Entrevista com Hugh O’Donnell por Anabela de Sousa Lopes e Maria José Mata
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.7743Resumo
Hugh O’Donnel é Leitor de Linguagem e Media na Glasgow Caledonian Unversity e membro da Association of Cultural Studies e da Association for Contemporary Iberian Studies.
Como investigador, tem centrado o seu trabalho na análise comparativa de produtos da cultura popular, com destaque para publicações sobre temas como a mediatização do desporto (Sport and National Identity in the European Media), as telenovelas (Good Times, Bad Times: Soap Operas and Society in Western Europe), as representações da monarquia (Media, Monarchy and Power Media) e as notícias televisivas (Someone Else's News, Someone Else's Truth: Television News and Public Debate). Um dos aspectos mais interessantes do seu trabalho é a combinação do interesse pela teoria hegemónica neo-gramsciniana com uma abordagem foucaultiana à análise de discurso.
Embora a maior parte dos seus estudos incida sobre a realidade cultural da Europa Ocidental, O’Donnel tem procurado, amiúde, alargar o seu campo de investigação a outras regiões: América do Norte, América Latina e Rússia são alguns dos exemplos. Foi, aliás, esta preocupação de alargamento de horizontes de observação que o levou a aprender mandarim, com o objectivo de poder vir a estudar adequadamente a cobertura dos últimos Jogos Olímpicos.
Professor visitante em universidades nos Estados Unidos, na Argentina, em Espanha e na Rússia, esteve recentemente em Portugal, no âmbito do Curso de Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.