Os contos infantis como objeto da narrativa publicitária
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.261Palavras-chave:
publicidade, contos infantis, semiótica da imagem, comportamento do consumidorResumo
Com o intuito de vender sonhos e transformar fantasias em realidade, a Publicidade recorre ao mundo de valores perfeitos e finais felizes da narrativa infantil para se projetar nos desejos mais íntimos do seu recetor. Esta associação é possível graças a uma intemporal e universal herança cognitiva presente na mente do consumidor.
De modo a compreender os valores emergentes do processo de adaptação da fantasia infantil à realidade publicitária, reuniu-se, num período de 5 anos, uma amostra de 105 anúncios reproduzidos em imagem fixa.
A investigação permitiu construir um inovador modelo de análise que, entre outros objetivos, revelou que os valores emergentes da dicotomia em questão se pautam pela faceta sedutora da mulher num contexto fantasioso, onde se destaca o seu poder dominador face aos outros intervenientes, ao produto e à decisão de compra.
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