Sobre avanços e recuos da fotografia documental portuguesa e outras reflexões
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.772Palavras-chave:
Cardoso, fotografia documental, fotojornalismo, jornalismo, géneros fotográficosResumo
Num dos raros trabalhos feitos em Portugal sobre a fotografia documental e o fotojornalismo, Fátima Lopes Cardoso revisita questões centrais da ontologia da fotografia e do seu lugar na imprensa jornalística, articulando experiência empírica com teoria e entrevistas a fotógrafos. A componente histórica da obra tem como principal traço distintivo a análise dos últimos 40 anos, marcados por uma breve idade de ouro e posterior crise. Para a autora, os novos media, por envolverem fotografia, som e vídeo, são a esperança da fotografia documental e do fotojornalismo.
Downloads
Referências
Arnheim, R. (1957). Film as Art. University of California Press.
Barthes, R. (1961). Le message photographique. Communications, 1, 127-138.
Barthes, R. (1981). A Câmara Clara. Edições 70.
Cardoso, F.L. (2022). A fotografia documental na imprensa portuguesa: o real e o verosímil. Instituto Politécnico de Lisboa.
Fontcuberta, J. (1997). El beso de Judas, fotografia y verdad. Gustavo Gili.
Platão. (2017). A República (15.ª ed.), Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. Fundação Calouste Gulbenkian.
Pledge, R. (1989). World Press Photo. 30 años de fotoperiodismo internacional. Museo Rufino Tamayo/ Consejo Nacional para la Cultura y las Artes-Instituto Nacional de Bellas Artes.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.