Estratégias de literacia midiática voltadas ao interesse dos jovens pela cidadania digital
uma proposta de ação
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.478Palavras-chave:
literacia midiática, cidadania digital, jovensResumo
Este artigo tem como questão central refletir sobre quais as estratégias de literacia midiática que podem ajudar a fomentar o interesse dos jovens pela cidadania digital. Para tanto, foram utilizados dois percursos metodológicos: pesquisa bibliográfica sobre literacia midiática e cidadania entre jovens e produção e aplicação de um instrumento de pesquisa, no formato de questionário, com estudantes do ensino médio – referente ao ensino secundário, de acordo com a denominação em outros países de língua portuguesa – de duas escolas localizadas no município de Bauru, Estado de São Paulo (Brasil). Como principais resultados, defende-se a realização de ações de literacia midiática baseadas na reflexão, na leitura e na produção de conteúdo que articulem conceitos-chave como linguagem, audiência, produção e representação midiática com o repertório cultural dos jovens.
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