Literacia em Saúde Relacionada com os Meios de Comunicação Social

enquadramento conceptual e criação de uma escala de avaliação

Autores

  • Isabel Silva Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa
  • Gloria Jólluskin Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa
  • Paulo Cardoso Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.11292

Palavras-chave:

literacia, saúde, meios de comunicação social, avaliação, questionário

Resumo

Este trabalho de investigação apresenta a construção de uma escala de literacia em saúde relacionada com os meios de comunicação social (ELS-Media) que permite avaliar a perceção da competência da população portuguesa para compreender mensagens de saúde divulgadas nos media e para tomar decisões a partir das mesmas. Com base na revisão da literatura, análise de instrumentos existentes e entrevistas a especialistas, foi criado um conjunto de itens, do qual foram selecionados seis itens, que integraram a ELS-Media. Participaram 316 indivíduos, com idades entre 18 e 78 anos e escolaridade entre o 1.º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Universitário, que responderam a um questionário composto por perguntas relativas ao perfil sociodemográfico, a escala ELS-Media e Escalas Breves de Literacia em Saúde. A ELS-Media revelou apresentar boa fidelidade, boa validade e uma sensibilidade aceitável, sendo bem aceite pelos participantes e de fácil administração.

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Biografias do Autor

  • Isabel Silva, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa

    Doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto. Professora Associada da Universidade Fernando Pessoa (UFP), onde é responsável pelo Centro de Investigação FP-B2S e onde coordena o Laboratório de Psicometria. Psicóloga clínica em exercício no Hospital-Escola da UFP. Possui título de especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Comunitária atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais,
    Universidade Fernando Pessoa
    Praça de 9 de Abril 349
    4249-004 Porto

     

  • Gloria Jólluskin, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa

    Doutorada em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela. Professora Auxiliar da Universidade Fernando Pessoa (UFP). Membro do Laboratório de Psicometria da UFP. Possui título de especialista em Psicologia Social e em Psicologia da Justiça atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais,
    Universidade Fernando Pessoa
    Praça de 9 de Abril 349
    4249-004 Porto

  • Paulo Cardoso, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa

    Doutorado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Autónoma de Barcelona. Docente na Universidade Lusíada do Porto e na Universidade Fernando Pessoa, nas áreas do Marketing e da Comunicação. Enquanto investigador tem publicado e divulgado os seus trabalhos em revistas científicas e em congressos nacionais e internacionais. Enquanto consultor tem trabalhado na área do comportamento do consumidor, da identidade da marca e do planeamento de comunicação.

    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais,
    Universidade Fernando Pessoa
    Praça de 9 de Abril 349
    4249-004 Porto

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Publicado

2021-08-06

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Comunicar a saúde: fundamentos e práticas para uma melhor saúde

Como Citar

Literacia em Saúde Relacionada com os Meios de Comunicação Social: enquadramento conceptual e criação de uma escala de avaliação. (2021). Comunicação Pública, 15(29). https://doi.org/10.4000/cp.11292