De Buñuel ao deepfake

a evolução do Mockumentary

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.895

Palavras-chave:

mockumentary, comédia, sátira, médias digitais

Resumo

O presente artigo explora a evolução do género mockumentary, partindo de uma análise histórica com foco em obras e peças de media que marcaram e edificaram o género, levando à construção do seu próprio discurso. Num momento em que se recorre à comédia como um escape da realidade, é de notar como a mesma recorre, cada vez mais, ao real para articular o humor e efetivar a comunicação com a audiência. O mockumentary afirma-se gradualmente como um formato ubíquo no panorama mediático, e a sua gama de variantes expande-se, ampliando aquilo que podemos englobar no conceito. Na televisão, a comédia mockumentary assumiu-se como a forma dominante, e, na internet, os web mockumentaries ampliaram a extensão e o envolvimento do público nas narrativas. Atualmente a sátira digital, alicerçada em tecnologias digitais emergentes, com a utilização de inteligência artificial, de que destacamos o deepfake, e na crescente atomização dos conteúdos das redes sociais, apresenta-se como o novo campo de expansão de tensão entre realidade e representação da realidade que desde sempre carateriza o mockumentary.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Marcos Silva, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS - IPL)

    Mestre em Audiovisual e Multimédia pela Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa. Licenciado em Tecnologia da Comunicação Audiovisual pela ESMAD, Instituto Politécnico do Porto. Tem grande interesse pela área do Cinema e audiovisual, tanto no que diz respeito à produção de media, na área da realização e escrita, como no estudo da mesma nas suas vertentes históricas e estéticas.

  • Jorge Souto, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS - IPL), LIACOM - ESCS

    Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Complutense de Madrid (2006), Master em Communication and Technology pela Universidade de Brunel, Londres (2000). É docente na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa desde 1997. Entre outras funções, foi sub-director do departamento de Audiovisual e Multimédia e coordenador do Mestrado em Audiovisual e Multimédia. Foi investigador do CIMDE (Centro de Investigação em Media e Democracia), sendo atualmente investigador integrado do LIACOM (Laboratório de Investigação Aplicada em Comunicação) onde co-coordena o Arquivo de Memória Oral das Profissões da Comunicação.

Referências

Ajder, H., & Glick, J. (2021). Just joking: Deepfakes, satire and the politics of synthetic media. MIT Open Documentary Lab. https://cocreationstudio.mit.edu/just-joking/

Aristóteles. (2018). Poética (6.ª ed) (Ana Maria Valente, Trad.). Fundação Calouste Gulbenkian.

Baron, J. (2014). The archive effect: Found footage and the audiovisual experience of history. Taylor & Francis.

Bayer, G. (2006). Artifice and artificiality in mockumentaries. In G. Rhodes, & J. P. Springer (eds.), Docufictions: Essays on the intersection of documentary and fictional filmmaking (164-178). McFarland and Company.

BBC News. (2020, December 29). Deepfake queen prompts 200-plus complaints to Ofcom.

Bolter, J. D., & Grusin, R. (2000). Remediation: understanding new media. The MIT Press.

Burnay, C., & Lopes, P. (2014). Ficção, géneros e formatos: um remix audiovisual. Revista Drama — Séries de televisão, 5.

Butler, J. (1990). Gender trouble: Feminism and the subversion of identity. Routledge.

Campbell, M. (2017). The mocking mockumentary and the ethics of irony. Taboo: The Journal of Culture and Education, 11(1), 53-62.

Csönge, T. (2024). Fictionality as a rhetorical tool in political mockumentary films: The interplay of fictionality and factuality in C.S.A.: The Confederate States of America. In B. Schirrmacher, & N. Mousavi (eds.), Truth claims across media. Palgrave studies in intermediality. Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-031-42064-1_7

Dementavicieňė, A., Mikutaitė, F., & Žukauskas, A. (2024). When the post-truth devil hides in the details: A digital ethnography of virtual anti-vaccination groups in Lithuania. In B. Schirrmacher, & N. Mousavi (eds.), Truth claims across media. Palgrave studies in intermediality. Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-031-42064-1_7

Doherty, T. (2003). The sincerest form of flattery: A brief history of the mockumentary. Cinéaste, 28(4), 22–24. http://www.jstor.org/stable/41689633

Goffman, E. (1959). The presentation of self in everyday life. Penguin Books.

Goffman, E. (1974). Frame analysis: An essay on the organization of experience. Harvard University Press.

Green, J. F. (2006). This reality which is not one: Flaherty, Buñuel and the irrealism of ocumentary cinema. In G. Rhodes, & J. P. Springer (eds.), Docufictions: Essays on the intersection of documentary and fictional filmmaking. McFarland and Company.

Hight, C. (2012). Experiments in parody and satire: Short-form mockumentary series. In C. Miller (ed.), Too bold for the box office: The mockumentary from big screen to small. Scarecrow Press.

Juhasz, A., & Lerner, J. (2006). F is for phony: Fake documentary and truth’s undoing (NED-New edition, Vol. 17). University of Minnesota Press.

Knight, C. A. (1992). Satire, speech, and genre. Comparative Literature, 44(1), 22–41.

Kuehl, J. (2012). Prologue: Nothing new under the Sun—Or on film. In C. Miller (ed.), Too bold for the box office: The mockumentary from big screen to small. Scarecrow Press.

Lees, D. (2024). Deepfakes in documentary film production: images of deception in the representation of the real. Studies in Documentary Film, 18(2), 108–129. https://doi.org/10.1080/17503280.2023.2284680.

Lipkin, S. N., Paget, D., & Roscoe, J. (2006). Docudrama and mock-documentary: Defining terms, proposing canons. In G. Rhodes, & J. P. Springer (eds.), Docufictions: Essays on the intersection of documentary and fictional filmmaking. McFarland and Company.

Mendrinos, J. (2004). The complete idiot’s guide to comedy writing. Alpha Books.

Middleton, J. (2014). Documentary’s awkward turn: Cringe comedy and media spectatorship. Taylor and Francis.

Miller, C. (2012). Too Bold for the Box Office: The Mockumentary from Big Screen to Small. Lanham, MD: Scarecrow Press

Miller, C. J., & Van Riper, A. B. (2012). Mercury’s on the launch pad, but Cadillac’s on the Moon: The old negro space program. In C. Miller (ed.), Too bold for the box office: The mockumentary from big screen to small. Scarecrow Press.

Mills, B. (2004). Comedy verite: Contemporary sitcom form. Screen, 45(1), 63–78.

Musi, E., O’Halloran, K., Carmi, E., & Yates, S. (2024). Developing misinformation immunity in a post-truth world: Human computer interaction for data literacy. In B. Schirrmacher, & N. Mousavi (eds.), Truth claims across media. Palgrave studies in intermediality. Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-031-42064-1_11.

O’Brien, H. (2006). “That’s really the title?” Deconstructing deconstruction in The positively true adventures of the alleged Texas cheerleader-murdering mom (1993) and Real life (1978). In G. Rhodes, & J. P. Springer (eds.), Docufictions: Essays on the intersection of documentary and fictional filmmaking. McFarland and Company.

Oxford Languages. (2016). Word of the year 2016. “post truth.” https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/

Pramanik, S., & Rai, S. K. (2023). AI take-over in literature and culture: Truth, post-truth, and simulation. Rupkatha Journal, 15(4). https://doi.org/10.21659/rupkatha.v15n4.12

Quintero, R. (2007). A companion to satire. Wiley.

Rana, M. S., Nobi, M. N., Murali, B., & Sung, A. H. (2022). Deepfake detection: A systematic literature review. IEEE Access, 10, 25494–25513. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2022.3154404.

Rhodes, G., & Springer, J. P. (2006). Docufictions: Essays on the intersection of documentary and fictional filmmaking. McFarland and Company.

Roscoe, J., & Hight, C. (2001). Faking it: Mock-documentary and the subversion of factuality. Manchester University Press.

Russell, C. (2006). Surrealist ethnography: Las Hurdes and the documentary unconscious. In A. Juhasz, & J. Lerner (eds.), F is for phony: Fake documentary and truth’s undoing (NED-New edition, Vol. 17). University of Minnesota Press.

Schaffner, S. (2012). Epilogue: Mockumentaries meet new media. In C. Miller (ed.), Too bold for the box office: The mockumentary from big screen to small. Scarecrow Press.

Stone, P., Brooks, R., Brynjolfsson, E., Calo, R., Etzioni, O., Hager, G., Hirschberg, J., Kalyanakrishnan, S., Kamar, E., Kraus, S., Leyton-Brown, K., Parkes, D., Press, W., Saxenian, A. L., Shah, J., Tambe, M., & Teller, A. (2022). Artificial Intelligence and life in 2030: The one hundred year study on Artificial Intelligence. arXiv. https://doi.org/10.48550/arXiv.2211.06318.

Thompson, E. (2007). Comedy verité? The observational documentary meets the televisual sitcom. Velvet Light Trap, 60, 63–72.

Wallace, R. (2018). Mockumentary comedy: Performing authenticity. Springer International Publishing.

Zarro, M. (2024). Entre o real e o artificial: O futuro da reality tv na era do deepfake [Dissertação de Mestrado]. Universidade Católica Portuguesa.

Zhu, Y. (2024). Impure realism, pure eventness, and horror cinema in the post-truth era: A case study of one cut of the dead. In B. Schirrmacher, & N. Mousavi (eds.), Truth claims across media. Palgrave studies in intermediality. Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-031-42064-1_7

Allen, W. (Realizador). (1983). Zelig [Filme]. Orion Pictures.

Bartlett, W. (Realizador). (2020). The alternative Christmas message [Especial de televisão]. Channel Four Television.

Brooks, A. (Realizador). (1979). Real life [Filme]. Paramount Pictures.

Brunson, Q. (Autora). (2021–). Abbott Elementary [Série]. 20th Television.

Buñuel, L. (Realizador). (1932). Las Hurdes [Filme].

Chapman, G., Cleese, J., Idle, E., Jones, T., Palin, M., & Gilliam, T. (Autores). (1969–1974). Monty Python’s flying circus [Série]. BBC.

Charles, L. (Realizador). (2006). Borat [Filme]. 20th Century Fox.

Clarke, S. (Realizadora). (1961). The connection [Filme].

Clement, J. (Autor). (2019–2024). What we do in the shadows [Série]. FX Productions.

Cohen, S. B. (Autor). (2000–2004). Da Ali G show [Série]. Talkback.

Daniels, G. (Autor). (2005–2013). The office [Série]. Universal Television.

David, L. (Autor). (2000–2024). Curb your enthusiasm [Série]. HBO Entertainment.

Favreau, J. (Autor). (2021–2022). The book of Boba Fett [Série]. Lucasfilm.

Flaherty, R. J. (Realizador). (1922). Nanook of the North [Filme]. Revillon Frères.

Gervais, R., & Merchant, S. (Autores). (2001–2003). The office [Série]. Capital United Nations Entertainment.

Gilbert, C. (Produtor). (1973). An American family [Série]. WNET New York.

Guest, C. (Realizador). (2000). Best in show [Filme]. Castle Rock Entertainment.

Guest, C. (Realizador). (2003). A mighty wind [Filme]. Castle Rock Entertainment.

Hurwitz, M. (Autor). (2003–2006). Arrested development [Série]. Imagine Television.

Iannucci, A. (Autor). (2005–2012). The thick of it [Série]. BBC.

Iannucci, A. (Autor). (2012–2019). Veep [Série]. HBO Entertainment.

Idle, E., & Weis, G. (Realizadores). (1978). The Rutles: All you need is cash [Telefilme]. Broadway Video.

Jann, M. P. (Realizador). (1999). Drop dead gorgeous [Filme]. Capella International.

Lloyd, C., & Levitan, S. (Autores). (2009–2020). Modern family [Série]. 20th Century Fox Television.

Palmer, T. (Realizador). (1977). All you need is love: The story of popular music [Série]. London Weekend Television.

Parker, T., & Stone, M. (Autores). (1997–). South Park [Série]. Comedy Central.

Parker, T., Stone, M., & Serafinowicz, P. (Autores). (2020). Sassy justice [Série]. Deep Voodoo.

Pennebaker, D. A. (Realizador). (1967). Don’t look back [Filme]. Leacock-Pennebaker, Inc.

Reiner, R. (Realizador). (1984). This is spinal tap [Filme]. Embassy Pictures.

Scorsese, M. (Realizador). (1978). The last waltz [Filme]. United Artists.

Waititi, T., & Clement, J. (Realizadores). (2014). What we do in the shadows [Filme]. Unison Films.

Welles, O. (Realizador). (1941). Citizen Kane [Filme]. RKO Radio Pictures.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

De Buñuel ao deepfake: a evolução do Mockumentary. (2025). Comunicação Pública, 20(38). https://doi.org/10.34629/cpublica.895