Os indicadores de medida da qualidade dos produtos alimentares

óptica do consumidor

Autores

  • Manuel José Marques Batista Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.8356

Palavras-chave:

qualidade, consumidor, produtos alimentares, indicadores extrínsecos, indicadores intrínsecos

Resumo

Neste estudo procurou-se identificar os principais indicadores intrínsecos e extrínsecos utilizados pelo consumidor na avaliação da qualidade, no acto da compra, de três categorias de alimentos: laranjas, iogurtes sólidos de aromas e café em saco (em grão ou moído). Da elaboração de um caso prático exploratório e da análise efectuada produto a produto conclui-se que a percepção e a valorização da qualidade dos produtos em estudo são extremamente variáveis. Agregando os diferentes indicadores de qualidade, conclui-se, porém, que os consumidores utilizam essencialmente variáveis intrínsecas. Todavia, quando comparados todos os produtos (considerando apenas os atributos extrínsecos e comuns a todas as categorias), conclui-se que com cada categoria de produto estão relacionados factores diferentes.

 

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Publicado

2022-02-18

Edição

Secção

Nº3 - Artigos

Como Citar

Os indicadores de medida da qualidade dos produtos alimentares: óptica do consumidor. (2022). Comunicação Pública, 2(3/4). https://doi.org/10.4000/cp.8356