Rosa, António Machuco (2015). Do copyright às marcas registadas
história e fundamentos da propriedade intelectual. Lisboa: Chiado Editora. (194 páginas).
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.1063Abstract
Quando a internet se transformou num meio de comunicação popular, foi celebrada por políticos, sociólogos, empresários e ativistas como o coração de um novo paradigma sociotécnico da chamada sociedade em rede. A expressão, vastamente conhecida a partir dos contributos de Manuel Castells (2011), tomou forma no final da década de 90 para aludir ao início de uma nova era, baseada na organização em rede, na comunicação descentralizada e na livre circulação da informação como fundamentos para o desenvolvimento social em escalas globais. Entretanto, embora a internet tenha sido laureada no pendor da sua inicial vocação como representante revolucionária do progresso económico, do comunitarismo do saber e das relações sociais, a inclusão da informação na categoria clássica de mercadoria e o seu enquadramento como objeto de trabalho reavivaram conflitos internacionais ainda em discussão, nomeadamente no campo das leis de propriedade intelectual.
Downloads
References
Arrow, K. (1984). The economics of information. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.
Castells, M. (2011[1996]). A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 1, 4ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Gorz, A. (2005 [2003]). O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Anablume.
Shapiro, C.; Varian, H. (1998). Information Rules. Cambridge: Harvard Business School Press.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Comunicação Pública
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.