Literacias, cidadania e democracia

um caminho comum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.720

Palavras-chave:

literacia mediática, públicos, democracia, media, desinformação

Resumo

O desenvolvimento tecnológico e a proliferação das ferramentas e conteúdos digitais têm-se constituído como elementos que desafiam as empresas mediáticas e os produtores de conteúdos, mas também os públicos, que, instigados por contextos crescentes de desinformação, colocam muitas vezes em causa os valores democráticos e a participação cívica consciente. Nos últimos anos tem sido ainda mais evidente a utilização daquelas plataformas para o crescimento de populismos e o reforço de governos autoritários. Neste contexto de ameaça à democracia liberal, à cidadania e à participação cívica, o dossiê temático “Literacia mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia” visa explorar, a partir das investigações de um conjunto de autores, a importância e o papel da literacia mediática e digital enquanto elemento constitutivo e essencial para a formação de uma cidadania participativa, crítica, digna e justa, enquanto valor essencial na construção e manutenção de sociedades plurais e democráticas.

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Biografias do Autor

  • Patrícia Silveira, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia/IADE-UE; Universidade do Minho/CECS

    Coordenadora Académica da Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia (IADE-UE), e Professora Associada na mesma instituição, concluiu o Doutoramento Europeu em Ciências da Comunicação (financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) com uma tese sobre a receção da atualidade informativa pelos públicos infantojuvenis. A par da atividade de coordenação e de docência, é Investigadora Integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

  • Ricardo Morais, Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Universidade da Beira Interior/LabCom

    Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Jornalismo pela Universidade da Beira Interior (UBI). Atualmente é Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigador do projeto “MediaTrust.Lab - Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas”. É membro integrado da unidade de investigação LABCOM - Comunicação e Artes, onde integra o grupo Comunicação e Media.

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Publicado

2022-12-15

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia

Como Citar

Literacias, cidadania e democracia: um caminho comum. (2022). Comunicação Pública, 17(33). https://doi.org/10.34629/cpublica.720