Esteves, João Pissarra (2019). Comunicação política e democracia. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 387 pp. ISBN: 978-989-26-1735-0

Autores

  • Vasco Ribeiro Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CITCEM

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.11246

Resumo

Uns anos antes de Gustave Le Bon ter publicado Psychologie des Foules (1895) e de Gabriel Tarde (1901) ter diferenciado multidão de público nos seus estudos, o político e historiador português Joaquim de Oliveira Martins tinha publicado um curioso artigo no qual já definia público como “poderoso, invencível como a fatalidade; histérico como uma mulher nervosa; ingénuo como uma criança” (Oliveira Martins, 1924 [1886], p. 88) e levantava alguma inquietude na relação entre o cidadão e os media: “Quantas vezes nos terás chamado importuno e maçador, porque tentamos obrigar-te a pensar, pondo-te diante dos olhos os problemas capitais da vida económica da nação, os problemas da tua vida? Queres nervos excitados: as notícias de sensação e escândalos” (Ibid., p. 90). Consegue ainda descrever o cinismo do cidadão face à política, bem como o seu consequente afastamento: “Ralhas rabugento sempre dos políticos, e fabrica-los à tua imagem e semelhança. Se eles te não iludem, se não lisonjeiam as tuas depravações, ou os teus caprichos, apedreja-los. [...] Aborrece-te o trabalho de pensar e refletir; ajustas essa empreitada com os teus representantes que escolhes ao acaso, de olhos fechados” (Ibid., p. 91). Apesar de o “grande anónimo” (Ibid., p. 89) ter sido descrito mais num estilo agastado do “Zé Ninguém” de Wilhelm Reich (1972) do que no da “public opinion” de Walter Lippmann (1922), este pequeno texto de Oliveira Martins conseguiu levantar a velha problematização que sempre inquietou antigos publicistas, eruditos, historiadores, filósofos, sociólogos e os atuais investigadores em ciências sociais que se concentram na tentativa de compreender o extenso trinómio poder-media-público, que tão bem representa os pilares da comunicação política.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vasco Ribeiro, Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CITCEM

    Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CITCEM
    Via Panorâmica, s/n
    4150-564 Porto

Referências

Bennett, L. W. (1983). News: The politics of illusion. Nova Iorque: Longman.

Blumenthal, S.. (1980). The permanent campaign: Inside the world os elite political operatives. Boston: Beacon Press.

Dinan, W., & Miller, D.. (2007). Thinker, faker, spinner, spy: Corporate PR and the assault on democracy. Londres: Pluto Press.

Eldridge, J. (Org.). (1993). Getting the message: news, truth and power. Londres: Routledge.

Esteves, J. P.. (2003). Espaço público e democracia: comunicação, processos de sentido e identidades sociais. Lisboa: Editora Colibri.

Esteves, J. P. (2004). O espaço público e os media – sobre a comunicação entre normatividade e facticidade. Lisboa: Edições Colibri.

Esteves, J. P. (2007). A ética da comunicação e os media modernos: legitimidade e poder nas sociedades complexas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Esteves, J. P. (Org.). (2007). Comunicação e identidades sociais: diferença e reconhecimento em sociedades complexas e culturas pluraristas. Lisboa: Livros Horizonte.

Esteves, J. P. (Org.). (2009). Comunicação e sociedade: os efeitos sociais dos meio de comunicação de massa. Lisboa: Livros Horizonte.

Esteves, J. P. (2011). Sociologia da comunicação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

GUMG. (1995 [1980]). Glasgow University Media Group, a Reader: News content, language and visuals. Londres/Nova Iorque: Routledge.

Habermas, J. (2012). A transformação estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Le Bon, G. (1895). Psychologie des foules. Paris: Édition Félix Alcan.

Lippmann, W. (1922). Public opinion. Nova Iorque: Harcourt, Brace and Company.

Martins, J. P. O. (1924 [1886]). "Público". In António Sérgio (Ed.), Oliveira Martins: dispersos. Lisboa: Biblioteca Nacional.

Mesquita, M. (Org.). (1995). Comunicação e política. Lisboa: Cosmos.

Meyer, T. (2002). Media democracy: How the media colonize politics. Cambridge: Polity.

Miller, D., & Dinan, W. (2008). A century of spin: How Public Relations became the cutting edge of corporate power. Londres: Pluto.

Nobre-Correia, J. M. (1996). A cidade dos media. Porto: Campo das Letras.

Norris, P. (2000). A virtuous circle: Political communication in postindustrial societies. Cambridge: Cambridge University Press.

Reich, W. (1972). Escuta, Zé Ninguém. Lisboa: Publicações D. Quixote.

Rodrigues, A. D. (1985). O campo dos media. Lisboa: Vega.

Santos, J. de A.. (2012). Media e poder: o poder mediático e a erosão da democracia representativa. Lisboa: Vega.

Scammell, M. (1995). Designer politics – How elections are won. Londres: MacMillan Press.

Sousa, H (Org.). (2006). Comunicação, economia e poder. Porto: Porto Editora.

Street, J. (2011). Mass media, politics & democracy. Hampshire: Palgrave Macmillan.

DOI : 10.1007/978-1-137-01555-6

Tarde, G. (1901). L'opinion et la foule. Paris: Felix Alcan.

Traquina, N. (1993). Jornalismo: questões, teorias e "estórias". Lisboa: Vega.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Esteves, João Pissarra (2019). Comunicação política e democracia. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 387 pp. ISBN: 978-989-26-1735-0. (2021). Comunicação Pública, 15(29). https://doi.org/10.4000/cp.11246