A metamorfose da mulher em “objecto” na publicidade

Autores

  • Jorge Veríssimo Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) - Instituto Politécnico de Lisboa; Observatório da Publicidade

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.9057

Palavras-chave:

publicidade, discurso corporal, análise da publicidade, consumo

Resumo

Contrariando a banalização do uso da expressão “corpo-objecto” que hoje em dia se verifica – são vários os autores que a empregam em qualquer representação do corpo da mulher destinada a promover produtos masculinos ou femininos –, este artigo visa demonstrar que este conceito apenas se deve aplicar aquando do recurso gratuito e primário a corpos femininos reveladores de determinados detalhes da sua feminilidade – poses sensuais ou mesmo eróticas, corpos seminus ou nus – e limitado à promoção de produtos masculinos. Nestas situações, a mulher acaba por ser ela própria um produto, um objecto, já que emerge nas mais diversas poses, funcionando como um elemento altamente persuasivo.

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SÍTIOS CITADOS

www.fashionwindows.com

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Publicado

2005-12-31

Como Citar

A metamorfose da mulher em “objecto” na publicidade. (2005). Comunicação Pública, 1(2), 109-119. https://doi.org/10.4000/cp.9057