Estratégias de literacia midiática voltadas ao interesse dos jovens pela cidadania digital

uma proposta de ação

Autores

  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)
  • Luiza Campos Mendonça Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – (Unesp) https://orcid.org/0000-0002-9824-8826

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.478

Palavras-chave:

literacia midiática, cidadania digital, jovens

Resumo

Este artigo tem como questão central refletir sobre quais as estratégias de literacia midiática que podem ajudar a fomentar o interesse dos jovens pela cidadania digital. Para tanto, foram utilizados dois percursos metodológicos: pesquisa bibliográfica sobre literacia midiática e cidadania entre jovens e produção e aplicação de um instrumento de pesquisa, no formato de questionário, com estudantes do ensino médio –  referente ao ensino secundário, de acordo com a denominação em outros países de língua portuguesa – de duas escolas localizadas no município de Bauru, Estado de São Paulo (Brasil). Como principais resultados, defende-se a realização de ações de literacia midiática baseadas na reflexão, na leitura e na produção de conteúdo que articulem conceitos-chave como linguagem, audiência, produção e representação midiática com o repertório cultural dos jovens.

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Biografias do Autor

  • Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

    Professora doutora da graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Bauru-SP, Brasil.
    Autora do livro As Relações Públicas e a educação corporativa: Uma interface possível (Editora Unesp).

  • Luiza Campos Mendonça, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – (Unesp)

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Bauru-SP, Brasil.

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Publicado

2022-12-15

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia

Como Citar

Estratégias de literacia midiática voltadas ao interesse dos jovens pela cidadania digital: uma proposta de ação. (2022). Comunicação Pública, 17(33). https://doi.org/10.34629/cpublica.478