Animismo e outros ensaios

sobre fotografia e cinema (2023), de Margarida Medeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.907

Palavras-chave:

animismo, ontologia da imagem, fotografia, cinema, fantasmagoria

Resumo

Animismo e outros ensaios (2023), de Margarida Medeiros, constitui uma obra essencial para pensar a fotografia e o cinema enquanto tecnologias atravessadas por afetos, pulsões e forças invisíveis. Através de nove ensaios e um apêndice, Medeiros propõe uma leitura indisciplinar dos média, problematizando os limites ontológicos e políticos da imagem técnica. O conceito de animismo, central ao volume, serve como operador teórico para compreender a vitalidade sensível das imagens, desafiando visões racionalistas e antropocêntricas. A obra reatualiza debates sobre índice, documento, fantasmagoria, transparência e retrato, articulando uma crítica incisiva com produtivismo académico e à disciplinarização do saber. Com uma escrita ensaística e crítica, Medeiros oferece uma reflexão sobre as imagens enquanto formas de resistência e pensamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lorena Travassos, Instituto de Comunicação da Nova - ICNOVA

    Integrated researcher at ICNOVA and professional photographer. Ph.D. in Communication Sciences from ICNOVA, with a dissertation on the representation of Brazilians in contemporary Portuguese photography. Academic interests include photography, visual culture, post-colonial studies, and media theory. Currently Invited Assistant Professor at NOVA University Lisbon, teaching in the fields of photography and cinema. Assistant researcher in the Photo Impulse project (FCT – PTDC/COM-OUT/29608/2017) between 2019 and 2022, focusing on the visual archives of the Anthropological Missions in Angola and São Tomé and Príncipe during the 20th century. Work bridges academic research and artistic practice, contributing to exhibitions, catalogs, curatorial projects, and photographic production. Publications include national and international journals, with regular participation in conferences on photography, archives, and contemporary image theory. 

Referências

Barthes, R. (1961). La Photographie dans les actualités. Communications, 1(1), 127–138.

Barthes, R. (1980/1984). A câmara clara: Nota sobre a fotografia (J. P. Monteiro, Trad.). Vega.

Epstein, J. (1921). Bonjour cinéma. Éditions de la Sirène.

Gunning, T. (1997). Tracing the individual body: Photography, detectives, and early cinema. In L. Charney & V. R. Schwartz (Eds.), Cinema and the invention of modern life (pp. 15–45). University of California Press.

Medeiros, M. (2000). Fotografia e narcisismo: O auto-retrato contemporâneo. Vega.

Medeiros, M. (2010). Fotografia e verdade: Uma história de fantasmas. Edições 70.

Medeiros, M. (2023). Animismo e outros ensaios. Sistema Solar.

Merzeau, L. (2003). Portraits de l’absence: Vers une ontologie du visage. In Figures de l'absence (pp. 55–70). CNRS Éditions.

Morin, E. (1956/2005). O cinema ou o homem imaginário (2.ª ed.). Edições 70.

Mulvey, L. (2002). Visual pleasure and narrative cinema. In A. Easthope & K. McGowan (Eds.), A critical and cultural theory reader (pp. 273–283). University of Toronto Press.

Sekula, A. (1984). Photography against the grain: Essays and photo works, 1973–1983. Press of the Nova Scotia College of Art and Design.

FILMOGRAFIA:

Beloff, Z. (2015). Exile [Filme]. Zeitgeist Films.

Benning, J. (2004). Ten skies [Filme]. CalArts.

César, F. (2011). The embassy [Instalação/filme]. Portugal.

Frazier, D. (2020). Vídeo do assassinato de George Floyd [Vídeo]. Arquivo pessoal/Twitter.

Grama, J. (2020). Matéria de paredes [Fotografia/instalação]. Portugal.

Marker, C. (1962). La jetée [Filme]. Argos Films.

Sousa Dias, S. de. (2009). 48 [Filme]. Portugal.

Sundaram, V. (2001). Tracking [Filme experimental]. Índia.

Vertov, D. (1984). O homem da câmara de filmar [Filme]. Mosfilm.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Animismo e outros ensaios: sobre fotografia e cinema (2023), de Margarida Medeiros. (2025). Comunicação Pública, 20(38). https://doi.org/10.34629/cpublica.907