Avaliação de programas de treino de competências de comunicação para fisioterapeutas

Autores

  • Sílvia Cristina Monteiro Queirós FCS-Universidade Fernando Pessoa Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia – serviço de Medicina Física e de Reabilitação
  • Leonor Duarte Almeida Santos FCS-Universidade Fernando Pessoa; CP/ESS-Instituto Politécnico do Porto
  • Rute F. Meneses FCHS/CTEC/OLD/APASD/CPP/FP-B2S-Universidade Fernando Pessoa
  • Germano Couto FCS/ESS-Universidade Fernando Pessoa, Cintesis

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.11357

Palavras-chave:

comunicação em saúde, avaliação, programas de treino, fisioterapeutas

Resumo

No sentido de identificar programas de treino de competências de comunicação e respetivas metodologias de avaliação para fisioterapeutas efetuou-se uma Revisão Sistemática da Literatura com base na Statement Preferred Reporting Items For Systematic Reviews And Meta-Analyses, pesquisando na PubMed, com as palavras-chave communication AND health AND (physical therap* OR physiotherap*), artigos completos, em português e inglês, publicados entre 30.09.2011 e 30.09.2018. Face à escassez de estudos identificados no âmbito da fisioterapia, incluíram-se artigos que apresentassem intervenção para profissionais/estudantes de saúde. Excluíram-se revisões sistemáticas da literatura, meta-análises e artigos de opinião. Foram selecionados 17 artigos, cinco dos quais no âmbito da fisioterapia, que relataram uma avaliação do treino e das competências bastante heterogénea. Conclui-se que talvez a heterogeneidade verificada seja reflexo da variedade de competências focadas e metodologias de treino adotadas.

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Biografias do Autor

  • Sílvia Cristina Monteiro Queirós, FCS-Universidade Fernando Pessoa Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia – serviço de Medicina Física e de Reabilitação

     

    Bacharel (2005) e licenciada (2006) em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa; atualmente doutoranda em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Universidade Fernando Pessoa. Iniciou a sua atividade profissional como Fisioterapeuta no Núcleo de Atendimento à Paralisia Cerebral de Paços de Brandão em setembro de 2005. Desde maio de 2006 que exerce a sua atividade no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Desde janeiro de 2007 que é orientadora de estágios de aprendizagem/educação clínica dos 3.º e 4.º anos do curso de Fisioterapia, do Ensino Superior Público e Privado.

    FCS-Universidade Fernando Pessoa
    Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia – serviço de Medicina Física e de Reabilitação
    Praça 9 de Abril, 349 
    4249-004 Porto

  • Leonor Duarte Almeida Santos, FCS-Universidade Fernando Pessoa; CP/ESS-Instituto Politécnico do Porto

    Bacharel (1996) e licenciada (2004) em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; pós-graduada em Gestão em Cuidados de Saúde pela Universidade Fernando Pessoa (2018); doutoranda em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Comunicação Clínica) na Universidade Fernando Pessoa (julho/2018-presente). Fisioterapeuta: Clínica Pedagógica – Escola Superior de Saúde/Instituto Politécnico do Porto (janeiro/2020-presente); Hospital Escola – Universidade Fernando Pessoa (dezembro/2016-novembro/2020); Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (agosto/2000-novembro/2016); Gabinete Particular de Fisioterapia (outubro/1996-março/2001). Orientação de estágios de aprendizagem/educação clínica do 1.º ao 4.º ano do curso de Fisioterapia desde 1999, do Ensino Superior Público e Privado.

    FCS-Universidade Fernando Pessoa; CP/ESS-Instituto Politécnico do Porto
    Praça 9 de Abril, 349 
    4249-004 Porto

  • Rute F. Meneses, FCHS/CTEC/OLD/APASD/CPP/FP-B2S-Universidade Fernando Pessoa

    Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa, coordenando o 2.º Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde, a Unidade de Investigação do Observatório da Longevidade e Desenvolvimento e o Grupo de Trabalho "Educação e aconselhamento para o lazer" da Associação para a Segurança dos Doentes. Cocoordena o Eixo de Atuação Pedagógico da Clínica Pedagógica de Psicologia, dirige o Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência e integra o FP-B2S, a Comissão de Ética e o Conselho Pedagógico. Licenciada e doutorada em Psicologia (U. Porto) e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Neuropsicologia e Psicologia Comunitária pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

    FCHS/CTEC/OLD/APASD/CPP/FP-B2S-Universidade Fernando Pessoa
    Praça 9 de Abril, 349 
    4249-004 Porto

     

  • Germano Couto, FCS/ESS-Universidade Fernando Pessoa, Cintesis

    Professor Associado na Universidade Fernando Pessoa (2016-presente); Enfermeiro Diretor do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (2017-2019); Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (2012-2016); Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros (2008-2012); Enfermeiro-chefe no Centro de Saúde de Vila do Conde e Modivas (2000-2008); Doutor em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto (2007); Mestre em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto (2003); Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (1999).

    FCS/ESS-Universidade Fernando Pessoa, Cintesis
    Praça 9 de Abril, 349 
    4249-004 Porto

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Publicado

2021-08-06

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Comunicar a saúde: fundamentos e práticas para uma melhor saúde

Como Citar

Avaliação de programas de treino de competências de comunicação para fisioterapeutas. (2021). Comunicação Pública, 15(29). https://doi.org/10.4000/cp.11357