Combate à desinformação durante a pandemia da COVID19:

o papel do SPM através de iniciativas nas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.507

Palavras-chave:

serviço público de media, literacia mediática, desinformação, pós-verdade

Resumo

Sabendo que o SPM continua a apresentar elevados níveis de confiança entre as audiências e compreendendo o papel de liderança que este serviço deve desempenhar na promoção da literacia mediática e especificamente no combate à desinformação devido ao seu compromisso com valores democráticos, este artigo apresenta um estudo de caso comparativo entre os operadores públicos em Portugal (RTP) e na Alemanha (ZDF) analisando as atividades desenvolvidas por eles entre março de 2020 e novembro de 2021 no combate a desinformação através dos seus canais no Facebook e do Youtube. O estudo concluiu que ambos os operadores utilizam, na maioria das vezes, ambas as plataformas para promover a programação da televisão, no entanto apresentam conteúdo relevante sobre este tema nestas plataformas. Esses conteúdos são diferentes em termos de quantidade, abordagem e engajamento do público.

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Biografias do Autor

  • Marina Maria Soares Silva, Universidade do Minho

    Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho; Bolseira de investigação pela FCT - UI/BD/151162/2021 referente ao projeto 101652470 (TID)

  • Mariana Silva Augusto, Universidade do Minho

    Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho; Bolseira de investigação pela FCT - UI/BD/151163/2021 referente ao projeto 101676689 (TID).

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Publicado

2022-12-15

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia

Como Citar

Combate à desinformação durante a pandemia da COVID19: : o papel do SPM através de iniciativas nas redes sociais. (2022). Comunicação Pública, 17(33). https://doi.org/10.34629/cpublica.507