Imprensa empresarial no sector automóvel em Portugal

génese, desenvolvimento e idiossincrasia diacrónica (1937-2012)

Autores

  • João Moreira dos Santos Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Instituto Universitário de Lisboa ; Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.665

Palavras-chave:

imprensa empresarial, jornalismo corporativo, house organs, sector automóvel, comunicação empresarial

Resumo

Este artigo analisa, diacronicamente, a génese, evolução e idiossincrasia da imprensa empresarial automóvel em Portugal, abrangendo um período de 75 anos. Através do censo realizado a um universo conhecido de 55 periódicos – publicados entre 1937 e 2012 –, estabelece-se a sua caracterização formal, incidindo em cinco dimensões: frequência temporal e geográfica, produto editorial, direcção/estruturas editoriais, produção e públicos-alvo. Através deste extensivo estudo, pretende-se minorar as lacunas empíricas que comprometem o conhecimento da realidade nacional de um dos mais importantes suportes de comunicação empresarial.

 

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Publicado

2022-01-21

Como Citar

Imprensa empresarial no sector automóvel em Portugal: génese, desenvolvimento e idiossincrasia diacrónica (1937-2012). (2022). Comunicação Pública, 9(15). https://doi.org/10.4000/cp.665