Os “públicos” e a comunicação pública
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.10052Palavras-chave:
públicos, relações públicas, comunicação públicaResumo
Neste artigo assumimos a acepção de Comunicação Pública como aquela que envolve colectividades sociais chamadas “públicos”, e não necessariamente um qualquer caso de comunicação que tenha lugar num espaço público ou através de uma dada esfera pública. Para explorar esta ideia, pretendemos caracterizar o conceito de “públicos” enquanto formas de agregação humana originais e com características distintivas face a outras, como as multidões ou as massas. Propomos assim questionar o que são os “públicos”, qual o seu papel nas sociedades, como podem ser agrupados e como se formam e ganham vida.
Downloads
Referências
Allport, F. (1937) Towards a science of public opinion. Public Opinion Quarterly, 1, pp. 6-23. DOI: https://doi.org/10.1086/265034
Blumer, H. (1946) A massa, o público e a opinião pública. In Cohn, G. ed. (1971) Comunicação e indústria cultural. S. Paulo, Ed. Universitárias.
Cobb, R. W. & Elder, C. D. (1972) Participation in american politics: the dynamics of agenda building. Boston, Allyn and Bacon.
De Fleur, M. & Ball-Rockeach, S. (1982) Theories of mass communication. New York, Longman.
Eiró-Gomes, M. & Duarte, J. (2004) New Technologies, New Publics? In Proceedings of BledCom 2004. Bled, Pristop.
Ferguson, S. D. (2000) Researching the public opinion environment. Thousand Oaks, Sage Publications.
Gouldner, A. (1976) The communications revolution: news, public and ideology. In McQuail, D. ed. (2002) McQuail’s reader in mass communication theory. London, Sage Publications.
Habermas, J. (1962) [1978] L’espace public: archéologie de la publicité comme dimension constitutive de la societé bourgeoise. Paris, Éditions Payot.
Hallahan, Kirk (2000) Inactive publics: the forgotten public in public relations”. Public relations review, vol. 26, nº 4, pp. 499-515. DOI: https://doi.org/10.1016/S0363-8111(00)00061-8
Herbst, S. (1999) Walter Lippmann’s Public Opinion Revisited. Press/ Politics, vol. 4, nº 2, pp.88-93. DOI: https://doi.org/10.1177/1081180X99004002009
Le Bon, G. (1895) [1980] Psicologia das multidões [trad. port. de La psychologie des foules. Edições Roger Delraux]
Lippmann, W. (1922) [1960] Public opinion, New York, MacMillan Publishers. DOI: https://doi.org/00005053-192301000-00118
Littlejohn, S. (1978) [1988] Fundamentos teóricos da comunicação humana, Rio de Janeiro, Editora Guanabara [trad. port. de Theories of human communication].
Lougovoy, C. ed. (1981) Traité de relations publiques. Paris, Ed. PUF.
McCombs, M.; Shaw, D. & Weaver, D. eds. (1997) Communication and democracy: exploring the intellectual frontiers in agenda-setting theory. New Jersey, Lawrence Erlbaum Associates.
McCombs, M. E. & Shaw, D. L. (1972) The agenda-setting function of mass media. Public opinion quarterly. 36 (Summer), pp. 176-187. DOI: https://doi.org/10.1016/S0363-8111(77)80008-8
Mills, C. W. (1959) The power elite. Oxford, Oxford University Press.
Outhwaite, W. ed. (1996) The Habermas reader. Cambridge, Polity Press.
Park, R.; Burgess, E. ed (1921) [1970] Introduction to the science of Sociology. Chicago, Chicago University Press.
Parsons, T. (1951) The social system. London, Routledge & Kegan Paul.
Pissarra Esteves, J. (1989) Ética e política à luz do paradigma comunicacional: acerca da teoria social de Jürgen Habermas. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universadade Nova de Lisboa.
Price, V. (1982) Communication concepts 4: public opinion. Newbury Park, Sage Publications.
Price, V. (1988) On the public aspects of opinion. Communication research, vol.15, nº 6, pp. 659-679. DOI: https://doi.org/10.1177/009365088015006001
Sennet, R. (1974) The fall of public man. New York, W.W. Norton & Company. DOI: https://doi.org/10.1177/030981688703100112
Splichal, S. (1999) Public opinion: developments and controversies in the twentieth century. New York, Rowman and Littlefield Publishers.
Tarde, G. (1904) [1986] La opinión y la multitud. Madrid, Taurus Ediciones [trad. cast. de L´Opinion et la multitude].
Vasquez, G. & Taylor, M. (2001) Research perspectives on ‘the public’. In Heath, R. (2001) Handbook of public relations, Sage Publications.
Weber, M. (1947) The theory of social and economic organizations. New York, The Free Press.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.