Estudos em Audiovisual e Multimédia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.777

Palavras-chave:

audiovisual, multimédia, media digitais, estudos de podução, estudos de recepção

Resumo

As potencialidades expressivas e comunicativas dos media digitais têm desafiado as assunções instaladas sobre o audiovisual e o multimédia como contextos e objetos de estudo. Multiplicam-se os ecrãs, hibridizam-se os aparatos de acesso a conteúdos, as tecnologias emergentes convertem-se em novas modalidades de mediação e ganham centralidade nos quotidianos, os textos fragmentam-se, os/as receptores/as adquirem um estatuto duplo e simultâneo de consumidor/a e de produtor/a. Através do trabalho de investigadores/as nacionais e internacionais, este dossiê temático explora dinâmicas contemporâneas dos processos de criação, de distribuição e de recepção audiovisual e multimédia em diferentes âmbitos, contribuindo para uma reflexão atualizada sobre os seus impactos nas práticas culturais e societais.

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Biografias do Autor

  • Catarina Duff Burnay, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa

    Pós-Doutorada em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, investiga e tem produção na área dos estudos dos media/estudos de comunicação audiovisual. Professora Associada da FCH/UCP, é membro do Conselho de Direção da FCH e coordenadora do Mestrado em Ciências da Comunicação e do Programa Avançado em Audiovisual: produção, distribuição e consumos. É membro dos Conselhos de Direção do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) e do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP). Cocoordenadora Geral do Observatório Ibero-
    -americano da Ficção Televisiva (OBITEL) e coordenadora do OBITEL-Portugal. 

  • Paulo Nuno Vicente, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Nova de Lisboa

    Professor de Media Digitais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde fundou o iNOVA Media Lab. Coordena o Mestrado em Novos Media e Práticas Web e integra o grupo de especialistas do Conselho da Europa sobre Inteligência Artificial e Educação. É autor de vários artigos científicos e capítulos de livros publicados internacionalmente e da obra Os algoritmos e nós (2023). Foi distinguido com o German Marshall Fund of the United States Fellowship (2016) e com o Prémio Calouste Gulbenkian – Conhecimento (2019), pela cocoordenação do programa de divulgação científica 90 segundos de Ciência.

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Publicado

2023-06-30

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Estudos em Audiovisual e Multimédia

Como Citar

Estudos em Audiovisual e Multimédia. (2023). Comunicação Pública, 18(34). https://doi.org/10.34629/cpublica.777