COVID-19 no Instagram

práticas de comunicação estratégica das autoridades de saúde durante a pandemia

Autores

  • Pâmela Araujo Pinto Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte/DigiMedia
  • Fellipe Sá Brasileiro Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte/DigiMedia
  • Maria João L. Antunes Universidade de Aveiro
  • Ana Margarida P. Almeida Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.11288

Palavras-chave:

COVID-19, comunicação e saúde, social media, Instagram, resiliência informacional

Resumo

Pouca atenção tem sido dispensada às organizações de saúde pública enquanto produtoras de conteúdo nos social media durante a pandemia da COVID-19. Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de comunicação estratégica das autoridades de saúde no Instagram (IG) frente aos desafios informacionais causados pela pandemia. Procura-se demonstrar o papel do IG no desenvolvimento da resiliência informacional. Foi feita a análise de conteúdo de posts nos perfis da World Health Organization, da WHO/Europe, da Organização Pan-Americana de Saúde, do Serviço Nacional de Saúde de Portugal e do Ministério da Saúde do Brasil. Foi possível observar o papel que estes perfis podem ter na reconstrução do cenário informacional sanitário a partir de uma abordagem estratégica centrada em práticas de orientação e de mobilização coletiva, baseadas em informações precisas e em sentimentos partilhados.

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Biografias do Autor

  • Pâmela Araujo Pinto, Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte/DigiMedia

    Conducts her Post-Doctoral research at the Department of Communication and Art (University of Aveiro). Got her graduation in Journalism at Federal University of Maranhão (2007) and her Ph.D. in Communication, in Federal University Fluminense (2015). She is a collaborator of the DigiMedia Research Center. Her research interests are related to ‘communication and public health’ and ‘institutional communication and social media’, with emphasis on Instagram and ‘regional media’.

    Universidade de Aveiro
    Departamento de Comunicação e Arte/DigiMedia
    Campus Universitário de Santiago
    3810-193 Aveiro

  • Fellipe Sá Brasileiro, Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte/DigiMedia

    Holds a PhD in Information Science and is a professor in the Communication Department at Federal University of Paraíba, Brazil. He has been developing research activities related mainly to “digital infocommunication practices” and “health promotion through ICT”. He is a visiting professor at University of Aveiro, Portugal. "This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001".

    Universidade de Aveiro
    Departamento de Comunicação e Arte/DigiMedia
    Campus Universitário de Santiago
    3810-193 Aveiro

  • Maria João L. Antunes, Universidade de Aveiro

    Is an Assistant Professor at the Department of Communication and Art, at University of Aveiro, Portugal. She was awarded her Ph.D. in Communication Sciences and Technologies (2007), and a degree in New Communication Technologies (1998) from University of Aveiro. Her current research interests are: user generated contents, digital technologies to enhance territories and Instagram use by organizations.

    Universidade de Aveiro
    Departamento de Comunicação e Arte/DigiMedia
    Campus Universitário de Santiago
    3810-193 Aveiro

  • Ana Margarida P. Almeida, Universidade de Aveiro

    Holds a PhD in Communication Sciences and Technologies and lectures in Department of Communication and Art of University of Aveiro, Portugal. She has been developing research activities mainly related to “e-health and wellbeing”, “accessibility and digital inclusion", “digital solutions for special needs”, “health promotion through ICT”, and “digital media development and evaluation methodologies”. She is a member of the executive board of the DigiMedia Research Center, coordinating the group "eHealth and Wellbeing".

    Universidade de Aveiro
    Departamento de Comunicação e Arte/DigiMedia
    Campus Universitário de Santiago
    3810-193 Aveiro

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Publicado

2021-08-06

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Comunicar a saúde: fundamentos e práticas para uma melhor saúde

Como Citar

COVID-19 no Instagram: práticas de comunicação estratégica das autoridades de saúde durante a pandemia. (2021). Comunicação Pública, 15(29). https://doi.org/10.4000/cp.11288