“Audiências cativas" em espaço escolar?

O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolar

Autores

  • Isabel Farinha ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.8457

Palavras-chave:

marketing escolar, manual escolar, product placement, criança consumidora, audiências cativas

Resumo

O fenómeno do Marketing Escolar inscreve-se numa forma de publicitação do espaço escolar a que não é alheio o papel da criança na sociedade de consumo actual. Centra-se esta pesquisa na problematização da relação entre manual escolar – livro de carácter didáctico-pedagógico, em estreita conexão com os Programas Curriculares Nacionais – e product placement, ferramenta do Marketing, catalisadora da esfera do consumo. Em síntese, constata-se que, num mundo de marcas e bens globalizado, as fontes que conjuntamente constituem o mercado de influência das crianças são, afinal, múltiplas e dispersas, neutralizando portanto os efeitos da comercialização do currículo no modelo tridimensional de mercado.

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Publicado

2022-02-18

Edição

Secção

Nº3 - Artigos

Como Citar

“Audiências cativas" em espaço escolar? O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolar. (2022). Comunicação Pública, 2(3/4). https://doi.org/10.4000/cp.8457