Estratégias de literacia midiática voltadas ao interesse dos jovens pela cidadania digital

uma proposta de ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.478

Palavras-chave:

literacia midiática, cidadania digital, jovens

Resumo

Este artigo tem como questão central refletir sobre quais as estratégias de literacia midiática que podem ajudar a fomentar o interesse dos jovens pela cidadania digital. Para tanto, foram utilizados dois percursos metodológicos: pesquisa bibliográfica sobre literacia midiática e cidadania entre jovens e produção e aplicação de um instrumento de pesquisa, no formato de questionário, com estudantes do ensino médio –  referente ao ensino secundário, de acordo com a denominação em outros países de língua portuguesa – de duas escolas localizadas no município de Bauru, Estado de São Paulo (Brasil). Como principais resultados, defende-se a realização de ações de literacia midiática baseadas na reflexão, na leitura e na produção de conteúdo que articulem conceitos-chave como linguagem, audiência, produção e representação midiática com o repertório cultural dos jovens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

    Professora doutora da graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Bauru-SP, Brasil.
    Autora do livro As Relações Públicas e a educação corporativa: Uma interface possível (Editora Unesp).

  • Luiza Campos Mendonça, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Bauru-SP, Brasil.

Referências

Baccega, M. A. (2011). Comunicação/Educação e a construção de nova variável histórica. In A. O. Citelli & M. C. C Costa (Ed.), Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento (pp. 31-42). Paulinas.

Belluzzo, R. C. B. (2018). Competência em informação (CoInfo) e midiática: inter-relação com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sob a ótica da educação contemporânea. Revista de biblioteconomia e ciência da informação, 4(1). https://brapci.inf.br/index.php/res/v/39619.

Bizzarro, F. & Coppedge, M. (2017). Variedades da democracia no Brasil. Opinião Pública, 23(1). https://www.cesop.unicamp.br/por/opiniao_publica/artigo/499.

Blackmore, S. (2001). The meme’s eye view. In R. Aunger, Darwinizing culture. The status of memetics as a science (pp. 25-43). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780192632449.003.0002.

Boese, V., Alizada, N., Lundstedt, M., Morrison, K., Natsika, N., Sato, Y., … Lindberg, S. (2022). Autocratization changing nature? Democracy report 2022. Varieties of Democracy Institute (V-Dem).

Buckingham, D. (2003). Media education: literacy, learning and contemporary culture. Polity Press.

Choi, M. & Cristol, D. (2021). Digital citizenship with intersectionality lens: Towards participatory democracy driven digital citizenship education. Theory into practice, 60, 361-370.

Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br. (2021). Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids online Brasil 2020. Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Felice, M. (2021). A cidadania digital: a crise da ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais. Paulus Editora.

Fantin, M. & Rivoltella, P. C. (2010). Crianças na era digital: desafios da comunicação e da educação. Revista de estudos universitários, 36(1). http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/%20reu/article/view/464.

Ferrés, J. & Piscitelli, A. (2015). Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, 9(1). https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183.

G1. (2022, 21 de março). Mais de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à internet, diz pesquisa. Portal G1. https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/03/21/mais-de-33-milhoes-de-brasileiros-nao-tem-acesso-a-internet-diz-pesquisa.ghtml.

Gorczevski, C. & Martin, N. B. (2011). A necessária revisão do conceito de cidadania: movimentos sociais e novos protagonistas na esfera pública democrática. Edunisc. https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/1816/5/A%20necess%C3%A1ria%20revis%C3%A3o%20do%20conceito%20de%20cidadania.pdf.

Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência. Aleph.

Lopes, M. I. V. de. (2011). Pesquisas de recepção e educação para os meios. In A. O. Citelli & M. C. C Costa (Ed.), Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento (pp. 43-52). Paulinas.

Maia, A. & Escalante, P. (2014). Consumo de memes: Imagens técnicas, criatividade e viralização. Anais do VIII Simpósio nacional da ABCiber comunicação e ccultura na era de tecnologias midiáticas onipresentes e oniscientes. https://abciber.org.br/simposio2014/anais/GTs/alessandra_maia_37.pdf.

Martino, L. M. S. (2015). Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes e redes. Vozes.

Mendel, T. (2009). Liberdade de informação: um estudo de direito comparado. UNESCO.

Miani, R. A. (2012). Charge: uma prática discursiva e ideológica. 9.ª Arte (São Paulo), 1(1), 37-48. https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/99622.

Oliveira, M. F. de. (2011). Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. UFG.

Pinto, J. V., Boscarioli, C. & Cappelli, C. (2021). Literacia Digital: conceituação e frameworks no contexto de formação de professores. Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia, 14(1). https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8944.

Ribble, M. (2010). Nine themes of digital citizenship. Digital citizenship – Using technology appropriately. https://www.digitalcitizenship.net/nine-elements.html.

Somavía, J. (1980). Prólogo. In F. R. Matta (Ed.), A informação na nova ordem internacional. Paz e Terra.

Tutkun, T. & Kıncal, R. (2019). The relationship between the teacher candidates’ level of media literacy and participation levels to protest and social change. International education studies archives, 12(4), 208-216. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1211429.pdf

Wilson, C. (Ed.). (2013). Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. UNESCO.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia

Como Citar

Estratégias de literacia midiática voltadas ao interesse dos jovens pela cidadania digital: uma proposta de ação. (2022). Comunicação Pública, 17(33). https://doi.org/10.34629/cpublica.478