Mário Mesquita

o eterno jornalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.808

Palavras-chave:

crónica, jornalismo, Mário Mesquita, poder

Resumo

Pensar Mário Mesquita desde a sala de aula às conversas sempre instigadoras. Pensar o jornalismo, a literatura, a vida com um homem aberto à indisciplina e ao contraditório. Este texto em tom de crónica convoca as memórias de uma jornalista e ex-aluna de Mário Mesquita, a influência que a obra O quarto equívoco – O poder dos media na sociedade contemporânea (MinervaCoimbra, 2003) representa nesse seu despertar para o jornalismo e como esta a acompanha até hoje. Atento, irónico, curioso, Mário Mesquita é lembrado como um jornalista com todos os sentidos alerta e sempre a absorver o mundo que o rodeava.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabel Lucas, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

    É jornalista e crítica literária. Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, começou a fazer jornalismo na televisão e passou, entretanto, pelas redações de alguns dos principais jornais e revistas portugueses. Freelancer desde 2012, escreve regularmente para o jornal Público, colabora com a revista Ler, com a Quatro Cinco Um e com a Antena 3. Tem publicado em diversos títulos nacionais e internacionais. É autora dos livros Isabel Lucas – Conversas com Vicente Jorge Silva (Temas e Debates, 2013), Víagem ao Sonho Americano (Companhia das Letras, 2017) e Viagem ao país do futuro (CEPE – Brasil e Companhia das Letras – Portugal). Entre muitos dos seus trabalhos em várias áreas jornalísticas, destacam-se reportagens e entrevistas com alguns dos mais celebrados autores norte-americanos. É ainda coautora de vários livros na área da dança e das artes plásticas. Em 2022, foi curadora da programação do Pavilhão de Portugal, na Bienal do Livro de São Paulo. É curadora do Prémio Oceanos de Literatura e professora adjunta convidada da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa. 

Referências

Cádima, F. R. (2021). Mário Mesquita, ou a Liberdade por Princípio. In C. Rilley, C. Henriques, P. M. Gomes e Tito C. Cunha (Coord.), A liberdade por princípio. Estudos e testemunhos em homenagem a Mário Mesquita. Tinta-da-China

Mesquita, M. (2003). O quarto equívoco. O poder dos media na sociedade contemporânea. MinervaCoimbra.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO - O jornalismo na sociedade contemporânea: 20 anos de O Quarto Equívoco

Como Citar

Mário Mesquita: o eterno jornalista. (2023). Comunicação Pública, 18(35). https://doi.org/10.34629/cpublica.808