Media literacy in promoting active aging

theoretical reflection

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.475

Keywords:

active aging, education, education and media literacy

Abstract

Education contributes to enhancing individual and community transformation. Associated with this process, there are currently new educational phenomena, such as Education and Media Literacy. It is important to clarify and reflect on how Education and Media Literacy can influence the Aging process, namely its purpose, as well as the challenges that arise, in the sense of promoting Active Aging. A narrative review was carried out, with the aim of describing the state of the art, in order to carry out a critical-reflexive analysis. It is urgent to recognize Media Literacy as a promoter of the exercise of a set of actions that characterize democratic societies, promoters of a participatory and critical citizenship, recognizing individual autonomy and the quality of life of all individuals, regardless of age.

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Author Biographies

  • Joana Bernardo, Health Sciences Research Unit: Nursing, Nursing School of Coimbra

    Concluiu a Licenciatura em Enfermagem em 2012, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e o Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em 2018. Frequenta o Doutoramento em Ciências da Educação – especialidade de Educação, desenvolvimento comunitário e formação de adultos – , pela Universidade de Coimbra – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É bolseira de Investigação na  Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), na Escola Superior de  Enfermagem de Coimbra. Atua na área das Ciências da Saúde com ênfase no domínio de Enfermagem, bem como na Educação e formação de adultos.

  • Ricardo, The Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA:E), Nursing School of Coimbra (ESEnfC), 3000 Coimbra, Portugal

    Concluiu a Licenciatura em Enfermagem em 2010 pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação em 2020 pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. Desde 2020, é doutorando em Ciências da Educação, especialidade de Educação, desenvolvimento comunitário e formação de adultos. Atualmente, é bolseiro de Investigação na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Atua na área das Ciências da Saúde com ênfase no domínio de Enfermagem, bem como na Educação e formação de adultos.

  • Hugo Loureiro, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Portugal

    Concluiu a Licenciatura em Enfermagem em 2010 pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Mestrado em Gestão e Economia da Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em 2014. Em 2022 concluiu o Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Médico-cirúrgica pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. É enfermeiro no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Assistente Convidado na Escola Superior de Saúde de Leiria.

  • Elaine Santana, The Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA:E), Nursing School of Coimbra (ESEnfC), 3000 Coimbra, Portugal

    Investigadora de Pós-doutoramento na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Doutorada e Mestre em Memória pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) (2020 - Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade; na linha de pesquisa Memória, Envelhecimento e Dependência Funcional - Área de concentração: Multidisciplinaridade da Memória) com realização de Estágio de Doutoramento Sanduíche na Universidade de Évora (Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, 2018 - 2019). Foi docente na disciplina de Cuidados em Saúde do curso de Enfermagem no Centro Universitário de Tecnologia e Ciências (UniFTC) de Vitória da Conquista. Investigadora vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento Humano - NIEPEH/UESB.

  • Rosa Silva, The Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA:E), Nursing School of Coimbra (ESEnfC), 3000 Coimbra, Portugal

    Doutorada em Enfermagem; Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria; Pós-graduada em Supervisão Clínica e Mestre em Enfermagem. Investigadora júnior na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Atualmente é responsável pelo eixo estratégico da UICISA: E no que diz respeito à Extensão à Sociedade e ao envolvimento do público e dos doentes. Professora auxiliar no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Porto (2012 a 2020). Colaborou em várias unidades curriculares no âmbito da Licenciatura em Enfermagem, Curso de Especialização em Saúde Mental e Psiquiatria, e no mestrado em Gerontologia e Cuidados Geriátricos. Trabalhou como enfermeira de cuidados gerais em contexto de cirurgia geral (2003 a 2012).

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Published

2022-12-15

Issue

Section

Special Issue: Media Literacy: Strategies to Intensify Citizenship and Democracy

How to Cite

Media literacy in promoting active aging: theoretical reflection. (2022). Comunicação Pública, 17(33). https://doi.org/10.34629/cpublica.475