Literacia da memória

ficção audiovisual e o seu contributo para a construção da memória social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.742

Palavras-chave:

audiovisual, história, memória, identidade

Resumo

Numa sociedade em que a cultura audiovisual tem vindo a ganhar tempo de fruição, ancorada no aparato tecnológico dos ecrãs, e de forte consumo das narrativas ficcionais, os filmes e as séries históricas e de época tornaram-se o principal meio de construção de narrativas do passado e de difusão da memória, sobretudo entre os millennials e as gerações seguintes (Rosenstone, 2018). O presente artigo pretende, desta forma, concretizar-se como uma primeira abordagem ao conceito de literacia da memória, em que se reconhece a pluralidade de forças que coexistem na sociedade, e a tensão das diferentes narrativas que se encontram em constante negociação.

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Biografia do Autor

  • Pedro Lopes, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS - IPL)

    Licenciado em História, Mestre em Comunicação, Cinema e Televisão e Doutorando em Ciências da Comunicação. Leciona na Escola Superior de Comunicação Social e na Universidade Católica de Lisboa. Como académico, deu conferências nas mais diversas instituições, com destaque para a Universidade de São Paulo (USP)e New York University –Steinhardt (NYU). É argumentista e Director de Conteúdos da SP Televisão e SPi e membro da Academy of Television Arts & Sciences.Venceu um International Emmy Award e é o criador da série Glória, primeiro original português da Netflix.

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Publicado

2023-06-30

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Estudos em Audiovisual e Multimédia

Como Citar

Literacia da memória: ficção audiovisual e o seu contributo para a construção da memória social. (2023). Comunicação Pública, 18(34). https://doi.org/10.34629/cpublica.742