Entrevista com Hugh O’Donnell por Anabela de Sousa Lopes e Maria José Mata
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.7743Abstract
Hugh O’Donnel é Leitor de Linguagem e Media na Glasgow Caledonian Unversity e membro da Association of Cultural Studies e da Association for Contemporary Iberian Studies.
Como investigador, tem centrado o seu trabalho na análise comparativa de produtos da cultura popular, com destaque para publicações sobre temas como a mediatização do desporto (Sport and National Identity in the European Media), as telenovelas (Good Times, Bad Times: Soap Operas and Society in Western Europe), as representações da monarquia (Media, Monarchy and Power Media) e as notícias televisivas (Someone Else's News, Someone Else's Truth: Television News and Public Debate). Um dos aspectos mais interessantes do seu trabalho é a combinação do interesse pela teoria hegemónica neo-gramsciniana com uma abordagem foucaultiana à análise de discurso.
Embora a maior parte dos seus estudos incida sobre a realidade cultural da Europa Ocidental, O’Donnel tem procurado, amiúde, alargar o seu campo de investigação a outras regiões: América do Norte, América Latina e Rússia são alguns dos exemplos. Foi, aliás, esta preocupação de alargamento de horizontes de observação que o levou a aprender mandarim, com o objectivo de poder vir a estudar adequadamente a cobertura dos últimos Jogos Olímpicos.
Professor visitante em universidades nos Estados Unidos, na Argentina, em Espanha e na Rússia, esteve recentemente em Portugal, no âmbito do Curso de Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.
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