News Subjectivity and Normative Objectivity – A case study with communication sciences students

Subjectividade noticiosa e objectividade normativa: estudo de caso com estudantes de ciências da comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.81

Palavras-chave:

ciências da comunicação, jornalismo, subjectividade

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida junto de estudantes de ciências da comunicação, tendo como quadro teórico de referência a natureza epistemológica da subjectividade para problematizar a verdade e o rigor como elementos estruturais da credibilidade jornalística. Os dados revelam que, no início da licenciatura, os estudantes consideravam que as notícias devem ser objectivas para serem verdadeiras, tendo terminado o ciclo de estudos a reconhecer a inevitabilidade da subjectividade, mas ancorada em procedimentos normativos que garantam o necessário rigor. Os inquiridos, que agora exercem a profissão de jornalistas, manifestam desmotivação devido à falta de recursos para atender às múltiplas solicitações e à fragilidade dos mecanismos de edição e de vigilância dos factos. Um contexto que corresponde à liquidificação das fronteiras entre a subjectividade da notícia como construção social e a necessária objectividade metodológica.

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Biografia do Autor

  • Adelino Cunha, Universidade Europeia; Universidade NOVA de Lisboa

    Doutorado em História Contemporânea e doutorando em Ciências da Comunicação, investigador da Universidade NOVA de Lisboa e regente de História Contemporânea do IADE-Universidade Europeia. É autor dos livros: A Ascensão ao Poder de Cavaco Silva (2005); Álvaro Cunhal – Retrato Pessoal e Íntimo (2010/2019) (Plano Nacional de Leitura 2017); António Guterres – Os Segredos do Poder (2013); Os Filhos da Clandestinidade (2016); e Júlio de Melo Fogaça – Biografia (2018) (Plano Nacional de Leitura 2019). Publica regularmente ensaios e artigos académicos sobre História e Jornalismo.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

News Subjectivity and Normative Objectivity – A case study with communication sciences students: Subjectividade noticiosa e objectividade normativa: estudo de caso com estudantes de ciências da comunicação. (2021). Comunicação Pública, 16(31). https://doi.org/10.34629/cpublica.81