Cardoso, G. (2023). A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem. Mundos Sociais. ISBN 978-989-8536-82-2.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.795

Palavras-chave:

comunicação em rede, comunicação mediada, cultura mediatizada, crise comunicacional, sociologia da mediação algorítmica

Resumo

No livro A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem, o professor e investigador português Gustavo Cardoso analisa e debate a ocorrência de um novo paradigma comunicacional, assente na dialética estabelecida entre as pessoas e a mensagem, no qual o ato comunicativo se desenvolve maioritariamente pela comunicação do que previamente já se comunicou. Além de interpretar e descodificar este fenómeno, o autor aborda ainda as suas implicações e dimensão em termos sociais, institucionais e de poder, bem como na experiência quotidiana. Esta reflexão revela-se, assim, oportuna no contexto atual de comunicação, marcado pela mediação através dos algoritmos e dos ecrãs e pela comunicação em rede, contribuindo para uma melhor perceção do processo comunicativo, da crise comunicacional contemporânea e de uma valorização cultural da mediação, geradora de uma cultura mediatizada. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandra Miguel, CIES-ISCTE

    PhD student in Communication Sciences at ISCTE-University Institute of Lisbon. Associate Researcher at the Centre for Research and Studies in Sociology (CIES-ISCTE) with a FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia PhD Scholarship. Master’s degree in Advertising and Marketing at the School of Communication and Media Studies (ESCS-IPL). Academic interests in Strategic Communication, Brand Activism, Social Marketing, Communication for Social Change, Corporate Social Responsibility, Brand Activation, Brand Experience, among others.

Referências

Bruns, A. (2009). From prosumption to produsage. In R. Towse, & C. Handke (Eds.), Handbook on the digital creative economy (pp. 67-78). Edward Elgar Publishing.

Cardoso, G. (2023). A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem. Mundos Sociais.

Fuchs, C. (2020). Communication and capitalism: A critical theory. University of Westminster Press.

Thompson, J. B. (2020). Mediated interaction in the digital age. Theory, Culture & Society, 37(1), 3-28.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Cardoso, G. (2023). A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem. Mundos Sociais. ISBN 978-989-8536-82-2. (2023). Comunicação Pública, 18(35). https://doi.org/10.34629/cpublica.795