America at play, america at war

the super bowl as discursive formation

Autores

  • Hugh O’Donnell Division of Cultural Business, Glasgow Caledonian University
  • Bob Spires Middle Tennessee State University

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.7827

Palavras-chave:

Super Bowl, discurso, raça, género, guerra

Resumo

Este artigo analisa as dez últimas edições da Super Bowl (1999- -2008) e a imagem que apresentam dos Estados Unidos como país caracterizado por divertimento, oportunidade e iniciativa privada, tudo isto levado a cabo sob a protecção do Estado e das Forças Armadas. Examina o papel incómodo desempenhado tanto pela raça como pelo género dentro desta configuração, e presta uma atenção particular às transformações que se produziram depois dos atentados terroristas do onze de Setembro de 2001, transformações elas mesmas afectadas pela perda paulatina de apoio social à guerra no Iraque.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hugh O’Donnell, Division of Cultural Business, Glasgow Caledonian University

    Glasgow, G4 0BA, Scotland

Referências

Brookes, R. (2002). Representing sport. London: Arnold.

Calhoun, W. D. (1987). Sport, culture and personality. Champaign: Human Kinetics.

Creedon, P. J. (1994). «Women, media and sport: Creating and reflecting gender values». In P.J. Creedon (ed.). Women, media and sport: Challenging gender values (pp. 3-27). Thousand Oaks, CA: Sage. DOI : 10.4135/9781483326764

Duncan, M. C. & M. A. Messner (1998) «The media image of sport and gender». In L. A. Wenner (ed.). Media sport (pp. 170-185). London: Routledge.

Dyer, R. (1997). White. London: Routledge. DOI : 10.1093/screen/29.4.44

Foucault, M. (2002). The archaeology of knowledge. London: Routledge. Translated by A. M. Sheridan Smith. French original published in 1969. DOI : 10.1177/053901847000900108

Gannon, M. J. and Associates (1994). Understanding global cultures. Thousand Oaks, CA: Sage.

Goldman, R. (1992). Reading ads socially. London: Routledge. DOI : 10.4324/9780203976944

Greimas, A. (1987). On meaning: Selected writings in semiotic theory. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press.

Hargreaves, J. (1994). Sporting females: Critical issues in the history and sociology of women’s sports. London: Routledge.

Kanner, B. (2004). The Super Bowl and advertising: How the commercials won the game. Princeton, NJ: Bloomberg Press.

Kellner, D. (2003). Media spectacle. London: Routledge. DOI : 10.4324/9780203166383

McKinley, E. G. & T. Simonet (2003). Myth and Hegemony in post-Sept. 11 News Coverage. Paper presented at the ICA conference, San Diego.

Oriard, M. (1993). Reading football: How the popular press created an american spectacle. Chapel Hill, NC: University of North Carolina Press.

Real, M. R. (1982). «The Superbowl: Mythic spectacle». In H. Newcombe (ed.). Television: The critical view (pp. 206-236). Oxford: OUP.

Rojek, C. (2001). Celebrity. London: Reaktion Books. DOI : 10.1002/9781118989463.wbeccs036

Schwartz, D. (1998). Contesting the Super Bowl. New York, NY: Routledge. DOI : 10.4324/9780203699089

Wenner, L. A. (1998). «Playing the MediaSport Game». In L.A.Wenner (ed.). Media sport (pp. 3-13). London: Routledge.

Wray, J. H. (2001) Sense and non-sense: American culture & politics. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

Downloads

Publicado

2008-12-31

Como Citar

America at play, america at war: the super bowl as discursive formation. (2008). Comunicação Pública, 3(6), 53-72. https://doi.org/10.4000/cp.7827