Experiências transmedia e os desafios socio emocionais para a comunicação
a “Academia da leitura do mundo”
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.11331Palavras-chave:
comunicação, jornalismo, literacia mediática, leitura do mundoResumo
A “Academia da leitura do mundo: o jornalismo, a Comunicação e eu” é um projeto de investigação aplicada que promove uma experiência transmediática para jovens entre os 14 e os 25 anos e que aposta no desenvolvimento de três competências chave: a comunicação, o espírito crítico e a autorregulação. O projeto foi concebido por um grupo multidisciplinar de professores, investigadores e jornalistas e resultou da urgência de questionamento e exigência essenciais para a compreensão das narrativas transmedia atuais. Neste artigo pretende-se apresentar as propostas de trabalho desta Academia da leitura, acolhida por várias instituições académicas Portuguesas especializadas no estudo da comunicação e jornalismo (Faro, Portalegre, Covilhã, Abrantes, Setúbal e Lisboa) e selecionada para integrar a rede das Academias Gulbenkian do Conhecimento 2019. O objetivo da Academia até 2022 é investir numa experiência que permita discutir como poderá o conhecimento, as competências, atitudes e valores ser mobilizados para uma leitura crítica do mundo.
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