Retrato geracional do consumo online de notícias em Portugal
contributos para o debate sobre literacias digitais
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.6808Palavras-chave:
Reuters Digital News Report Portugal 2019, consumo online de notícias, literacias digitais, divisão digital, retrato geracionalResumo
Com base nos dados de 2019 do Reuters Digital News Report Portugal (n=2010), produzimos um retrato geracional do consumo online de notícias em Portugal com o objetivo de investigar possíveis (des)continuidades do referencial teórico que molda as discussões sobre literacias digitais e os seus subníveis de análise, nomeadamente no que respeita à discussão sobre a divisão digital entre grupos geracionais.
Concluiu-se que, no âmbito da consulta online de notícias em Portugal, os mais jovens constituem o grupo geracional mais afastado do perfil tradicionalista, enquanto os mais velhos e seniores ainda estão mais afastados do perfil digitalista, embora a análise dos dados permita observar um esbatimento das diferenças históricas atribuídas pelo discurso estático sobre literacias digitais e divisão digital intergrupos geracionais relativamente à apropriação e ao uso de tecnologias digitais para diferentes fins.
Downloads
Referências
Amaral, I. (2020). Senior citizens and the internet. In D.L. Merskin (Ed.), The SAGE international encyclopedia of mass media and society. Thousand Oaks: SAGE.
Anderson, M., & Perrin, A. (2017, 17 maio). Tech adoption climbs among older adults. Pew Research Center. Disponível em: https://www.pewresearch.org/internet/2017/05/17/technology-use-among-seniors/
Ashley, S. (2019). News literacy. In T.P. Vos & F. Hanusch (Eds.), The international encyclopedia in journalism studies (pp.1-7). Hoboken: Wiley-Blackwell.
Aufderheide, P., & Firestone, C.M. (1993). Media Literacy. A Report of the National Leadership Conference on Media Literacy. Aspen: Aspen Institute.
Bennett, S., Maton, K., & Kervin, L. (2008). The “digital natives” debate. British Journal of Educational Technology, 39(5), 775-786.
Brites, M. J., Amaral, I., & Catarino, F. (2018). A era das “fake news”: O digital storytelling como promotor do pensamento crítico. Journal of Digital Media & Interaction, 1(1), 85-98. https://doi.org/10.34624/jdmi.v1i1.928
Buckingham, D. (2019). What price´ news literacy? [Blog post]. Disponível em: https://davidbuckingham.net/2019/03/21/what-price-news-literacy/
Cardoso, G., Paisana, M., Quintanilha, T. L., & Pais, P. C. (2018). Literacias na Sociedade dos Ecrãs. Observatório da Comunicação. Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2018/03/OberCom2018-Literacias-na-Sociedade-dos-Ecra%CC%83s.pdf
Celot, P. (2012). EAVI studies on media literacy in Europe. Media Studies, 3(6), 76-82.
Fields, J. (2019, 5 maio). We are leaving older adults out of the digital world. Techcrunch. Disponível em: https://techcrunch.com/2019/05/05/we-are-leaving-older-adults-out-of-the-digital-world/
Hague, C., & Payton, S. (2010). Digital literacy across the curriculum. Bristol: Futurelab. Disponível em: https://www.nfer.ac.uk/publications/futl06/futl06.pdf
Hargittai, E., & Hinnant, A. (2008). Digital inequality: Differences in young adults' use of the internet. Communication Research, 35(5), 602-621. https://doi.org/10.1177/0093650208321782
Hargittai, E. (2009). An update on survey measures of web-oriented digital literacy. Social Science Computer Review, 27(1), 130-137. https://doi.org/10.1177/0894439308318213
Hargittai, E., & Hsieh, Y. P. (2012). Succinct survey measures of web-use skills. Social Science Computer Review, 30(1), 95-107. https://doi.org/10.1177/0894439310397146
Harrison, J. (2006). News. London: Routledge. DOI : 10.4324/9780203625538
Helsper, E. (2017). The social relativity of digital exclusion. Communication Theory, 27(3), 223-242. https://doi.org/10.1111/comt.12110
Kajimoto, M., & Fleming, J. (2019). News literacy. In J.F. Nussbaum (Ed.), Oxford research encyclopedia of communication. Oxford: Oxford University Press. DOI : 10.1093/acrefore/9780190228613.013.848
Livingstone, S. (2008) Engaging with media: A matter of literacy? Communication, Culture & Critique, 1(1), 51-62. https://doi.org/10.1111/j.1753-9137.2007.00006.x
Livingstone, S. (2010) Digital learning and participation among youth: Critical reflections on future research priorities. International Journal of Learning and Media, 2(2-3), 1-13. doi:10.1162/IJLM_a_00046
Livingstone, S. (2011). Digital literacy and safety skills. London: LSE Research online.
Morsello, B. (2016). Digitalization of life: How technology redefine the self in the global context. EASST Review, 35(4). Disponível em: https://easst.net/article/digitalization-of-life-how-technology-redefine-the-self-in-the-global-context/
Morduchowicz, R. (2019). Towards a new literacy concept. In J.C. Mateus, P. Andrada & M.T. Quiroz (Eds.), Media education in Latin America (pp. 200-210). London: Routledge.
O'Neill, D., & Harcup, T. (2009). News values and selectivity. In K. Wahl-Jorgensen & T. Hanitzsch (Eds.), The handbook of journalism studies (pp. 161-174). London: Routledge.
Paisana, M., & Cardoso, G. (2013). A literacia como cultura dos média. In G. Cardoso (Ed.), A sociedade dos ecrãs (pp.39-65). Lisboa: Tinta da China.
Palmer, J. (2000). Spinning into control: News values and source strategies. London: Leicester University Press.
Paul, G., & Stegbauer, C. (2005). Is the digital divide between young and elderly people increasing? First Monday, 10(10). Disponível em: https://journals.uic.edu/ojs/index.php/fm/article/view/1286/1206
Pinto, M., Pereira, S., Pereira, L., & Ferreira, T.D. (2011). Educação para os media em Portugal: Experiências, actores e contextos. Lisboa: Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Obercom (2016). Reuters Digital News Report Portugal. Lisboa: Observatório da Comunicação. Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2016/09/2016_OBERCOM_Reuters_Digital_News_Report.pdf
Obercom (2017). Reuters Digital News Report Portugal. Lisboa: Observatório da Comunicação. Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2017/12/2017-Reuters-Institute-DNR-PT.pdf
Obercom (2018). Reuters Digital News Report Portugal. Lisboa: Observatório da Comunicação. Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2018/09/DNR_PT_2018.pdf
Obercom (2018). Reuters Digital News Report Portugal. Lisboa: Observatório da Comunicação. Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2019/12/RDNRP-WEB-SETEMBRO.pdf
Richardson, J. (2005). News values. In B. Franklin, M. Hamer, M. Hanna, M. Kinsey, & J. Richardson (Eds.), Key concepts in journalism studies, (pp.173-174). London: Sage.
Silverstone, R. (2004). Regulation, media literacy and media civics. Media, Culture & Society, 26(3), 440-449. https://doi.org/10.1177/0163443704042557
van Deursen, A.J.A.M., & van Dijk, J.A.G.M. (2015). Internet skill levels increase, but gaps widen. Information, Communication & Society, 18(7), 782-797. https://doi.org/10.1080/1369118X.2014.994544
Van Dijk, J.A.G.M. (2019). The digital divide. Cambridge: Polity.
William, R., & Edge, D. (1996). The social shaping of technology. Research Policy, 25(6), 865-899. https://doi.org/10.1016/0048-7333(96)00885-2
Wu, Y.H, Damnée, S., Kerhervé, H., Ware, C., & Rigaud, A.S. (2015). Clinical Interventions in Aging, 10, 193-201. https://doi.org/10.2147/CIA.S72399
Yang, Y. (2010). Aging, cohorts, and methods. In R. H. Binstock & L. K. George. (Eds.), Handbook of aging and the social sciences (pp. 17-30). Burlington: Elsevier. DOI : 10.1016/B978-0-12-380880-6.00002-2
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.