Estratégias criativas utilizadas nos anúncios publicitários de televisão do Brasil e de Portugal

Autores

  • Paulo Ribeiro Cardoso Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa
  • Simone Freitas de Araújo Departamento de Ciências da Comunicação da ​Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.8432

Palavras-chave:

estratégias criativas, anúncios publicitários, televisão

Resumo

Este trabalho de pesquisa propõe um estudo de carácter exploratório sobre as estratégias criativas publicitárias utilizadas nos anúncios televisivos no Brasil e em Portugal recorrendo à metodologia de análise de conteúdo. Foram analisados 305 anúncios publicitários, sendo 142 brasileiros e 163 portugueses, com o objectivo de os caracterizar quanto aos apelos publicitários e às estratégias criativas utilizadas. A pesquisa aqui apresentada permitiu identificar aspectos semelhantes entre os dois países, apesar de algumas importantes particularidades se registarem igualmente.

 

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Publicado

2022-02-18

Edição

Secção

Nº3 - Artigos

Como Citar

Estratégias criativas utilizadas nos anúncios publicitários de televisão do Brasil e de Portugal. (2022). Comunicação Pública, 2(3/4). https://doi.org/10.4000/cp.8432