Stephen Waddington (ed.) - CIPR. Share this: the social media handbook for PR professionals

Authors

  • Ana Isabel Alves Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas, Escola Superior de Comunicação Social (IPL)

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.603

Abstract

Share This: The Social Media Handbook for PR Professionals, do Chartered Institute of Public Relations, enfatiza a importância do uso dos instrumentos dos social media na definição da estratégia de relações-públicas (RP) de uma organização. Este manual é uma coletânea de 24 textos escritos por profissionais das RP que utilizam os social media no seu dia a dia. A criação do livro surgiu no âmbito dos workshops sociais de verão (de 2010 e 2011) do Chartered Institute of Public Relations realizados por Philip Sheldrak1 e Gemma Griffiths,2 responsáveis pelo painel dos social media. Os intervenientes dos workshops foram convidados a participar na criação do manual, que foi editado por Stephen Waddington,3 em apenas 3 meses, de uma forma peculiar: através do uso da ferramenta Google Documents, através da qual os colaboradores podiam redigir os seus textos num só documento, ver os textos dos colegas, trocar experiências e opiniões instantâneas e, ainda, comentar os textos uns dos outros ‒ um trabalho de equipa. O Chartered Institute of Public Relations, fundado em 1948, em Inglaterra, “é uma rede de comunicadores profissionais que atuam internacionalmente”4 e que, neste momento, conta com mais de 9000 membros. Tem como missão “apoiar os membros e ser um centro de excelência para os profissionais de relações-públicas em todo o mundo”, através da organização de eventos, reuniões e formações, presenciais e virtuais, para que todos possam participar. Promove um alargamento do leque de funções tradicionais das RP, que devem também abranger as funções de gestão de crises, a reputação da organização, a coordenação da responsabilidade social e a comunicação financeira. Assim, exige-se que os profissionais sejam excelentes comunicadores (expressão verbal e escrita), com competências pessoais de liderança e resistência ao stress e com um vasto conhecimento em todas as áreas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Referência do documento impresso

Ana Isabel Alves, «Stephen Waddington (ed.) - CIPR. Share this: the social media handbook for PR professionals », Comunicação Pública, vol.8 n14 | 2013, 135-142.

Referência eletrónica

Ana Isabel Alves, «Stephen Waddington (ed.) - CIPR. Share this: the social media handbook for PR professionals », Comunicação Pública [Online], vol.8 n14 | 2013, posto online no dia 01 junho 2014, consultado o 20 dezembro 2021. URL: http://journals.openedition.org/cp/603; DOI: https://doi.org/10.4000/cp.603

Published

2021-12-20

How to Cite

Stephen Waddington (ed.) - CIPR. Share this: the social media handbook for PR professionals . (2021). Comunicação Pública, 8(14). https://doi.org/10.4000/cp.603