Not even Covid killed the radio Star

o programa As Três da Manhã da Rádio Renascença no contexto da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.768

Palavras-chave:

rádio, COVID-19, programa da manhã, Portugal, Renascença

Resumo

Face à eclosão da pandemia em 2020, a rádio viu-se rapidamente obrigada a reagir, adaptando os seus processos de produção de conteúdos e as suas transmissões a um auditório transformado por novas rotinas, horários diários e hábitos de escuta.

O presente estudo analisa as soluções encontradas pela Rádio Renascença e pelo seu programa As três da manhã ao longo do primeiro ano de COVID-19, tendo por objetivo compreender as principais mudanças e ajustes do canal durante o período de distanciamento social.

O estudo baseia-se na literatura científica especializada sobre o papel social e afetivo que a rádio sempre desempenhou em momentos de crise, num conjunto de entrevistas realizadas a vários profissionais da Renascença e ainda numa análise dos novos formatos e conteúdos oferecidos pela estação, concluindo-se que a pandemia impulsionou a criatividade produtiva e a capacidade tecnológica do meio sonoro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rita Curvelo, Universidade Católica Portuguesa

    Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Investigadora do CECC – Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas. Profissional de Comunicação do Grupo Renascença, entre 1998 e 2015, com um percurso de forte especialização em todas as áreas da Comunicação Radiofónica. Autora de Marketing das artes em direto (2009) e de A rádio musical no panorama ibérico. Estratégias e dinâmicas de comunicação (2021).

Referências

Bareme Rádio Marktest:

Resultados da vaga de fevereiro (2020), 1.ª vaga. https://www.marktest.com/wap/private/images/news2020/1189/Bareme.pdf. (Consultado em 25 de junho 2021).

Resultados da vaga abril (2020), 2.ª vaga. https://www.marktest.com/wap/a/n/id~2640.aspx. (Consultado em 25 de junho de 2021).

Resultados da vaga de junho (2020), 3.ª vaga. https://www.marktest.com/wap/a/n/id~2678.aspx. (Consultado em 25 de junho de 2021).

Resultados da vaga setembro (2020), 4.ª vaga. https://www.marktest.com/wap/a/n/id~26bf.aspx. (Consultado em 25 de junho de 2021).

Resultados da vaga de dezembro (2020), 5.ª vaga. https://www.marktest.com/wap/a/n/id~2704.aspx. (Consultado em 25 de junho de 2021).

Resultados da vaga de fevereiro (2021), 1.ª vaga. https://www.marktest.com/wap/a/n/id~2747.aspx. (Consultado em 25 de junho de 2021).

Resultados da vaga de abril (2021), 2.ª vaga. https://www.marktest.com/wap/a/n/id~277e.aspx. (Consultado em 25 de setembro de 2021).

Resultados da vaga de junho (2021), 3.ª vaga. https://www.marktest.com/wap/a/n/id~27b1.aspx. (Consultado em 25 de setembro de 2021).

Resultados da vaga de setembro (2021), 4.ª vaga. https://www.marktest.com/wap/a/n/id~27fb.aspx. (Consultado em 25 de janeiro de 2022).

Resultados da vaga de dezembro (2021), 5.ª vaga. https://www.marktest.com/wap/a/n/id~283a.aspx. (Consultado em 23 de março de 2022).

Berry, R. (2013). Radio with pictures: radio visualization in BBC national radio. The Radio Journal: International Studies in Broadcast & Audio Media, 11(2), 169¬-184. https://doi.org/10.1386/rjao.11.2.169_1.

Bonixe, L. (2021). Resiliência e crise – A rádio portuguesa na pandemia do novo Coronavírus. Estudos em Comunicação, 32, 69-93. DOI: https://doi.org/10.25768/21.04.03.32.04.

Cardoso, G., Baldi, V., Quintanilha, T. & Paisana, M. (2020a, julho). Pandemia e consumos mediáticos. Obercom. https://obercom.pt/wpcontent/uploads/2020/10/Final_Pandemia_media_Geral.pdf (consult. em 18 de junho de 2021).

Cardoso, G., Baldi, V., Quintanilha, T. & Paisana, M. (2020b, maio). Impacto do Coronavirus e da crise pandémica no sistema mediático português e global – Versão II. Obercom. https://obercom.pt/wpcontent/uploads/2020/05/Covid_impacto_update_FINAL.pdf (consult. em 18 de junho de 2021).

Cardoso, G., Baldi, V., Quintanilha, T. & Paisana, M. (2021, fevereiro). Impacto do Coronavirus e da crise pandémica no sistema mediático português e global – Versão III. Obercom. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2021/02/Covid_III_FINAL.pdf (consult. em 19 de junho de 2022).

Curvelo, R. (2021). A Rádio musical no panorama ibérico. Estratégias e dinâmicas de comunicação. Media XXI.

Cordeiro, P. (2010). A rádio e as indústrias culturais. Estratégias de programação na transição para o digital. Livros Horizonte.

Domingues, A. M. (2020a). Quarto do fundo – Carla Rocha. Rádio Renascença. https://rr.sapo.pt/artigo/186947/quarto-do-fundo-carla-rocha.

Domingues, A. M. (2020b). No ar com Ana Galvão. Rádio Renascença. https://rr.sapo.pt/artigo/186939/no-ar-com-ana-galvao.

Entidade Reguladora para a Comunicação Social. (2020). Relatório de Regulação. Análise económico-financeira do setor de media em Portugal. https://www.erc.pt/pt/estudos/relatorios-de-regulacao/relatorio-de-regulacao-2020/ (consult. em 23 de junho de 2022).

Fleming, Carole (2010). The Radio Handbook. Oxon: Routledge.

Herrera, S. (2005). Ventajas e inconvenientes de la participación de la audiência en los programas de radio. Doxa, 3, 123-142.

Jenkins, H. (2006). Convergence culture: Where old and new media collide. New York University.

Jeannenay, J.N. (1996). Uma História da Comunicação Social. Lisboa: Terramar.

Lima, C. A. R, Fechine, Y., Veloso, A., Melo, P. R. & Dantas, I. H. (2021). O rádio expandido no enfrentamento à pandemia de Covid-19: a experiência da Rádio Universitária Paulo Freire. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, 12(01), 58-90.

Lopes, F., Almeida Santos, C., Magalhães, O., Duff Burnay, C., Araújo, R. & Sá, A. (2020). A cobertura noticiosa da pandemia: um retrato dos dilemas e práticas profissionais na era COVID-19. Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, 13, 109-124. https://doi.org/10.14195/2183-6019_13_6.

Lopez, D.C., Kischinhevsky, M. & Benzecry, L. (2020). Rádio reassume protagonismo em situações extremas. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, 11(02), 7-14.

Meneses, João Paulo (2003). Tudo o que se passa na TSF… Para um “livro de estilo”. Porto: Jornal de Notícias.

Nielsen Company. (2020). Radio is comfort food as media consumption rises amid Covid-19. https://www.nielsen.com/pt/insights/2020/radio-is-comfort-food-as-media-consumption-rises-amid-covid-19-pandemic/.

Pais, P., Cardoso, G., Baldi, V., Quintanilha, T. & Paisana, M. (2020, abril). Impacto do Coronavirus e da crise pandémica no sistema mediático português e global. Obercom.

Pedrero, L. & Alaejo, M. P. (2017). A transição da rádio para o ambiente digital: as experiências e os desafios transmídia da indústria radiofônica espanhola. Novos Olhares, 6(2), 41-51. Doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.134668.

Rajar Quarterly summary of radio listening. (2020). Survey Period Ending 29th March 2020. https://www.rajar.co.uk/docs/2020_03/2020_Q1_Quarterly_Summary_Figures.pdf (consult. em 23 de junho de 2021).

Rajar Quarterly summary of radio listening (2021). Survey Period Ending 19th September 2021. https://www.rajar.co.uk/docs/2021_09/2021_Q3_Quarterly_Summary_Figures.pdf (consult. em 23 de junho de 2021).

Rodero, E. (2020). Radio: the medium that best copes in crises. Listening habits, consumption, and perception of radio listeners during the lockdown by the Covid-19. El profesional de la información, 29(3), 1-14. https://doi.org/10.3145/epi.2020.may.06.

Rodero, E. (2011). Creación de programas de radio. Síntesis.

Silva, S. (2020). Júlia Pinheiro regressa à rádio com a Renascença. Diário de Notícias. https://www.dnoticias.pt/2020/4/11/59255-julia-pinheiro-regressa-a-radio-com-a-renascenca#.

Stewart, Peter (2010). Essential radio skills. Londres: Methuen Drama.

Túñez-López, M., Vaz-Álvarez, M. & Fieiras-Ceide, C. (2020). Covid-19 and public service media: Impact of the pandemic on public television in Europe. Profesional de la información, 29(5), 1-16. https://doi.org/10.3145/epi.2020.sep.1.

Winocur, R. (2002). Ciudadanos mediáticos: La construcción de lo público en la radio. Gedis.

Taylor, T. (2021). How important is radio during a pandemic or any type of crisis [vídeo]. Youtube. https://youtu.be/pGbLAllaD5I.

UNRIC Brussels. (2020). Radio provides solace during COVID-19 pandemic https://unric.org/en/radio-provides-solace-during-covid-19-pandemic/

Entrevistas:

Sandra Torres – entrevista realizada a 12 de julho de 2021.

Filipa Galrão – entrevista realizada a 13 de julho de 2021.

Pedro Leal – entrevista realizada a 13 de julho de 2021.

João Duarte – entrevista realizada a 20 de julho de 2021.

Dina Isabel – entrevista realizada a 29 de julho de 2021.

Ana Galvão – entrevista realizada a 30 de agosto de 2021.

José Loureiro – entrevista realizada a 31 de agosto de 2021.

Sofia Gandra – entrevista realizada a 11 de janeiro de 2022.

Joana Marques – entrevista realizada a 6 de abril de 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Not even Covid killed the radio Star: o programa As Três da Manhã da Rádio Renascença no contexto da pandemia. (2023). Comunicação Pública, 18(35). https://doi.org/10.34629/cpublica.768