em Educação e Inovação.  Tem vindo a privilegiar como áreas de atuação e investigação: jovens, usos dos media e cidadania, análise dos media e espaço público e literacia para os media.

  • Maria José Gamboa, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria

    Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra. Doutorada em Didática pela Universidade de Aveiro. É Professora Adjunta do Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.  Integra o Centro de Investigação - Estudos em Educação e Inovação. As suas áreas de interesse investigativo são as Literacias, a Leitura e a Formação de Leitores.

  • Leonel Brites, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria

    Doutorado em Belas-Artes, Especialidade em Design de Comunicação, tem uma Pós-graduação em Design e Produção Gráfica/Intermédia e é licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia. É designer gráfico profissional desde 2005, tendo trabalhado em diferentes áreas do Design de Comunicação, como o Branding, Design Editorial e Multimédia. É Professor Adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Como investigador, integra o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – Universidade de Coimbra, com interesses de investigação nos domínios da Comunicação Visual, Produção Gráfica, Novas Tecnologias, Metodologias de Design e Literacia para os Media.

  • Marta Oliveira, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria

    Licenciada em Comunicação e Media pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, é, desde 2019, bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia na mesma instituição, desempenhando funções nos laboratórios de comunicação.

References

Aguiar, C., Carvalho, A. A. A. & Maciel, R. (2009). Podcasts na Licenciatura em Biologia Aplicada: Diversidade na Tipologia e Duração. In A. Carvalho (Org.), Actas do Encontro sobre Podcasts, 22-38. Centro de Investigação em Educação (CIEd).

Balzen, R. (2017, 8 de dezembro). Podcasting is THE Democratic Medium. Discover Pods [online]. https://discoverpods.com/podcasting-democratic-medium/

Berry, R. (2006). Will the iPod Kill the Radio Star? Profiling Podcasting as Radio. The International Journal of Research into New Media Technologies, 12(2), 143-162. https://www.researchgate.net/publication/249827460_Will_the_iPod_Kill_the_Radio_StarProfiling_Podcasting_as_Radio

Bonini, T. (2015). The Second Age of Podcasting: reframing podcasting as a new digital mass medium. Quaderns del CAC 41(18), 28-33. https://www.cac.cat/sites/default/files/2019-01/Q41_Bonini_EN_0.pdf

Cardoso, G., Paisana, M. & Pinto-Marinho, A. (2020). Reuteurs Digital News Report 2020 - Portugal. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2020/06/DNR_PT_2020_19Jun.pdf

Carvalho, A. A. A., Aguiar, C., Cabecinhas, R. & Carvalho, C. J. (2008). Influence of Podcasts characteristics on Higher Students’ Acceptance. C. J. Bonk, M. M. Lee & T.H. Reynolds (Eds.), Proceedings of E-Learn, 3625-3633. Association for the Advancement of Computing in Education. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8459/1/Carvalho%20et%20al-E-learn%202008.pdf

Carvalho, A. A., Aguiar, C. & Maciel, R. (2009a). Podcasts no Ensino Superior em Regime Blended-Learning: um estudo na Universidade do Minho. In A. Carvalho (Org.), Actas do Encontro sobre Podcasts, 22-38. Centro de Investigação em Educação (CIEd).

Carvalho, A. A., Aguiar, C. & Maciel, R. (2009b). Taxonomia de Podcasts: da criação à utilização em contexto educativo. In A. Carvalho (Org.), Actas do Encontro sobre Podcasts, 96-109. Centro de Investigação em Educação (CIEd).

Castro, R. V. & Sousa, M. L. (1998). Hábitos e atitudes de leitura dos estudantes portugueses. In R. V. Castro & M. L. Sousa (Orgs.), Entre linhas paralelas: estudos sobre o português nas escolas, 129-147. Angelus Novus.

Celaya, I., Ramírez-Montoya, M. S., Naval, C. & Arbués, E. (2020). Uses of the podcast for educational purposes. Systematic mapping of the literature in WoS and Scopus (2014-2019). Revista Latina de Comunicación Social, 77, 179-201. https://www.researchgate.net/profile/Concepcion-Naval/publication/343349870_Uses_of_the_podcast_for_educational_purposes_Systematic_mapping_of_the_literature_in_WoS_and_Scopus/links/5f24561ba6fdcccc439fc08c/Uses-of-the-podcast-for-educational-purposes-Systematic-mapping-of-the-literature-in-WoS-and-Scopus.pdf

Cordeiro, P. (2005, março). Experiências de rádio produzidas para e por jovens: o panorama português das rádios universitárias. Comunicação apresentada no II Congreso Iberoamericano de Comunicación Universitaria, Granada. http://dialogo.ugr.es/cicu2005/com/com-31.pdf

Cruz, S. & Carvalho, A. A. (2007). Podcast: A Powerful Web Tool for Learning History. In M. Nunes & M. McPherson (Eds.). IADIS International Conference, e-Learning 2007- Proceedings. Lisboa: IADIS, pp. 313-318. http://www.iadisportal.org/digital-library/podcast-a-powerful-web-tool-for-learning-history

De Maeyer, J. (2017, 24 de maio). Podcasting Is the New Talk-Radio. The Atlantic [online]. https://www.theatlantic.com/technology/archive/2017/05/how-podcasting-is-shaping-democracy/524028/

Deal, A. (2007, 4 de junho). Podcasting. Teaching with technology. Carnegie Mellon University. https://www.cmu.edu/teaching/technology/whitepapers/Podcasting_Jun07.pdf

Dearman, P. R. & Galloway, C. J. (2005). Putting podcasting into perspective. S. Healy, B. Berryman, & D. Goodman (Eds.), Radio in the World: Radio Conference 2005, 535-546. RMIT Melbourne.

Dewey, J. (1938). Experience and education. Macmillan.

Dionísio, M. L. & Ficher, A. (2010). Literacia(s) no Ensino Superior: configurações em Práticas de Investigação. Universidade do Minho – Centro de Investigação em Educação (CIEd) (Ed.), Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades: Actas do Congresso Ibérico, 289-300. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10582/3/Dionísio%20%26%20Fischer%202010.pdf

Drew, C. (2017). Educational podcasts: A genre analysis. E-Learning and Digital Media 14(4), 201-211. https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2042753017736177

Edison Research (2020). The Infinite Dial 2020. http://www.edisonresearch.com/wp-content/uploads/2020/03/The-Infinite-Dial-2020-U.S.-Edison-Research.pdf

Franklin, B., Hamer, M., Hanna, M., Kinsey, M. & Richardson, J. E. (2005). Audience fragmentation. Key concepts in journalism studies, 16, 20. SAGE Publications Ltd.

Freire, E. P. A. (2013). Construção de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Inter-Ação 38(3), 711-730. https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/20810/15673

Freire, E. P. A. (2015). Aprofundamento de uma estratégia de classificação de podcasts na educação. Revista Linhas 16(32), 391-411. https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816322015391/pdf_99

Freire, E. P. A. (2017). Podcast: Breve História de uma Nova Tecnologia Educacional. Educação em Revista, 18(2), 55-70. https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/issue/view/437

Freire, P. (1971). Extensão ou comunicação? (8.ª ed.). Paz e Terra.

García, J. A. & Díaz, R. (Coords.). (2019). Lectura, sociedad y redes. Marcial Pons.

Gill, C. F. (2016). Uma experiência de pesquisa sobre podcast no ensino de literatura. Ciclo Revista. https://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/ciclo/article/download/262/175

Hammersley, B. (2004, 12 de fevereiro). Audible Revolution. The Guardian [online]. em: https://www.theguardian.com/media/2004/feb/12/broadcasting.digitalmedia

Ijuim, J. K. (2013). Jornal escolar e vivências humanas: um roteiro de viagem. UBI, LabCom, Livros LabCom. www.labcom.ubi.pt/ficheiros/20131017-201307_jorgeijuim.pdf

Kolb, D. A. (1984). Experiential learning: Experience as the source of learning and development. Prentice-Hall.

Lacruz, A. & Díaz, R. (2019). Lecturas compartidas y socializadas. In J. A. García & R. Díaz (Coords.), Lectura, sociedad y redes. Marcial Pons.

Leite, Q., Aranha, S. & Leite, B. (2017). A produção de podcasts por estudantes do Ensino Médio sobre a língua portuguesa e a comunicação verbal. DECT – Debates em Educação Científica e Tecnológica 7(2), 44-64. https://ojs2.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/796/568

Marques, C. & Carvalho, A. A. A. (2011). Podcasts no Ensino Superior: Um Estudo em Licenciaturas de Gestão. In Education Society Chapter (IEEE) (Ed.), TICAI 2019 – TIC’s para a Aprendizagem da Engenharia (pp. 161-166). Edições Politema – Fundação Instituto Politécnico do Porto. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/15743

Mata, J. T., Neves, J. S., Lopes, M. & Ávila, P. (Coords.). (2020, 30 de setembro). Primeiros resultados do estudo Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário. Apresentado em Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário, ISCTE, Lisboa.

Miller, M. (2006, 21 de maio). ‘Podfather’ plots a radio of his own. LA Times [online]. https://www.latimes.com/archives/la-xpm-2006-may-21-ca-podfather21-story.html

Moura, A. (2009). O Telemóvel para ouvir e gravar Podcasts: exemplos no Ensino Secundário. In A. Carvalho (Org.), Actas do Encontro sobre Podcasts, 39-64. Centro de Investigação em Educação (CIEd).

Mourão, M. & Pereira, S. (2018). Rádio e Educação para os Media: dinamização de comunicação radiofónica em contexto escolar. Observatorio (OBS*) Journal, 12(4) 159-177. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/57080

Nataatmadja, I. & L. E. Dyson (2008). The Role of Podcasts in Students’ Learning. International Journal of Interactive Mobile Technologies 2(3), 17-21. https://www.researchgate.net/publication/26521019_The_Role_of_Podcasts_in_Students%27_Learning

Nielsen, S. N, Andersen, R. H. & Dau, S. (2018). Podcast as a Learning Media in Higher Education. In K. Ntalianis, A. Andreatos & C. Sgouropoulou (Eds.), Proceedings of the 17th European Conference on e-Learning, 424-430. Academic Conferences and Publishing International.

Ord, J. (2012). John Dewey and Experiential Learning: Developing the theory of youth work. Youth & Policy, 108, 55-72. https://www.researchgate.net/publication/270338098_John_Dewey_and_Experiential_Learning_Developing_the_theory_of_youth_work

Pinheiro, L. (2020). O Consumidor na Era da Comunicação Digital: o Caso do Podcast [Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais]. Universidade Fernando Pessoa. https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/9036/1/DM_33261.pdf

Pires, M. N. C., Souza, R. & Balça, Â. (2016). Leitura e formação no Ensino Superior: Problematização sobre a formação de leitores no Brasil e em Portugal. Desenredo - Revista do programa Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, 12(2), 335-352. http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/6418/4060

Reis, A. I. (2018). O Áudio Invisível: Uma análise ao podcast dos jornais portugueses. Revista Lusófona de Estudos Culturais 5(1), 209-225.

Quah, N. (2017, 4 de outubro). The Three Fundamental Moments of Podcasts' Crazy Rise. Wired [online]. https://www.wired.com/story/podcast-three-watershed-moments/

Quah, N. (2019, 30 de setembro). We’re Entering the Era of Big Podcasting. Vulture [online]. https://www.vulture.com/2019/09/podcasting-history-three-eras.html

Rocha, A. & Coutinho, C. (2009). GeomCasting: um estudo com alunos do ensino secundário. In A. Carvalho (Org.), Actas do Encontro sobre Podcasts, 238-250. Centro de Investigação em Educação (CIEd).

Schön, D. A. (1984). The Reflective Practicioner: How Professionals Think in Action. Basic Books.

Silva, V. (2010). As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e a Política da Língua Portuguesa. Edições Almedina.

Published

2021-12-15

Issue

Section

DOSSIÊ TEMÁTICO: Os novos territórios do podcast

How to Cite

Ten-minute talks: podcasting as a communication studies education tool. (2021). Comunicação Pública, 16(31). https://doi.org/10.34629/cpublica.65