Dez minutos de conversa

Podcasting como recurso de formação multidimensional

Autores

  • Catarina Menezes Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria
  • Maria José Gamboa Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria https://orcid.org/0000-0003-3273-4773
  • Leonel Brites Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria https://orcid.org/0000-0003-1667-3018
  • Marta Oliveira Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria https://orcid.org/0000-0002-5497-8827

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.65

Palavras-chave:

podcast, educação, comunicação, tecnologia

Resumo

As características do formato podcast tornam-no apelativo para a integração em diversas áreas, nomeadamente em contextos educacionais, quer como suporte complementar à lecionação, quer como objeto de produção. Apresenta-se um podcast de entrevista, projeto extracurricular desenvolvido em contexto de ensino superior com a missão de proporcionar um espaço de formação para estudantes de Comunicação. A partir da observação participante e da aplicação de questionário, faz-se uma análise global do projeto, considerando as perceções dos estudantes sobre o desenvolvimento das suas competências técnicas, de atuação profissional, comunicacionais, culturais e relacionais. Os dados obtidos mostram que este desenvolvimento está positivamente relacionado com a exploração pedagógica do podcast, confirmando as potencialidades formativas associadas à tecnologia digital.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Catarina Menezes, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria

    Doutorada em Letras, Ciências da Comunicação, Especialidade Media e Sociedade, tem uma Pós-graduação em Ciências da Comunicação - Estudo dos Media e Jornalismo. É licenciada em Ciências da Comunicação – Audiovisuais e Media Interativos e em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses/Franceses. É Professora Adjunta do Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.  Integra o Centro de Investigação Estudos em Educação e Inovação.  Tem vindo a privilegiar como áreas de atuação e investigação: jovens, usos dos media e cidadania, análise dos media e espaço público e literacia para os media.

  • Maria José Gamboa, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria

    Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra. Doutorada em Didática pela Universidade de Aveiro. É Professora Adjunta do Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.  Integra o Centro de Investigação - Estudos em Educação e Inovação. As suas áreas de interesse investigativo são as Literacias, a Leitura e a Formação de Leitores.

  • Leonel Brites, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria

    Doutorado em Belas-Artes, Especialidade em Design de Comunicação, tem uma Pós-graduação em Design e Produção Gráfica/Intermédia e é licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia. É designer gráfico profissional desde 2005, tendo trabalhado em diferentes áreas do Design de Comunicação, como o Branding, Design Editorial e Multimédia. É Professor Adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Como investigador, integra o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – Universidade de Coimbra, com interesses de investigação nos domínios da Comunicação Visual, Produção Gráfica, Novas Tecnologias, Metodologias de Design e Literacia para os Media.

  • Marta Oliveira, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria

    Licenciada em Comunicação e Media pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, é, desde 2019, bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia na mesma instituição, desempenhando funções nos laboratórios de comunicação.

Referências

Aguiar, C., Carvalho, A. A. A. & Maciel, R. (2009). Podcasts na Licenciatura em Biologia Aplicada: Diversidade na Tipologia e Duração. In A. Carvalho (Org.), Actas do Encontro sobre Podcasts, 22-38. Centro de Investigação em Educação (CIEd).

Balzen, R. (2017, 8 de dezembro). Podcasting is THE Democratic Medium. Discover Pods [online]. https://discoverpods.com/podcasting-democratic-medium/

Berry, R. (2006). Will the iPod Kill the Radio Star? Profiling Podcasting as Radio. The International Journal of Research into New Media Technologies, 12(2), 143-162. https://www.researchgate.net/publication/249827460_Will_the_iPod_Kill_the_Radio_StarProfiling_Podcasting_as_Radio

Bonini, T. (2015). The Second Age of Podcasting: reframing podcasting as a new digital mass medium. Quaderns del CAC 41(18), 28-33. https://www.cac.cat/sites/default/files/2019-01/Q41_Bonini_EN_0.pdf

Cardoso, G., Paisana, M. & Pinto-Marinho, A. (2020). Reuteurs Digital News Report 2020 - Portugal. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2020/06/DNR_PT_2020_19Jun.pdf

Carvalho, A. A. A., Aguiar, C., Cabecinhas, R. & Carvalho, C. J. (2008). Influence of Podcasts characteristics on Higher Students’ Acceptance. C. J. Bonk, M. M. Lee & T.H. Reynolds (Eds.), Proceedings of E-Learn, 3625-3633. Association for the Advancement of Computing in Education. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8459/1/Carvalho%20et%20al-E-learn%202008.pdf

Carvalho, A. A., Aguiar, C. & Maciel, R. (2009a). Podcasts no Ensino Superior em Regime Blended-Learning: um estudo na Universidade do Minho. In A. Carvalho (Org.), Actas do Encontro sobre Podcasts, 22-38. Centro de Investigação em Educação (CIEd).

Carvalho, A. A., Aguiar, C. & Maciel, R. (2009b). Taxonomia de Podcasts: da criação à utilização em contexto educativo. In A. Carvalho (Org.), Actas do Encontro sobre Podcasts, 96-109. Centro de Investigação em Educação (CIEd).

Castro, R. V. & Sousa, M. L. (1998). Hábitos e atitudes de leitura dos estudantes portugueses. In R. V. Castro & M. L. Sousa (Orgs.), Entre linhas paralelas: estudos sobre o português nas escolas, 129-147. Angelus Novus.

Celaya, I., Ramírez-Montoya, M. S., Naval, C. & Arbués, E. (2020). Uses of the podcast for educational purposes. Systematic mapping of the literature in WoS and Scopus (2014-2019). Revista Latina de Comunicación Social, 77, 179-201. https://www.researchgate.net/profile/Concepcion-Naval/publication/343349870_Uses_of_the_podcast_for_educational_purposes_Systematic_mapping_of_the_literature_in_WoS_and_Scopus/links/5f24561ba6fdcccc439fc08c/Uses-of-the-podcast-for-educational-purposes-Systematic-mapping-of-the-literature-in-WoS-and-Scopus.pdf

Cordeiro, P. (2005, março). Experiências de rádio produzidas para e por jovens: o panorama português das rádios universitárias. Comunicação apresentada no II Congreso Iberoamericano de Comunicación Universitaria, Granada. http://dialogo.ugr.es/cicu2005/com/com-31.pdf

Cruz, S. & Carvalho, A. A. (2007). Podcast: A Powerful Web Tool for Learning History. In M. Nunes & M. McPherson (Eds.). IADIS International Conference, e-Learning 2007- Proceedings. Lisboa: IADIS, pp. 313-318. http://www.iadisportal.org/digital-library/podcast-a-powerful-web-tool-for-learning-history

De Maeyer, J. (2017, 24 de maio). Podcasting Is the New Talk-Radio. The Atlantic [online]. https://www.theatlantic.com/technology/archive/2017/05/how-podcasting-is-shaping-democracy/524028/

Deal, A. (2007, 4 de junho). Podcasting. Teaching with technology. Carnegie Mellon University. https://www.cmu.edu/teaching/technology/whitepapers/Podcasting_Jun07.pdf

Dearman, P. R. & Galloway, C. J. (2005). Putting podcasting into perspective. S. Healy, B. Berryman, & D. Goodman (Eds.), Radio in the World: Radio Conference 2005, 535-546. RMIT Melbourne.

Dewey, J. (1938). Experience and education. Macmillan.

Dionísio, M. L. & Ficher, A. (2010). Literacia(s) no Ensino Superior: configurações em Práticas de Investigação. Universidade do Minho – Centro de Investigação em Educação (CIEd) (Ed.), Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades: Actas do Congresso Ibérico, 289-300. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10582/3/Dionísio%20%26%20Fischer%202010.pdf

Drew, C. (2017). Educational podcasts: A genre analysis. E-Learning and Digital Media 14(4), 201-211. https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2042753017736177

Edison Research (2020). The Infinite Dial 2020. http://www.edisonresearch.com/wp-content/uploads/2020/03/The-Infinite-Dial-2020-U.S.-Edison-Research.pdf

Franklin, B., Hamer, M., Hanna, M., Kinsey, M. & Richardson, J. E. (2005). Audience fragmentation. Key concepts in journalism studies, 16, 20. SAGE Publications Ltd.

Freire, E. P. A. (2013). Construção de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Inter-Ação 38(3), 711-730. https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/20810/15673

Freire, E. P. A. (2015). Aprofundamento de uma estratégia de classificação de podcasts na educação. Revista Linhas 16(32), 391-411. https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816322015391/pdf_99

Freire, E. P. A. (2017). Podcast: Breve História de uma Nova Tecnologia Educacional. Educação em Revista, 18(2), 55-70. https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/issue/view/437

Freire, P. (1971). Extensão ou comunicação? (8.ª ed.). Paz e Terra.

García, J. A. & Díaz, R. (Coords.). (2019). Lectura, sociedad y redes. Marcial Pons.

Gill, C. F. (2016). Uma experiência de pesquisa sobre podcast no ensino de literatura. Ciclo Revista. https://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/ciclo/article/download/262/175

Hammersley, B. (2004, 12 de fevereiro). Audible Revolution. The Guardian [online]. em: https://www.theguardian.com/media/2004/feb/12/broadcasting.digitalmedia

Ijuim, J. K. (2013). Jornal escolar e vivências humanas: um roteiro de viagem. UBI, LabCom, Livros LabCom. www.labcom.ubi.pt/ficheiros/20131017-201307_jorgeijuim.pdf

Kolb, D. A. (1984). Experiential learning: Experience as the source of learning and development. Prentice-Hall.

Lacruz, A. & Díaz, R. (2019). Lecturas compartidas y socializadas. In J. A. García & R. Díaz (Coords.), Lectura, sociedad y redes. Marcial Pons.

Leite, Q., Aranha, S. & Leite, B. (2017). A produção de podcasts por estudantes do Ensino Médio sobre a língua portuguesa e a comunicação verbal. DECT – Debates em Educação Científica e Tecnológica 7(2), 44-64. https://ojs2.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/796/568

Marques, C. & Carvalho, A. A. A. (2011). Podcasts no Ensino Superior: Um Estudo em Licenciaturas de Gestão. In Education Society Chapter (IEEE) (Ed.), TICAI 2019 – TIC’s para a Aprendizagem da Engenharia (pp. 161-166). Edições Politema – Fundação Instituto Politécnico do Porto. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/15743

Mata, J. T., Neves, J. S., Lopes, M. & Ávila, P. (Coords.). (2020, 30 de setembro). Primeiros resultados do estudo Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário. Apresentado em Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário, ISCTE, Lisboa.

Miller, M. (2006, 21 de maio). ‘Podfather’ plots a radio of his own. LA Times [online]. https://www.latimes.com/archives/la-xpm-2006-may-21-ca-podfather21-story.html

Moura, A. (2009). O Telemóvel para ouvir e gravar Podcasts: exemplos no Ensino Secundário. In A. Carvalho (Org.), Actas do Encontro sobre Podcasts, 39-64. Centro de Investigação em Educação (CIEd).

Mourão, M. & Pereira, S. (2018). Rádio e Educação para os Media: dinamização de comunicação radiofónica em contexto escolar. Observatorio (OBS*) Journal, 12(4) 159-177. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/57080

Nataatmadja, I. & L. E. Dyson (2008). The Role of Podcasts in Students’ Learning. International Journal of Interactive Mobile Technologies 2(3), 17-21. https://www.researchgate.net/publication/26521019_The_Role_of_Podcasts_in_Students%27_Learning

Nielsen, S. N, Andersen, R. H. & Dau, S. (2018). Podcast as a Learning Media in Higher Education. In K. Ntalianis, A. Andreatos & C. Sgouropoulou (Eds.), Proceedings of the 17th European Conference on e-Learning, 424-430. Academic Conferences and Publishing International.

Ord, J. (2012). John Dewey and Experiential Learning: Developing the theory of youth work. Youth & Policy, 108, 55-72. https://www.researchgate.net/publication/270338098_John_Dewey_and_Experiential_Learning_Developing_the_theory_of_youth_work

Pinheiro, L. (2020). O Consumidor na Era da Comunicação Digital: o Caso do Podcast [Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais]. Universidade Fernando Pessoa. https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/9036/1/DM_33261.pdf

Pires, M. N. C., Souza, R. & Balça, Â. (2016). Leitura e formação no Ensino Superior: Problematização sobre a formação de leitores no Brasil e em Portugal. Desenredo - Revista do programa Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, 12(2), 335-352. http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/6418/4060

Reis, A. I. (2018). O Áudio Invisível: Uma análise ao podcast dos jornais portugueses. Revista Lusófona de Estudos Culturais 5(1), 209-225.

Quah, N. (2017, 4 de outubro). The Three Fundamental Moments of Podcasts' Crazy Rise. Wired [online]. https://www.wired.com/story/podcast-three-watershed-moments/

Quah, N. (2019, 30 de setembro). We’re Entering the Era of Big Podcasting. Vulture [online]. https://www.vulture.com/2019/09/podcasting-history-three-eras.html

Rocha, A. & Coutinho, C. (2009). GeomCasting: um estudo com alunos do ensino secundário. In A. Carvalho (Org.), Actas do Encontro sobre Podcasts, 238-250. Centro de Investigação em Educação (CIEd).

Schön, D. A. (1984). The Reflective Practicioner: How Professionals Think in Action. Basic Books.

Silva, V. (2010). As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e a Política da Língua Portuguesa. Edições Almedina.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Os novos territórios do podcast

Como Citar

Dez minutos de conversa: Podcasting como recurso de formação multidimensional. (2021). Comunicação Pública, 16(31). https://doi.org/10.34629/cpublica.65