Investimentos do Estado em seus próprios veículos de comunicação

um mapeamento da Comunicação Pública no Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.831

Palavras-chave:

comunicação pública, gastos com publicidade, financiamento da mídia, investimentos em comunicação pública

Resumo

O presente artigo elabora um mapeamento dos veículos de comunicação do Estado do Espírito Santo, Brasil, além de fazer um levantamento os investimentos do Estado nesses próprios veículos, para que futuramente os dados sejam comparados com os gastos com a mídia privada realizada no mesmo período analisado e, assim, identificar a prioridade no investimento em comunicação. Para atingir os objetivos, a elaboração do artigo baseia-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, configurando-se como um estudo descritivo. Algumas dificuldades no levantamento de dados para a construção da pesquisa corroboraram a urgente necessidade de estudos sobre o tema. A categorização dos dados no site do Governo do Estado gerou a impossibilidade de cruzá-los, inviabilizando algumas análises. Porém, essa é uma falha da própria lei que rege a forma como deve ser dada transparência aos contratos de execução de publicidade. Ao longo de oito anos (2011–2018), foram investidos nos veículos de Comunicação Pública os seguintes valores: R$ 46,2 milhões na RTV-ES; e R$ 104,6 milhões com o Diário Oficial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Alexandre Lemos Junior, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

    Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo em 2011, possui mestrado em Comunicação e Territorialidades. Atuou na Assessoria de Comunicação do Senado Federal, na Prefeitura Municipal de Vitória e no Governo do Estado do Espírito Santo. Coordenou a Central de Notícias da Rádio América, veículo da Arquidiocese de Vitória no ES. Foi repórter do Portal Gazeta Online e do Jornal A Gazeta, na seção Cidades. Foi editor da Central Brasileira de Notícias (CBN Vitória), onde também atuou como editor.

  • José Edgard Rebouças, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996-1990), possui mestrado em Ciências da Informação e da Comunicação pela  Université Grenoble 3 (1992-1994) e  doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com estágio de pesquisa na Université du Québec à Montréal (1999-2003) e estágios de pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (2005-2006) e na Université du Québec à Montréal (2021-2022). É professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coordenador fundador do centro de pesquisa e ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência.

Referências

Bobbio, N. (1986). A era dos direitos (2.ª ed.). Elsevier.

Decreto de Lei n.º 200/67, de 25 de fevereiro de 1967. (1967, fevereiro 27). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.

Lei n.º 12.232, de 29 de abril de 2010. (2010, abril 30). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.

Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.

Carvalho, M. M. de. (2019). Comunicação Pública: função e legitimação das tevês legislativas federais. [Tese de doutorado em Comunicação]. Universidade de Brasília.

Constituição da República Federativa do Brasil. (1988). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao

DaMatta, R. (2011). O que faz o Brasil, Brasil? Rocco.

Espírito Santo. (2012). Lei 9.871/2012 — 26 de novembro de 2012.

Governo do Estado do Espírito Santo. (2025, maio). Secretaria de Estado de Controle e Transparência, Portal da Transparência. https://transparencia.es.gov.br

Marques, J. (2016). Comunicação Pública e democracia no Brasil: institucionalidade e sociedade civil. Paulus.

Matos, H. (2009). Capital social e comunicação: interfaces e articulações. Summus.

Matos, H. (2012). Sobre a emergência dos conceitos de Comunicação Pública. In M. M. K. Kunsch, Comunicação Pública, sociedade e cidadania. Difusão.

Minayo, M. C. S. (2007). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde (10.ª ed.). Hucitec.

Miola, E. (2013). Comunicação Pública e cidadania: por uma mediação democrática. In J. Barros & A. Barros (org.), Comunicação Pública: estado, mercado, sociedade e interesse público (pp. 187–200).. Atlas.

Vassallo Lopes, M. I. V. (2014). Pesquisa em Comunicação. Edições Loyola.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Investimentos do Estado em seus próprios veículos de comunicação: um mapeamento da Comunicação Pública no Espírito Santo. (2025). Comunicação Pública, 20(38). https://doi.org/10.34629/cpublica.831