Cardoso, G. (2023). A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem. Mundos Sociais. ISBN 978-989-8536-82-2.
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.795Palavras-chave:
comunicação em rede, comunicação mediada, cultura mediatizada, crise comunicacional, sociologia da mediação algorítmicaResumo
No livro A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem, o professor e investigador português Gustavo Cardoso analisa e debate a ocorrência de um novo paradigma comunicacional, assente na dialética estabelecida entre as pessoas e a mensagem, no qual o ato comunicativo se desenvolve maioritariamente pela comunicação do que previamente já se comunicou. Além de interpretar e descodificar este fenómeno, o autor aborda ainda as suas implicações e dimensão em termos sociais, institucionais e de poder, bem como na experiência quotidiana. Esta reflexão revela-se, assim, oportuna no contexto atual de comunicação, marcado pela mediação através dos algoritmos e dos ecrãs e pela comunicação em rede, contribuindo para uma melhor perceção do processo comunicativo, da crise comunicacional contemporânea e de uma valorização cultural da mediação, geradora de uma cultura mediatizada.
Downloads
Referências
Bruns, A. (2009). From prosumption to produsage. In R. Towse, & C. Handke (Eds.), Handbook on the digital creative economy (pp. 67-78). Edward Elgar Publishing.
Cardoso, G. (2023). A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem. Mundos Sociais.
Fuchs, C. (2020). Communication and capitalism: A critical theory. University of Westminster Press.
Thompson, J. B. (2020). Mediated interaction in the digital age. Theory, Culture & Society, 37(1), 3-28.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.