Literacia mediática na promoção do envelhecimento ativo
reflexão teórica
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.475Palavras-chave:
envelhecimento ativo, educação, educação e literacia mediáticasResumo
A Educação contribui para potenciar a transformação individual e comunitária. Associados a este processo, constatam-se atualmente alguns fenómenos educativos, como a Educação e Literacia Mediáticas. Importa clarificar de que forma a Educação e a Literacia Mediáticas podem influenciar o processo de Envelhecimento, nomeadamente o seu propósito, bem como os desafios que se colocam, e refletir sobre esse processo, no sentido de promoção do Envelhecimento Ativo. Realizou-se uma revisão narrativa, tendo como finalidade descrever o estado da arte, de forma a realizar-se uma análise crítico-reflexiva. É premente reconhecer a Educação e Literacia Mediáticas como promotoras do exercício de um conjunto de ações caracterizadoras de sociedades democráticas, de uma cidadania participativa e crítica, reconhecendo a autonomia individual e a qualidade de vida, de todos os indivíduos, independentemente da idade.
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