Entrevista com Hugh O’Donnell por Anabela de Sousa Lopes e Maria José Mata

Autores

  • Hugh O’Donnell Division of Cultural Business, Glasgow Caledonian University
  • Anabela de Sousa Lopes Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) - Instituto Politécnico de Lisboa
  • Maria José Mata Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) - Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.7743

Resumo

Hugh O’Donnel é Leitor de Linguagem e Media na Glasgow Caledonian Unversity e membro da Association of Cultural Studies e da Association for Contemporary Iberian Studies.
Como investigador, tem centrado o seu trabalho na análise comparativa de produtos da cultura popular, com destaque para publicações sobre temas como a mediatização do desporto (Sport and National Identity in the European Media), as telenovelas (Good Times, Bad Times: Soap Operas and Society in Western Europe), as representações da monarquia (Media, Monarchy and Power Media) e as notícias televisivas (Someone Else's News, Someone Else's Truth: Television News and Public Debate). Um dos aspectos mais interessantes do seu trabalho é a combinação do interesse pela teoria hegemónica neo-gramsciniana com uma abordagem foucaultiana à análise de discurso.
Embora a maior parte dos seus estudos incida sobre a realidade cultural da Europa Ocidental, O’Donnel tem procurado, amiúde, alargar o seu campo de investigação a outras regiões: América do Norte, América Latina e Rússia são alguns dos exemplos. Foi, aliás, esta preocupação de alargamento de horizontes de observação que o levou a aprender mandarim, com o objectivo de poder vir a estudar adequadamente a cobertura dos últimos Jogos Olímpicos.
Professor visitante em universidades nos Estados Unidos, na Argentina, em Espanha e na Rússia, esteve recentemente em Portugal, no âmbito do Curso de Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hugh O’Donnell, Division of Cultural Business, Glasgow Caledonian University

    Glasgow, G4 0BA, Scotland

Downloads

Publicado

2008-12-31

Como Citar

Entrevista com Hugh O’Donnell por Anabela de Sousa Lopes e Maria José Mata. (2008). Comunicação Pública, 3(6), 17-22. https://doi.org/10.4000/cp.7743