O serviço público de mídia em tempo de urgências e a necessidade de inovação em meio ao excesso

Entrevista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.971

Palavras-chave:

Serviço Público de Mídia, Comunicação Pública, Inovação Institucional, Políticas de Comunicação

Resumo

O Doutor Jorge Duarte é uma das principais referências no amplo campo de estudos da Comunicação Pública no contexto latino-americano. Nesta entrevista — concedida aos investigadores Eloisa Galdino e Elton Bruno Pinheiro — o jornalista, relações-públicas, professor e pesquisador aprofunda o debate sobre o papel do Serviço Público de Mídia (SPM) na consolidação da democracia e na promoção da cidadania. Duarte defende que o SPM deve ser plural, transparente e socialmente relevante, superando a dependência política e os modelos tradicionais. Diante do que caracteriza como um “tempo de urgências”, destaca a necessidade de uma “inovação institucional” no SPM, com abertura a parcerias, colaboração com movimentos sociais, produção independente, jornalismo de soluções e experiências interativas. Em sua perspectiva, o caso do SPM brasileiro tem o desafio particular de apresentar o relevante em meio ao excesso, garantir confiança em meio à polarização e dar sentido de cidadania em meio à fragmentação, consolidando-se como um serviço essencial à democracia.

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Biografias do Autor

  • Jorge Duarte, Associação Brasileira de Comunicação Pública – ABCPública

    Jorge Duarte é formado em Jornalismo e Relações Públicas, doutor em Comunicação Social. Pesquisador, professor de pós-graduação e autor ou organizador de diversos livros relacionados à temas como comunicação pública e corporativa, memória, políticas públicas, jornalismo, relações públicas. Curador do Programa Avançado em Comunicação Pública da Aberje/ABCPública e presidente da ABCPública. Analista da Embrapa desde 1990, atuou de 2004 a 2012 na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, onde dirigiu o Núcleo de Comunicação Pública. Recebeu o Prêmio Educador do Ano (2021) e o Prêmio Jabuti (2024).

  • Elton Bruno Pinheiro, Universidade de Brasília

    Investigador Integrado e Professor de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (UM). Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Doutorado em Comunicação e Sociedade, pela UnB. Pós-doutorado em Ciências da Comunicação, pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS / UM). Mestrado em Comunicação e Culturas Mediáticas Audiovisuais e Bacharelado em Comunicação Social, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Estuda Serviços Públicos de Média, Jornalismo e Som, em suas relações com a qualidade da informação, a literacia mediática e a inovação.

  • Eloisa Galdino, Universidade de Brasília

    É comunicóloga e mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe. Atua nas áreas de gestão em comunicação e em políticas públicas desde a graduação. Foi Diretoria de Marketing e Multimeios da Prefeitura de Aracaju de 2000 a 2006, secretária de Comunicação do Estado de Sergipe de 2007 a 2009. Em 2009, assumiu a Secretaria de Estado da Cultura, onde permaneceu até janeiro de 2015. Atuou no planejamento e execução de projetos de festivais de cinema, música e cultura. Também foi professora substituta de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe de 2005 a 2007. E membro do Conselho Nacional de Incentivo à Cultura. Atualmente é Assessora de Participação Social e Diversidade da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília; e é aluna especial de disciplinas de doutorado na Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2025-12-15

Edição

Secção

Dossiê temático: Serviço Público de Média e Inovação

Como Citar

O serviço público de mídia em tempo de urgências e a necessidade de inovação em meio ao excesso: Entrevista. (2025). Comunicação Pública, 20(39). https://doi.org/10.34629/cpublica.971