Literacias, cidadania e democracia
um caminho comum
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.720Palavras-chave:
literacia mediática, públicos, democracia, media, desinformaçãoResumo
O desenvolvimento tecnológico e a proliferação das ferramentas e conteúdos digitais têm-se constituído como elementos que desafiam as empresas mediáticas e os produtores de conteúdos, mas também os públicos, que, instigados por contextos crescentes de desinformação, colocam muitas vezes em causa os valores democráticos e a participação cívica consciente. Nos últimos anos tem sido ainda mais evidente a utilização daquelas plataformas para o crescimento de populismos e o reforço de governos autoritários. Neste contexto de ameaça à democracia liberal, à cidadania e à participação cívica, o dossiê temático “Literacia mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia” visa explorar, a partir das investigações de um conjunto de autores, a importância e o papel da literacia mediática e digital enquanto elemento constitutivo e essencial para a formação de uma cidadania participativa, crítica, digna e justa, enquanto valor essencial na construção e manutenção de sociedades plurais e democráticas.
Downloads
Referências
Anderson, C. W., Bell, E. J. & Shirky, C. (2014). Post industrial journalism: Adapting to the present. Tow Center for Digital Journalism, Columbia University. https://doi.org/10.7916/D8N01JS7.
Bruns, A. (2007). Produsage: Towards a broader framework for user-led content creation. In B. Shneiderman (Ed.), Proceedings of 6th ACM SIGCHI Conference on Creativity and Cognition 2007, Washington DC, USA (pp. 99-105). Association for Computing Machinery.
Buckingham, D. (1999). The big picture: Mapping children`s use of old and new media. Convergence, 5(4), 121-125. https://doi.org/10.1177/135485659900500409.
Hobbs, R. (2013). Media Literacy. In D. Lemish (Ed.), The Routledge international handbook of children, adolescents and media (pp. 417-424). Routledge.
Innerarity, D. (2009). A sociedade invisível: Como observar e interpretar as transformações do mundo atual. Editorial Teorema.
Lacave, T. (2011). El lugar de la familia en el processo de recepción televisiva infantil. In P. F. Martínez (Coord.), Los niños y el negocio de la televisión: Programación, consumo y lenguage (pp. 31-65). Comunicación Social.
Lazo, C. (2005). Agentes mediadores y responsables del consumo infantil de televisión: Familia, escuela y medios de comunicación. Revista Comunicación y Hombre, 1, 19-34.
Moeller, S. D. (2009). Media literacy: Understanding the news. Center for International Media Assistance.
Rodríguez-Martelo, T. (2022). Las iniciativas de verificación y su relación con los medios en los países del sur de Europa. Razón y palabra, 25(112), 55-71. https://doi.org/10.26807/rp.v25i112.1828.
Silveira, P., Morais, R. & Dias, J. (Eds.) (2021). As gerações dos ecrãs: práticas e experiências relacionadas com o online. IADE Press. ISBN: 978-989-8473-28-8.
Schutz, A. (1974). El problema de la realidad social. Amorrortu.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.