A literacia publicitária como incentivo para o exercício da cidadania comunicativa em sociedades democráticas
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.511Palavras-chave:
cidadania comunicativa, literacia publicitária, educação, comunicaçãoResumo
O artigo investiga o uso da literacia publicitária (Malmelin, 2010) como incentivo para exercer a cidadania comunicativa (Mata, 2006) na contemporaneidade, por meio da observação de como Fichas Pedagógicas produzidas pelo projeto OPSlab, da UFMT (Brasil), auxiliam na construção de uma noção da cidadania comunicativa. Explora-se a confluência de campos como comunicação, cidadania e educação através do uso da Revisão Bibliográfica (Lakatos & Marconi, 2003) e da Análise Qualitativa de Dados (Gil, 2002). Afinal, consideram-se as Fichas Pedagógicas viáveis para a prática comunicativa cidadã, principalmente pelo uso da literacia publicitária para fomentar questões de relevância social, como as mediações na representação de minorias na comunicação mercadológica e seus impactos na formação do mundo editado (Baccega, 2005).
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