Comunicar a saúde

fundamentos e práticas para uma melhor saúde

Autores

  • Célia Belim ISCSP-Universidade de Lisboa, CAPP Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa)
  • Cristina Vaz de Almeida CAPP-ISCSP-Universidade de Lisboa; ISPA Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa)

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.11378

Resumo

Expressões como “saudável graças à comunicação” (Belim & Vaz de Almeida, 2018a), “abrir a porta da comunicação para melhores resultados” em saúde (Vaz de Almeida & Belim, 2019), a comunicação “como uma luz no caminho do paciente” (Vaz de Almeida & Belim, 2020) e as “competências de comunicação como a chave” para otimizar a literacia em saúde (Belim & Vaz de Almeida, 2018b) traduzem o valor da comunicação para a saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Célia Belim, ISCSP-Universidade de Lisboa, CAPP Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa)

    Professora auxiliar em Ciências da Comunicação (CC) no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), lecionando desde 2000. É doutora em Ciências da Comunicação, mestre em Ciência Política e pós-graduada em Ciência Política e Estudos Islâmicos.
    Atualmente, desempenha funções de coordenadora executiva do I ciclo de CC. Coordena o projeto “Comunicar a saúde”, associado ao Centro de Administração e Políticas Públicas. Tem orientado investigações nos três ciclos de ensino sobre a comunicação no contexto da saúde. Tem participado em conferências e tem publicado, entre outras temáticas, sobre comunicação em saúde. Já recebeu quatro prémios académicos, três de investigação.

    ISCSP-Universidade de Lisboa, CAPP
    Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
    Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa)
    Campus Universitário do Alto da Ajuda
    Rua Almerindo Lessa
    1300 – 663 Lisboa

     

  • Cristina Vaz de Almeida, CAPP-ISCSP-Universidade de Lisboa; ISPA Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa)

    Diretora da Pós-Graduação de Literacia em Saúde do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). É doutora em Ciências da Comunicação, Mestre em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade Autónoma de Barcelona e Universidade Carlos III, Madrid , Pós-Graduada em Marketing (ISG), Psicologia Positiva pelo ISCSP (2016) e Direito do Ambiente pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) (1991). É conferencista assídua em eventos nacionais e internacionais sobre literacia em saúde e autora e coordenadora de vários livros nomeadamente Literacia em saúde na Prática: Modelos Estratégias, Intervenção (2019); 50 Técnicas de Literacia em saúde na prática. Um guia para a saúde (Vol I e II, 2020) entre vários artigos científicos publicados.

    CAPP-ISCSP-Universidade de Lisboa; ISPA
    Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
    Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa)
    Campus Universitário do Alto da Ajuda
    Rua Almerindo Lessa
    1300 – 663 Lisboa

Downloads

Publicado

2021-08-06

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Comunicar a saúde: fundamentos e práticas para uma melhor saúde

Como Citar

Comunicar a saúde: fundamentos e práticas para uma melhor saúde. (2021). Comunicação Pública, 15(29). https://doi.org/10.4000/cp.11378