O diálogo entre os estudos da comunicação e a história – Proposta de criação da unidade curricular Dinâmicas Comunicacionais Contemporâneas

Autores

  • Adelino Cunha Universidade Europeia/IHC NOVA FCSH

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.11052

Palavras-chave:

media, comunicação, história, democracia

Resumo

Este artigo propõe a criação de uma nova unidade curricular designada Dinâmicas Comunicacionais Contemporâneas, a ser considerada no âmbito de uma licenciatura. Focada no estudo dos media e tendo como quadro interpretativo o saber consolidado das teorias da comunicação, defende-se a mobilização da história para a construção dos recortes cronológicos em que vivem os objetos de estudo e a utilização do seu conhecimento e das suas metodologias na construção dos novos saberes. Este diálogo ativo proporcionará uma maior amplitude através da análise das características, dos lugares de produção e da receção mediática nos seus contextos e respetivos processos de interligação em diferentes recortes temporais. O artigo encontra-se dividido entre a justificação teórica e os blocos temáticos: imprensa, cinema, rádio, televisão e comunicação digital. Identifica-se um arco cronológico entre a invenção da prensa, ou seja, o início de uma certa democratização do conhecimento pela difusão da informação, e o impacto dos atuais processos de comunicação digital nas democracias.

 

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Biografia do Autor

  • Adelino Cunha, Universidade Europeia/IHC NOVA FCSH

    Pró-Reitor da Universidade Europeia, doutorado em História Contemporânea e investigador da Universidade NOVA de Lisboa. É autor dos livros: A Ascensão ao Poder de Cavaco Silva (2005); Álvaro Cunhal – Retrato Pessoal e Íntimo (2010/2019) (Plano Nacional de Leitura 2017); António Guterres – Os Segredos do Poder (2013); Os Filhos da Clandestinidade (2016); e Júlio de Melo Fogaça – Biografia (2018) (Plano Nacional de Leitura 2019). Escreveu os ensaios "O que sabem os jornalistas sobre as crianças?” (2019); "As consequências da revolução digital na democracia" (2019); “3 ou 4 coisas sobre o jornalismo” (2020); e “A armadilha do tempo na História” (2020).

    Universidade Europeia/IHC NOVA FCSH
    Avenida D. Carlos I, n.º 4
    1200-649 Lisboa

     

     

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Publicado

2021-08-06

Edição

Secção

Ensino e Investigação

Como Citar

O diálogo entre os estudos da comunicação e a história – Proposta de criação da unidade curricular Dinâmicas Comunicacionais Contemporâneas. (2021). Comunicação Pública, 15(29). https://doi.org/10.4000/cp.11052