Literacia mediática na promoção do envelhecimento ativo

reflexão teórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.475

Palavras-chave:

envelhecimento ativo, educação, educação e literacia mediáticas

Resumo

A Educação contribui para potenciar a transformação individual e comunitária. Associados a este processo, constatam-se atualmente alguns fenómenos educativos, como a Educação e Literacia Mediáticas. Importa clarificar de que forma a Educação e a Literacia Mediáticas podem influenciar o processo de Envelhecimento, nomeadamente o seu propósito, bem como os desafios que se colocam, e refletir sobre esse processo, no sentido de promoção do Envelhecimento Ativo. Realizou-se uma revisão narrativa, tendo como finalidade descrever o estado da arte, de forma a realizar-se uma análise crítico-reflexiva. É premente reconhecer a Educação e Literacia Mediáticas como promotoras do exercício de um conjunto de ações caracterizadoras de sociedades democráticas, de uma cidadania participativa e crítica, reconhecendo a autonomia individual e a qualidade de vida, de todos os indivíduos, independentemente da idade.

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Biografias do Autor

  • Joana Bernardo, Health Sciences Research Unit: Nursing, Nursing School of Coimbra (ESEnfC)

    Concluiu a Licenciatura em Enfermagem em 2012, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e o Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em 2018. Frequenta o Doutoramento em Ciências da Educação – especialidade de Educação, desenvolvimento comunitário e formação de adultos – , pela Universidade de Coimbra – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É bolseira de Investigação na  Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), na Escola Superior de  Enfermagem de Coimbra. Atua na área das Ciências da Saúde com ênfase no domínio de Enfermagem, bem como na Educação e formação de adultos.

  • Ricardo Loureiro, Health Sciences Research Unit: Nursing, Nursing School of Coimbra (ESEnfC)

    Concluiu a Licenciatura em Enfermagem em 2010 pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação em 2020 pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. Desde 2020, é doutorando em Ciências da Educação, especialidade de Educação, desenvolvimento comunitário e formação de adultos. Atualmente, é bolseiro de Investigação na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Atua na área das Ciências da Saúde com ênfase no domínio de Enfermagem, bem como na Educação e formação de adultos.

  • Hugo Loureiro, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Portugal

    Concluiu a Licenciatura em Enfermagem em 2010 pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Mestrado em Gestão e Economia da Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em 2014. Em 2022 concluiu o Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Médico-cirúrgica pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. É enfermeiro no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Assistente Convidado na Escola Superior de Saúde de Leiria.

  • Elaine Santana, Health Sciences Research Unit: Nursing, Nursing School of Coimbra (ESEnfC)

    Investigadora de Pós-doutoramento na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Doutorada e Mestre em Memória pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) (2020 - Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade; na linha de pesquisa Memória, Envelhecimento e Dependência Funcional - Área de concentração: Multidisciplinaridade da Memória) com realização de Estágio de Doutoramento Sanduíche na Universidade de Évora (Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, 2018 - 2019). Foi docente na disciplina de Cuidados em Saúde do curso de Enfermagem no Centro Universitário de Tecnologia e Ciências (UniFTC) de Vitória da Conquista. Investigadora vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento Humano - NIEPEH/UESB.

  • Rosa Silva, Health Sciences Research Unit: Nursing, Nursing School of Coimbra (ESEnfC)

    Doutorada em Enfermagem; Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria; Pós-graduada em Supervisão Clínica e Mestre em Enfermagem. Investigadora júnior na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Atualmente é responsável pelo eixo estratégico da UICISA: E no que diz respeito à Extensão à Sociedade e ao envolvimento do público e dos doentes. Professora auxiliar no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Porto (2012 a 2020). Colaborou em várias unidades curriculares no âmbito da Licenciatura em Enfermagem, Curso de Especialização em Saúde Mental e Psiquiatria, e no mestrado em Gerontologia e Cuidados Geriátricos. Trabalhou como enfermeira de cuidados gerais em contexto de cirurgia geral (2003 a 2012).

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Publicado

2022-12-15

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia

Como Citar

Literacia mediática na promoção do envelhecimento ativo: reflexão teórica. (2022). Comunicação Pública, 17(33). https://doi.org/10.34629/cpublica.475